29 de setembro de 2008

Palmelense FC 14-0 Afonsoeirense

Campeonato Distrital de Infantis A  – 2008/2009

 1ª Jornada – Palmelense Futebol Clube x Afonsoeirense

 

O Campeonato Distrital de Infantis A- Série D (jogadores nascidos em 1996) foi a segunda competição a iniciar-se do conjunto de provas em que irão participar as equipas da Escola de Formação do Palmelense.

A primeira jornada realizou-se em Palmela e opôs a nossa equipa à do Afonsoeirense.

Participaram os seguintes jogadores: Rafael Camelo, João Pereira, André Glória, André Amaral,  Rodrigo Alturas, Diogo Caleira, Duarte Xavier, João Ferreira, Daniel Caleira, Gonçalo Marques, Flávio Ribeiro e Martim Reis. O jogo foi muito desequilibrado para o nosso lado. Aos 10’ já estávamos a ganhar por 4-0 e podíamos ter marcado mais. O Afonsoeirense apresentou uma equipa fraca, com muitas falhas e erros graves, em conclusão muito permeável. No final da 1ª parte estávamos a ganhar por 8-0, fruto de muito boas jogadas.

Na 2ª parte, logo no início e durante 10’ fizemos defesa zona pressionante, o que nos rendeu mais dois golos. Até ao final e com muitas rotações de jogadores marcámos mais 4 vezes e sem resposta por parte do adversário.

Parabéns a toda a equipa, pelo trabalho desenvolvido, pela concentração, pelo empenho e pela união que mostrámos. Vamos continuar a trabalhar e aprender, rectificando os nossos erros e melhorando sempre. Boa Vitória e vamos continuar humildes.

  Resultado final: 14-0.

Na próxima jornada dia 4/10/08, a nossa equipa joga fora de casa com o Olímpico do Montijo.


o treinador Paulo Lixa

28 de setembro de 2008

PALMELENSE F. C. B x 1.º de Maio de Setúbal (1 – 5) - 28/09/2008

A nossa primeira equipa da época

3.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão de Iniciados

Iniciámos a nossa participação no quadro competitivo da Associação de Futebol de Setúbal, com a realização da 3.ª jornada, em que participaram os seguintes jogadores: Afonso, António, Benny, Bruno Carajote, Cristiano, Dani, Diogo Araújo, Diogo Silva, Fábio, Luís Gaspar, Miguel Gonçalves, Miguel Grazina, Pedro, Rafael Queimado, Ricardo Ferreira, Ricardo Silva, Rodrigo Ferreira e Vasco.
Foi a nossa estreia também em Quinta do Anjo, no excelente relvado sintético do Quintajense F. C., tendo cinco jogadores jogado pela primeira vez, em jogos oficiais, pelo nosso clube: Benny, Bruno, Cristiano, Gaspar e Rodrigo. A todos muitas felicidades e longa carreira desportiva, se possível, no Palmelense F. C.


Dois dos estreantes: Cristiano e Benny

Adoptámos um sistema táctico ousado (GR–3–4–1–2), com algum risco, assumidamente porque procurámos ter uma postura construtiva, ou seja, que privilegie o bom futebol e o objectivo do jogo, ou seja, o golo. Como estamos em início da época, temos um misto de jogadores com diferentes níveis de experiência competitiva e aptidão técnico-táctica, não conseguimos travar com sucesso os ataques rápidos e contra-ataques adversários, sobretudo devido a ineficácia da acção defensiva dos centrocampistas, o que originou que ao intervalo estivéssemos a perder por quatro a zero. Ainda assim, efectuámos algumas boas jogadas e procurámos o golo, mas apenas cinco dos onze remates realizados atingiram o alvo ainda que com pouco perigo.

Para o segundo tempo efectuaram-se algumas alterações, no sistema táctico, que passou a ser o GR-4-4-2, nas posições de alguns jogadores e na postura menos ousada, porque também iríamos jogar contra o vento. A equipa adversária apresentou-se mais dominadora, a nossa equipa jogou mais atrás, apostando mais no contra-ataque e, assim, as oportunidades de golo do 1.º de Maio foram menores. Não conseguimos chegar tantas vezes à área adversária como na primeira parte, mas tivemos mais oportunidades de golo (em 5 remates), mercê dos velozes contra-ataques em situações de 1x2 e 1x1. Ainda sofremos o quinto golo mas já no período de dois minutos complementares, obtivemos o merecido primeiro golo desta equipa, na sequência de um rápido contra-ataque que resultou de uma tabelinha perfeita entre o Fábio e o António, com aquele a isolar-se e a marcar à segunda tentativa, após defesa do Guarda-redes ao primeiro remate.
Os nossos jogadores cumpriram, na sua maioria, duas posições diferentes; participaram no jogo os 18 jogadores. O próximo jogo será com o GrândolaFoot no dia 19 de Outubro, em Quinta do Anjo, para a 5.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão (a 4.ª jornada é de folga).

O Treinador: Eduardo Pereira

21 de setembro de 2008

Escolas "B"

EFPalmelense 2 - 9 Beira-Mar Almada

No primeiro jogo de treino da época foram convocados todos os atletas do grupo. Alguns faltaram mas no entanto participaram no encontro 19 jogadores. Pela quantidade de jogadores não podemos fazer exigências em termos de resultado, mas o encontro teve um carácter positivo pois permitiu a rodagem de todos. As experiências positivas que um Jogo oferece aos jogadores são de facto o ponto forte deste tipo de encontros. Em relação ao jogo em si, a equipa apresenta já algum entrosamento, necessitando ainda de melhorar diversos aspectos técnico-tácticos. O equilíbrio colectivo é fundamental e é no jogo em si que se procura, daí a presença de todos, de forma a que os menos aptos se tornem mais capazes de competir com jogadores da mesma idade.
Para a semana, novo encontro amigável: Palmelense - Luso, às 14 horas.

O treinador, Daniel

20 de setembro de 2008

Palmelense - 0 x Sp. Linda-a-Velha - 3 em Iniciados B - Jogo particular em 13/09/2008

No terceiro jogo particular da época, novamente com uma equipa B de Iniciados, participaram os seguintes jogadores: Afonso, Benny, Bruno Carajote, Cristiano, Dani, Diogo Araújo, Diogo Silva, Fábio, Luís Gaspar, Miguel Gonçalves, Miguel Grazina, Pedro, Rafael Queimado, Ricardo Ferreira, Ricardo Silva, Rodrigo Ferreira e Vasco.
Colectivamente tivemos um desempenho aceitável para o período da época em que nos encontramos. A equipa esteve bastante coesa defensivamente, tendo a maioria dos jogadores interpretado razoavelmente o sistema táctico definido, que repetiu o GR-4-4-2 dos dois últimos jogos, com um dos defesas centrais a desempenhar a função de “libero” e a procurar colocar, sempre que possível, os jogadores adversários em posição irregular de fora-de-jogo. A equipa adversária apresentou-se mais forte, dominando o jogo, em particular o sector do meio-campo, chegando ao intervalo com a vantagem de um golo. Das poucas vezes que conseguimos chegar perto da área adversária, finalizámos por quatro vezes sem êxito.
Nos segundos 35 minutos houve mais oportunidades de golo para a equipa adversária mas o domínio do jogo não foi tão evidente, em certa medida porque se verificaram várias substituições em ambas as equipas. Conseguimos chegar mais vezes e com mais perigo perto da área e baliza adversária mas ainda sem marcar qualquer golo, apesar dos 7 remates efectuados.
Os nossos jogadores, mais uma vez, cumpriram, na sua maioria, duas e três posições distintas, pelo facto de ter sido possível realizar substituições ilimitadamente. As rotinas de jogo já se começam a notar, especialmente nos mais dotados e mais experientes. A resistência específica para a competição ainda vai levar mais algum tempo, atendendo a que os jovens ainda não têm suficiente tempo de treino e de jogo.
O próximo jogo será o primeiro oficial e terá lugar no dia 28 de Setembro, em Quinta do Anjo, para a 3.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão. O adversário é o 1.º de Maio de Setúbal.

O Treinador: Eduardo Pereira

Palmelense A - 5 x Palmelense B - 0 em Iniciados - 11/09/2008

No segundo jogo particular da época com os nossos colegas mais velhos, participaram os seguintes jogadores: Afonso, António, Benny, Bruno Carajote, Cristiano, Dani, Diogo Araújo, Fábio, Luís Gaspar, Miguel Gonçalves, Miguel Grazina, Pedro, Rafael Queimado, Ricardo Ferreira, Ricardo Silva, Rodrigo Ferreira e Vasco.
A equipa teve um desempenho razoável globalmente, com destaque para a primeira parte em que se conseguiu manter o marcador em branco, mercê de uma atitude colectiva e individual positiva e de um bom desempenho técnico-táctico. Fisicamente estamos a melhorar mas ainda longe da capacidade adequada para manter um bom ritmo de jogo durante os 70 minutos. Só conseguimos chegar perto da baliza adversária por duas ou três vezes. Neste jogo, a estratégia defensiva não deu prioridade à defesa em linha, tendo-se optado por jogar com um “libero” e um central de marcação, opção que se verificou acertada, apesar da equipa adversária ter tido várias oportunidades de golo, umas bem anuladas pelo nosso guarda-redes e outras desperdiçadas pelos jogadores adversários. Apenas rematámos por uma vez.
Na segunda parte, a supremacia da equipa adversária foi bem mais evidente e confirmou-se pela marcação de 5 golos. Apesar de se ter mantido o sistema táctico e de se ter procurado, sempre que possível, subir a linha da defesa e colocar os adversários em posição irregular, o que sucedeu algumas vezes, a sua interpretação pelos diferentes jogadores não foi a melhor, porque se deu demasiados espaços aos adversários; esta situação resultou, sobretudo, do cansaço acumulado pelos nossos jogadores e também de algumas acções técnico-tácticas inadequadas ou não realizadas no tempo oportuno. Ainda assim, nos últimos 10 minutos, conseguimos acercar-nos com algum perigo da área e baliza adversárias, na sequência de rápidos contra-ataques e de boas transições da defesa para o meio-campo. Efectuámos quatro remates à baliza adversária, tendo tido uma oportunidade de golo. Os jogadores desempenharam, na sua maioria, duas e três posições distintas, pelo facto de ter sido possível realizar substituições ilimitadamente.
Este jogo foi mais uma etapa do plano de actividades e de preparação da equipa tendo sido o primeiro jogo realizado pelo Benny no Clube.
O próximo jogo-treino será no dia 13 de Setembro, em Palmela, com a equipa B de Iniciados do Sporting Clube de Linda-aVelha.

O Treinador: Eduardo Pereira

8 de setembro de 2008

JOGO PARTICULAR DE INICIADOS B - 7 de Setembro



– G. C. CORROIOS x PALMELENSE F. C (5 – 0)

Após uma semana com cinco treinos realizámos o primeiro jogo particular da época em que participaram os seguintes jogadores: António, Bruno Carajote, Cristiano, Dani, Diogo Araújo, Diogo Silva, Fábio, João Ramos, Luís Gaspar, Martim, Miguel Gonçalves, Miguel Grazina, Pedro, Rafael Queimado, Ricardo Silva, Rodrigo Ferreira e Rodrigo Pereira.
A primeira nota (negativa) relaciona-se com o facto de se terem lesionado três jogadores com alguma gravidade na primeira parte, que os impediu de realizarem todo o jogo. Depois, ao intervalo, outros dois também se apresentaram “tocados”, ainda que tenham podido reentrar na segunda parte. Estes aspectos dificultaram a nossa acção colectiva neste primeiro jogo, que já se previa difícil por só estarmos a treinar há uma semana (cinco treinos efectuados) e por defrontarmos um adversário melhor apetrechado.
Na sequência do trabalho realizado durante a semana, que assentou na organização defensiva, realizámos todo o jogo em 4–4–2; nos primeiros 35 minutos a defesa actuou “em linha” subindo no terreno, sempre que possível, o que causou mais de 20 “foras-de-jogo” à equipa adversária; todavia, também originou algumas situações de isolamento de jogadores adversários, a maior parte delas bem travadas pelo nosso Guarda-redes, mas que também deram origem a alguns golos. Raramente conseguimos chegar à baliza e grande área do Corroios e apenas rematámos por duas vezes.
No segundo tempo, a supremacia da equipa adversária manteve-se mas com menos oportunidades de golo. Apesar de mantermos o mesmo sistema táctico, a defesa jogou com um “libero” de modo a dar mais profundidade à equipa e arriscar menos no “fora-de-jogo”. Conseguimos chegar mais vezes e com mais perigo (3 remates) à baliza adversária, tendo tido duas oportunidades de golo. Os jogadores desempenharam, na sua maioria, duas e três posições distintas, também pelo facto de ter sido possível realizar substituições ilimitadamente.
Foi uma boa oportunidade de aperfeiçoamento individual e colectivo e para treino de rotinas (antes, durante e após o jogo), que se enquadrou no planeamento da equipa para esta época desportiva. Foi o primeiro jogo realizado pelo Luís Gaspar no Clube. Fica também o registo fotográfico da primeira equipa de Iniciados B desta época.
O próximo jogo-treino será no dia 11 de Setembro, em Quinta do Anjo, com a equipa A de Iniciados do Palmelense.
O Treinador: Eduardo Pereira

4 de setembro de 2008

Nova equipa de Iniciados B no Palmelense F. C.

Desde o passado dia 1 de Setembro que está em funcionamento, pela primeira vez no Palmelense F. C. (desde o início de uma época desportiva), uma equipa B de Iniciados (jogadores nascidos em 1995), que irá participar no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão (a equipa A participará no Campeonato Distrital da 1.ª divisão).

Os treinos realizam-se, por regra, às terças, quintas e sextas-feiras e o primeiro jogo do campeonato será no dia 21 no relvado municipal, em Palmela. Antes deste serão realizados três jogos particulares, respectivamente, com o Corroios B, o Palmelense A e o Sporting de Linda-a-Velha B.

Felicidades para todos os jogadores.

O Treinador: Eduardo Pereira

1 de setembro de 2008

Os Treinos já arrancaram!

Iniciam-se esta semana (com algumas alterações no plano) os trabalhos da EFP, estando definido desde já o Plano de treinos de todos os Escalões, como se segue.

Bom Regresso e Bom Trabalho!

Minis/Pré-Escolas (>2001) Prof. José Paulo Pinho
3ª e 6ª das 18h às 19h e das 19h às 20h - Relvado


Escolas C (2000) Prof. Carlos Duarte 
2ª 18h30-19h30, 3ª e 6ª das 18h45 às 20h - Relvado


Escolas B (1999) Prof. Daniel Guerra
2ª, 4ª Relvado e 5ª Pelado/Relvado das 18h45 às 20h


Escolas A (1998) Prof. Ricardo Lopes
2ª Relvado/Pelado, 3ª e 5ª Relvado das 18h45 às 20h


Infantis B (1997) Prof. Carlos Duarte
2ª Relvado 19h30 às 20h30, 4ª Relvado e 5ª Relvado/Pelado das 18h45 às 20h


Infantis A (1996) Prof. Paulo Lixa
2ª Relvado/Pelado, 4ª e 5ª Relvado das 18h45 às 20h


Iniciados B (1995) Prof. Eduardo Pereira
3ª QFC, 5ª Relvado e 6ª Relvado/Pelado das 18h45 às 20h15


Iniciados A (1994) Prof. Faisal Abdobakar
3ª Relvado, 5ª QFC e 6ª Relvado/Pelado 18h45 às 20h15