10 de fevereiro de 2009

ESCOLAS A

Fase Complementar

4ª Jornada – G.D. 1º Maio 3 x 4 Palmelense Futebol Clube

Na 4ª jornada da Fase Complementar participaram os seguintes jogadores: Gonçalo Marinheiro, Tiago Fortuna, João Petinga, Carlos Costa, Nelson Nunes, Rafael Rocha, Georgiy Chernobay, Adriana Baguinho, Bernardo Cruz, Pedro Araújo, Tiago Amaral e Sérgio Pinto. A equipa inicial foi constituída pelos primeiros sete elementos.

Após as duas primeiras jornadas, com a equipa em grande nível, folgámos na 3ª jornada e houve paragem no campeonato na semana seguinte. Apesar dos quatro golos, este foi certamente um dos nossos jogos com menor densidade ofensiva. Verificou-se uma regressão no nível de jogo, sobretudo na ocupação racional dos espaços. Esta situação deve-se não só às duas semanas de paragem, mas sobretudo às três últimas semanas de treino, nas quais os constrangimentos dos espaços de treino não nos permitiram dar continuidade ao trabalho já desenvolvido. O desafio para este jogo era sem dúvida ver como a equipa se iria adaptar às condições adversas do terreno de jogo (lama e poças de água), bem como às suas dimensões, uma vez que nas três semanas já mencionadas treinou num espaço com 5 metros de largura.

O menos positivo do jogo foram dois golos sofridos na defesa de dois pontapés de canto, onde a equipa ficou literalmente a ver jogar, não saindo ninguém no portador da bola, permitindo o remate sem oposição. Dois golos sofridos de forma muito ingénua que fizeram com que este fosse um jogo sofrido, contrastando com o resultado positivo de 5 a 0 que impusemos a este mesmo adversário em nossa casa, na 1ª fase. Assim, fomos para o intervalo em desvantagem (2-1).

Contudo, é neste tipo de jogos em que se vê o que vale uma equipa e não apenas nos jogos mais fáceis. A equipa manteve-se sempre unida, conseguido melhorar a exibição na 2ª parte, através de um excelente espirito de entre ajuda, com garra, com esforço, empenho e alegria. Nunca baixámos os braços, lutámos até ao fim e fomos recompensados – “a sorte procura-se”. Não foi o jogo mais bonito, mas foi muito importante para a confiança da equipa e um grande passo para a sua evolução, pois costuma reagir muito mal a situações de desvantagem.

Com tantos constrangimentos o que se poderia exigir mais? Foi uma vitória sofrida (o adversário reduziu aos 42 min), mas muito saborosa. Não pelo resultado, mas pela forma como este foi conseguido – em equipa. Estão de Parabéns... mas lembrem-se sempre... a união faz a força, nos bons e maus momentos.

No próximo dia 14.02.09, recebemos o Quintajense FC.

O Treinador dos Escolas A

Ricardo Lopes

Sem comentários: