4 de novembro de 2007

Escolas A - 3.ª Jornada – 1º Maio Setubal 2-3 PALMELENSE F. C.


3ª Jornada – 1ºMAIO DA VARZINHA 2x3 PALMELENSE F.C.

Após uma paragem do campeonato no fim-de-semana passado, este sábado, 03 de Novembro, para a terceira jornada, a nossa equipa de Escolas A deslocou-se à Varzinha para defrontar o 1ºMaio. Para este encontro foram convocados os seguintes atletas: Alex, Rodolfo, Miguel (cap), David, Daniel, Tiago, Pina, Pedro, J. Petinga, Patricio, Bruno e Diogo Lopes.
As duas partes deste jogo foram bastante distintas. Durante a primeira parte a nossa equipa realizou apenas 5 remates, preocupou-se mais em procurar manter alguma solidez defensiva e procurar o golo através de investidas mais objectivas, de contra-ataque rápido. Enquanto que o 1ºde Maio conseguia ter maior tempo de posse de bola e criar um maior numero de situações de finalização. O primeiro golo foi nosso, marcado pelo Pedro…mas a equipa da casa virou o resultado, e no final da primeira parte perdíamos por 2-1.
No entanto, ao contrário das jornadas anteriores, nesta partida notou-se no nosso grupo um nível mais elevado de concentração, de robustez e certeza de acções, uma melhor noção de conjunto, uma forte convergência de objectivos minuto a minuto. Assim na segunda parte conseguimos um número mais elevado de remates (12 remates), tornámos as nossas transições ofensivas mais apoiadas, criámos situações de finalização, acumulámos solidez emocional, o que nos permitiu…dar a volta ao resultado. O golo da igualdade foi marcado pelo Tiago (um golaço de livre) e o 3 a 2 final foi marcado pelo Bruno num remate de pé esquerdo (o treino sempre vale a pena!).
Análise para o conjunto: Após as duas derrotas iniciais e análises consequentes, a equipa sentiu que tinha que abordar os jogos de forma mais lógica. Esta paragem obrigou a um conjunto de 6 treinos orientados para as efectivas necessidades capitais deste grupo, trabalhando as suas dificuldades de controlo e abstracção emocional, assim como o défice ao nível dos princípios do jogo. Obrigado pela paciência durante estas duas semanas, pessoal! Mas…valeu a pena!
No próximo fim-de-semana, o campeonato tem nova paragem. Oportunidade para recebermos o Afeiteira para um jogo treino.
Uma palavra final aos pais: o vosso contributo foi exemplar! Parabéns a vocês também!

o treinador Carlos Duarte

7 comentários:

Anónimo disse...

Quero elogiar a forma sintética e realista do artigo. Pais "exemplares" esperem até jogarem com os Pélezinhos".

Anónimo disse...

A escola de formação palmelense merecia maior respeito.
A censura dos comentários não viu este artigo?
O poder de escrever num blog!
Esta mãe adversária e desordeira ouviu uns vossos pais, de facto exemplares, transmitirem ao seu filho o desagrado e preocupação quanto a fingimentos de lesão.
Espero que os 6 treinos orientados para um sem fim de objectivos não tenham servido para incentivar este tipo de comportamento.
Parabéns aqueles pais.
E já agora, o respeito pelos adversários também se treina.

Escola de Formação Palmelense disse...

Não existe censura, na gestão deste Blog, apenas moderação para que se evitem, num local de acesso aos nossos filhos, linguagens e comportamentos menos correctos.

Para que evitem situações menos claras, a partir de hoje, só publicaremos comentários cujo autor se identifique, assinando o respectivo texto, para que todos possamos saber com quem e do que estamos a falar, aberta e claramente, seja critico ou não, favorável ou desfavorável, dentro das regras de civismo e respeito para com todos, que diariamente tentamos transmitir aos nossos jovens jogadores.

pedro rocha
coordenador geral da EFP

Anónimo disse...

Como não posso deixar passar uma ofensa deliberada aos meninos de dez 10 anos, do GDR 1º Maio/Esc Quinito, e aos seus parentes. Vou apresentar por carta à Direcção do Palmelense F. Clube, Clube que representei e pelo qual tenho uma grande amizade e carinho, a minha indignação pelo citado texto.
Fernando Lage GDR 1º Maio/Esc quinito

Anónimo disse...

quem lê este artigo fica com a ideia de que os pais dos adversários foram incorrectos . Deviam ter mais cuidado pois trata-se de muídos de 10 anos que apenas querem praticar desporto!!!!

Anónimo disse...

Do mesmo modo o autor do texto oficial do vosso blog também deveria estar identificado. Primeiro vem o nosso exemplo depois podemos exigir aos outros.. A questão do anonimato como deve o SR Pedro Rocha saber é cultivado em grandes organizações como forma permitir melhorar procedimentos ou formas de estar. Claro que nem todos os comentários anónimos devem ser considerados como dogmas. Eles são na mairia dos casos pontas de icebergs que as pessoas inteligentes devem aproveitar para tirarem as devidas ilações. Finalmente quanto ao facto de ser referido que não há censura é EVIDENTE QUE HÁ pois "para que evitem situações menos claras, a partir de hoje, só publicaremos comentários cujo autor se identifique". Se isto não é censura o que será quando houver CENSURA. Mais uma achega, pelo que li não houve linguagem obscena, difamações ou outras situações que ponham em causa a nossa Escola, dirigentes, treinadores ou atletas. Por favor SR Pedro Rocha reveja a sua posição pois o que queremos é que a nossa escola seja um EXEMPLO em todos os dominíos.
Viva a EFPalmelense

Escola de Formação Palmelense disse...

Caro Amigo, e julgo que me posso assim dirigir a si, Fernando Lage.

Não foi nunca, nem será, nossa intenção ou dos nossos técnicos, ofender sequer despropositadamente, muito menos deliberadamente, qualquer Clube, colega de trabalho ou sequer pais, ainda menos jovens atletas - meninos.

Esta é e sempre foi, a nossa postura, ainda mais para com um clube/escola que tanto prezamos e admiramos, quanto a vossa.
Antes pelo contrário, pretendemos cultivar o respeito e admiração por todos os que diariamente connosco partilham este nosso desporto, sejam colegas, adversários de fim de semana, técnicos, árbitros, pais, e todos os demais intervenientes neste processo essencialmente formativo de jovens e homens.

Sem fazer qualquer juízo de valores alheios, pretendeu o nosso treinador salientar a atitude positiva, que os nossos pais demonstraram, num jogo que teve o seu "ruído".

Ao 1º de Maio - Escola do Quinito e seus jogadores as nossas desculpas pelo mal entendido, e os votos de uma excelente época desportiva!

pedro rocha
coordenador geral da EFP