17 de setembro de 2009

INFANTIS B - FASE DE PREPARAÇÃO

O ano transacto começou assim...

“Podemos ter equipamento igual, camisola, calções, meias... podemos cantar todos o mesmo hino, todos o mesmo grito... mas isso não basta para se ser uma equipa...”

Seguindo-se...

“Hoje sou um Treinador triste, que se sente como um comandante de um navio que anda à deriva, com os seus marinheiros a remarem cada uma para seu lado. O barco é o mesmo...mas assim... a trajectória será certamente incerta”.

1º Objectivo traçado – tentar fazer de um conjunto de jogadores uma equipa.

Após um ano de mudanças, adaptações, aprendizagens... de muito trabalho, esforço, desentendimentos e amizade...eis uma agradável surpresa – o 1º Treino da nova época. Começámos com o “pé direito”, demonstrando desde logo que consolidaram os conteúdos abordados ao longo da época anterior e a assimilação da importância do jogar em equipa. Mesmo após uma paragem tão prolongada, com a diversidade de ritmos de jogo e de condição física dentro da equipa, foi uma alegria orientar-vos no 1º treino e observar a forma com que maior parte dos princípios do nosso modelo de jogo flúem de forma tão natural.

Com apenas dois treinos, realizámos o primeiro jogo (5 de Setembro) com os Infantis A. Participaram os seguintes jogadores: Gonçalo Marinheiro, Tiago Fortuna, Adriana Baguinho, Nelson Nunes, Rafael Rocha, Tiago Jesus, Georgiy Chernobay, Tiago Amaral, Rodrigo Constantino, Jorge Inácio, Pedro Araújo, Sérgio Pinto, André Teixeira, Carlos Costa, Bernardo Cruz, Ivo Mota e Marcelo.
O jogo foi constituído por três partes de 20 minutos, para permitir a rotatividade de um número elevado de jogadores. Este foi um jogo que serviu de avaliação inicial, com a realização de várias experiências e com a apresentação de três equipas diferentes para cada uma das partes. Mas fundamentalmente um jogo para começar a integrar os novos jogadores, o André Teixeira que saiu o ano passado no início da época e o Marcelo, uma estreia absoluta.
Três equipas, três ritmos e três resultados diferentes. Na 1ª parte 1 a 0 a nosso favor (Rafael), na 2ª parte sofremos 3 golos sem resposta e na 3ª parte voltámos a equilibrar com 3 golos sofridos e 3 marcados (Rodrigo). Resultado final 6-4 para os Infantis A.

Ao jogo com os Infantis A seguiu-se mais uma boa semana de trabalho, com entrada de novos jogadores, culminando novamente com jogo no sábado (12 Setembro). Desta vez o adversário foi os Brejos de Azeitão. Em relação ao jogo anterior, não participaram: Tiago Amaral, Pedro Araújo e Jorge Inácio, todos por condicionantes externas. Por sua vez, para além dos restantes mencionados para o primeiro jogo, participaram ainda: André Sardinha, João Petinga, Jorge Osório e José Maria. O André S., foi mais uma das estreias da equipa, com apenas dois treinos realizados. O Jorge Osório estreou-se a guarda-redes, ambos foram uma agradável surpresa.
Voltámos a disputar três partes de 20 minutos, desta vez com três equipas mais heterogéneas. Vencemos por 3 a 0, com dois golos na 1ª parte (Rodrigo e Adriana) e um na 3ª (Rafael). Registou-se uma evolução positiva na pressão exercida sobre a bola e na redução dos espaços entre linhas. No ataque, conseguimos transições bastante rápidas, com jogadas bem estruturadas, utilizando o espaço em amplitude e profundidade, criando diversas situações de finalização, onde nos faltou acerto no último passe.

Estamos no bom caminho, para um grupo que se prevê bastante complicado. No entanto, só começamos o campeonato dia 24 de Outubro, diante do Vitória de Setúbal. Até lá ainda disputamos 4 jogos de treino (1º Maio Sarilhense, Almada, Alcochetense e Olímpico do Montijo) e o Torneio do Sporting de Linda-a-Velha, onde o nosso grupo será constituído pela equipa anfitriã, pelo Estoril e pelo Benfica.

Se continuarmos a treinar com a dedicação, o empenho e o espírito colectivo demonstrado até agora, temos tudo para fazer uma boa época, tendo sempre como principal objectivo... nunca desistir.




O Treinador dos Infantis B,
Ricardo Lopes

Sem comentários: