1 de fevereiro de 2009

2ºEncontro de Pré-Escolas da AF Setúbal






Realizou-se na Quinta do Conde, no sábado 31 de Janeiro, o 2ºEncontro de Pré-Escolas da AF Setúbal. Devido ao elevado número de equipas inscritas, as equipas e os jogos foram distribuídas pela manhã e tarde.




Apresentamos novamente duas equipas, sendo a equipa A composta por jogadores nascidos em 2001 e a equipa B por jogadores nascidos em 2002 (todos com mais um ano de Pré-Escolas). Neste encontro a grande novidade foi o facto de cada equipa realizar 4 jogos de 20 minutos cada. Calhou a equipa A realizar 3 desses jogos consecutivos (sem paragem) e a equipa B realizar os 4 jogos seguidos, o que se traduziu em maior tempo de jogo para cada jogador, mas um maior desgaste físico.




Ambas as equipas apresentaram 7 jogadores. Na equipa A jogaram: Fábio Fialho, Fábio Almeida, Tomás Pinho, Nuno Janeiro, João Bernardo, Diogo Roberto e Tomás Silva. A equipa B apresentou João Maria, André Cancela, Adriana Martins, Gonçalo Borrego, João Carvalho, Diogo Heleno e Tomás Picado.




A equipa A revelou notória evolução em relação ao 1ºencontro, confirmando o desempenho que tinha tido no encontro com o Sporting e V.Setúbal. Houve concentração e empenho nas tarefas defensivas por parte de todos os jogadores. Nos 4 jogos apresentamos 4 guarda-redes diferentes e todos jogaram em duas, três ou mais posições, sempre com a mesma dedicação e empenho.




Em termos de resultados, melhoramos muito em relação ao 1ºencontro onde tinhamos obtido três derrotas. No 1ºjogo empatamos 0-0 com o Paio Pires, num jogo equilibrado, mas que estivemos muito perto de vencer; no 2ºjogo aproveitamos bem as fragilidades da equipa do Santo André vencendo por 5-1; no 3º jogo novo empate 0-0, agora com o Alcochetense; e no 4ºjogo derrota com o Beira Mar de Almada por 3-0, equipa mais forte e mais “fresca” porque estava apenas a realizar o seu 2ºjogo.




A equipa B não se notou tanto a evolução em relação ao encontro anterior, apesar de contarmos com os “reforços” Adriana e João Carvalho. Penso que, por ser uma equipa mais nova (todos com 6 anos), torna-se inevitável algumas situações de desconcentração e ainda alguns jogadores que não executem exactamente o posicionamento e as movimentações que se pretendem, ainda para mais quando vão alternando as suas posições em campo. Ainda encontramos alguns jogadores, que apesar de possuírem um bom potencial e uma boa atitude, ainda jogam um pouco só em função da bola e dos adversários e não em função da bola, colegas e adversários.




Dos 4 jogos que realizaram sem intervalo (1h20m no total) e contra equipas mais velhas, resultaram 4 derrotas. No 1ºjgo derrota de 3-0 contra a forte equipa do fabril, num bom desempenho da nossa equipa; no 2ºjogo jogo muito equilibrado com o Alcochetense que resultou numa derrota por 2-1; no 3ºjogo nova derrota por 3-0 com o Beira Mar B; e no 4ºjogo derrota 5-2 com o Fusco. O golo da vitória do Alcochetense resultou de um contra-ataque (de 3 contra o guarda-redes) falhado por nós, que deu origem a um contra-ataque do adversário de 4 contra um defesa nosso, estando o nosso guarda-redes momentaneamente distraído com um pássaro que sobrevoava o campo. Apesar destes resultados, fiquei muito satisfeito com o desempenho de todos, considero que os erros que ocorreram são perfeitamente normais, que a tendência será sempre de melhorar e que esta aprendizagem será muito importante para todas estas crianças.




Não gosto de salientar jogadores individualmente, mas como se trata de uma jogadora vou fazê-lo. Saltou à vista de todos os mais atentos o desempenho da “nossa” Adriana, pela sua grande atitude (ofensiva e defensiva) e qualidade de jogo demonstrado. O seu desempenho técnico-táctico não foi inferior a nenhum dos seus colegas e o nível de entrega demonstrado foi exemplo para alguns.




O próximo encontro é já daqui a duas semanas no Complexo Carla Sacramento, no Seixal.

Sem comentários: