6 de setembro de 2009

INICIADOS A: S. C. Vinhense - 6 x PALMELENSE F. C. - 4

A primeira equipa de Iniciados A desta época desportiva

1.º jogo particular: Vinha de Alhos, Vale da Amoreira, 5 de Setembro de 2009
Após uma semana com quatro treinos consecutivos realizámos o primeiro jogo particular da época no passado sábado, dia 5 de Setembro, em que participaram os seguintes 20 jogadores: Afonso, Cristiano, Dani, Edgar, João Madeira, João Morais, João Ramos, João Rodrigues, Luís Gaspar, Martim, Nuno, Pedro, Rafael Barata, Ricardo Ferreira, Ricardo Silva, Rodrigo Ferreira, Rodrigo Pereira, Tiago Martins, Tiago Mendes e Tiago Moço.

Destaque, em primeiro lugar, para a estreia na nossa equipa do Edgar Duarte e do Rafael Barata (apesar deste ter sido um regresso ao Clube, após cerca de dois anos e meio de pausa na prática do futebol); para ambos os meus desejos de felicidades e de uma boa carreira desportiva no Palmelense F. C.

Na sequência do trabalho realizado durante a semana, em que já foram dadas as primeiras orientações sobre o modelo de jogo pretendido e os dois principais sistemas tácticos a utilizar nesta época desportiva, realizámos todo o jogo em 4–4–2, com os médios em losango e a defesa “em linha”; nos primeiros 20-25 minutos efectuámos um bom jogo a nível técnico-táctico com boa circulação da bola, apesar do pelado duro; consequentemente, criámos boas situações de finalização, conquistámos dois livres à entrada da área e alguns cantos. No sector defensivo estivemos coesos e razoavelmente organizados, apesar de algumas falhas de marcação no meio-campo. Com o início das substituições a qualidade do nosso jogo foi diminuindo. Todavia, chegámos ao fim dos primeiros 35 minutos com 8 remates (um dos quais à barra) e a vencer justamente por 2 a 1.

No segundo tempo, com mais algumas substituições, com jogadores menos experientes e o vento contra, a supremacia da equipa adversária foi notória. O Vinhense marcou por três vezes e a nossa equipa denotou, naturalmente, diversas debilidades e fragilidades, que foram sendo atenuadas com a realização de mais substituições. Entretanto, começou a ser evidente o cansaço na maioria dos jogadores com mais tempo de jogo, decorrente da prática exigente efectuada esta semana. Ainda recuperámos o equilíbrio no jogo, porque a equipa adversária também realizou várias substituições e nos últimos 15 minutos efectuámos um resultado parcial de 2 a 2. Nesta segunda parte efectuámos 8 remates, em que dois deles só tiveram o guarda-redes adversário pela frente. Todos os jogadores participaram entre 23 e 49 minutos no jogo (excepto o Guarda-redes que realizou os 70 minutos).

Em resumo, estivemos melhor na organização ofensiva e nas transições ofensivas (bons ataques rápidos, mas algumas lacunas no último e decisivo passe). A segurança e agressividade na defesa e as marcações no meio-campo são dois dos principais aspectos a melhorar. Foi uma boa oportunidade de aperfeiçoamento individual e colectivo e para treino de rotinas (antes, durante e após o jogo), que se enquadrou no planeamento da equipa para esta época desportiva. A próxima semana incluirá mais quatro treinos e um jogo-treino no fim-de-semana.


O Treinador: Eduardo Pereira

Sem comentários: