8 de junho de 2011

Infantis A: 4.º Torneio de Iniciados de Palmela

Palmelense F. C. “B” – 1 x C. C. D. Brejos de Azeitão – 4
Palmelense F. C. “A” – 2 x Palmelense F. C. “B” – 0

Palmela, 4 de Junho de 2011 Participámos no nosso já tradicional torneio de Iniciados de final da época em que os Infantis A constituíram a base da equipa B do clube (com três reforços dos Iniciados A). Jogaram os seguintes Infantis A: André Teixeira, Bernardo, Frederico, Georgiy, Jorge, Marcelo, Nelson, Rafael, Rodrigo, Ruben, Sérgio e Tiago e a estreia do Ruben Viegas; dos Iniciados A participaram: Dani, Flávio e Vitor.
Foram os primeiros jogos formais de futebol de 11 realizados pela equipa de jogadores nascidos em 1998. Apesar de já estarmos a treinar o futebol de 11 há cerca de um mês e de já termos realizado alguns jogos-treino foi com natural expectativa que os Infantis A se estrearam no futebol dos adultos. E não estiveram nada mal, apesar das diferenças físicas evidentes relativamente à maioria dos adversários o que, nestas idades, tem alguma relevância. Nesta altura do processo de ensino-aprendizagem a prioridade da adaptação ao futebol de 11 tem passado pela prática e aperfeiçoamento do processo defensivo, com especial ênfase para a movimentação da “defesa em linha” assente no sistema tático GR-3-5-1-1.
No primeiro jogo, com o Brejos de Azeitão, o jogo foi relativamente equilibrado e até marcámos primeiro, fruto de uma desatenção do guarda-redes adversário. Apesar dos centrocampistas terem manifestado algumas dificuldades nas marcações fomos conseguindo retardar o golo adversário mercê de alguns foras de jogo bem ganhos e de boas saídas da área do nosso guarda-redes. Conseguimos, amiúde, manter as linhas próximas e não conceder muitos espaços aos jogadores mais ofensivos adversários. O empate ao intervalo ajustava-se ao modo como o jogo decorreu. No segundo tempo, a equipa adversária foi-nos superior e a defesa em linha não foi tão eficaz, o que possibilitou o avolumar no marcador. No segundo encontro, com os nossos colegas dos Iniciados B, reforçados com quatro jogadores dos Iniciados A, alterámos o sistema tático e a estratégia de jogo de modo a conceder menos espaços aos rápidos avançados contrários. As marcações aos médios adversários também foram mais rigorosas o que nos possibilitou manter o nulo até ao intervalo; todavia, as melhores oportunidades de golo pertenceram-nos mas ainda falta força e arrojo no momento da finalização (a seu tempo lá chegaremos).Na segunda parte, quando o cansaço já se manifestava, viemos a sofrer dois golos e raramente conseguimos chegar com perigo junto da área e baliza adversárias pelo que o resultado foi justo.
Em conclusão: foi uma boa jornada de promoção do Palmelense F. C. e do futebol para jovens e foi uma excelente oportunidade de prática do “novo” futebol para estas crianças de 12 e 13 anos que a partir de Setembro já só praticarão este jogo a nível oficial pois vão transitar para o escalão de Iniciados.
A época terminará, apenas, no final de Junho. Até lá continuaremos a treinar, a realizar alguns jogos-treino e a efetuar os testes de aptidão física e técnica. No dia 13 realizaremos a reunião de final da época com os encarregados de educação.
O Treinador: Eduardo Pereira

Sem comentários: