2 de março de 2008

Escolas A: Pegões 1-9 Palmelense


6.ª Jornada – PEGÕES X PALMELENSE

 

Nesta jornada deslocámo-nos a Pegões, para defrontar a equipa local.

Neste jogo participaram os seguintes atletas: Alexandre, Rodolfo, Patrício, David, Tiago, Miguel, Pedro Neves, Martim, Pedro Pina, Bruno, Daniel e Mário.

  Observando os resultados e a classificação de ambas as equipas, antevia-se um adversário ao nosso alcance. No entanto, entrando como visitados, convinha-nos sempre manter uma concentração e ponderação que nos conduzissem a facilitar o objectivo do jogo. Durante toda a partida ficou demonstrada a nossa superioridade. Foi um jogo onde se passou maior parte do tempo no meio campo defensivo do Pegões. E quanto à máxima do futebol que diz “que o primeiro golo é que custa sempre mais”, no nosso caso foi mais difícil o segundo.




Alcançámos o primeiro golo (Bruno) ainda não tínhamos ultrapassado os primeiros 5 minutos de jogo, mas apenas conseguimos conquistar a tranquilidade no resultado (Mário), 15 minutos depois. A partir daí a equipa ganhou mais segurança e até ao fim da primeira parte conseguimos mais 3 golos (Patrício, Bruno e Pedro).

Durante a segunda parte, com as alterações todas realizadas até ao apito inicial dessa etapa, mantivemos a nossa preponderância na manutenção da posse de bola e alcançámos mais quatro golos (Pedro, Tiago, Patrício e Daniel), sofrendo apenas um.

Apesar do resultado positivo obtido, durante todos os 50 minutos a equipa evidenciou, mais uma vez, a etapa de evolução que temos tido mais dificuldade em superar durante a época: a eficácia de finalização. Num jogo com estas características a confiança individual quando temos a posse de bola, a velocidade e a simplicidade de acções colectivas na procura do objectivo “golo”, são elementos da formula para encontrar um sucesso mais fácil… mas raramente conseguimos ter a clarividência suficiente para simplificar esta ou aquela situação ofensiva de forma eficaz e mais objectiva. Como tal, de um total de 55 remates apenas conseguimos alcançar a baliza por 18 vezes (Continuar a simplificar este capítulo, pessoal!)… mas satisfeitos, por alcançar um resultado final de 9-1.


De patentear a personalidade do grupo sempre concentrado durante toda a partida, e o respeito pelo adversário evidenciado pela atitude responsável durante a totalidade do jogo (Parabéns pessoal!).

Na próxima semana recebemos, no nosso Municipal de Palmela, o Ermidense, para a última jornada da primeira volta da Fase Complementar do Campeonato Distrital, Série D.

 

Carlos Duarte

(Treinador Escolas A)

Sem comentários: