21 de junho de 2009

Doença de Server



Doença de Sever


É a dor nos calcanhares das crianças em fase de crescimento, mais comum entre os 8 e os 15 anos.


Como se desenvolve?

A dor surge pela forte e repetida tracção do Tendão de Aquiles no calcanhar, que, se encontra frágil e imaturo.



Causas mais comuns:

Rápido crescimento dos ossos em relação aos músculos
Encurtamento muscular ou do tendão de Aquiles
Excesso de peso
Dismetrias (quando há por exemplo uma perna maior que a outra)
Pé pronado (pés virados para fora)

Tens dores nos calcanhares?

Essa dor surge sempre que corres, saltas, praticas futebol?
Dói na parte de trás ou nos bordos do calcanhar?
Tens que parar a actividade que estás a fazer pela dor no calcanhar?

Se tens estes sintomas, dirigi-te ao Fisioterapeuta do teu clube, ou pede aos teus pais que marquem uma consulta no médico. A doença de Sever pode ser prevenida, e uma forma simples de prevenires esta condição é manter uma boa flexibilidade dos membros inferiores, alongando sempre que faças alguma actividade física (e não só). Depois de consultares um profissional de saúde, podem-te ser dadas algumas sugestões de tratamento que te permitam continuar a praticar desporto: as calcanheiras para colocar no calçado desportivo são apenas um exemplo. Elas amortecem o choque a que o calcanhar é sujeito retardando na maioria das vezes o aparecimento da dor.

Atenção: muitos profissionais de saúde não estão despertos para esta condição, na maioria das vezes apenas dizem que são dores de crescimento e que deves parar a actividade física. Por vezes não é necessário abandonar a actividade totalmente, por isso nunca te esqueças de perguntar quais são as alternativas existentes.


A Fisioterapeuta
Andreia Ribeiro

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria antes de mais de dar os meus parabéns ao blogue em geral e a este artigo em particular.

Tenho um filho de nove anos que joga no Alcochetense e que sofreu imenso com este problema durante toda a época.

Está a ser acompanhado pelo Dr. Jacob Frischknecht que tem tentado de tudo para lhe diminuir a dor, desde a utilização dos calcanhares de silicone até a vários períodos de paragem, mas sem grande sucesso.

Mesmo depois de uma paragem de mais de dois meses devido a uma fractura no tornozelo, bastaram duas semanas de regresso aos treinos para a dor voltar, ao ponto de ficar a coxear imenso após os treinos e mesmo no dia seguinte.

Apesar de ser este um sintoma cada vez mais frequente, e dos próprios especialistas dizerem que esta começa a ser uma doença crónica nos miúdos entre os 8 e os 13 anos a verdade é que não conheço mais nenhuma situação com a gravidade do meu filho o que me preocupa bastante, ao ponto de estar a ponderar a possibilidade de o convencer a mudar de modalidade desportiva.

JMR

Felipe disse...

meu nome é felipe e tenho 16 anos.
estou com a doença de sever a 1 ano aproximadamente,estou com uma duvida, eu estou fazendo fisioterapia a três semanas, quando fui ao medico ele me disse que eu ia ter de ficar de 6 messes a 1 ano sem fazer nenhum esporte, resumindo isso tudo ele falo que eu so posso andar.
Eu treinava M.M.A ai eu sentia dor nos tornezelos ai fui no medico e ele so olhou para meu pé e disse que estou com a doença de sever.so de olhar ja da pra ver que eu estou com a doença, os meus calcanhares parece que estão para o lado.
ai queria saber se eu posso fazer algum esporte ou não.
meu email é
lipizinhu__@hotmail.com

Escola de Formação Palmelense disse...

Caro Felipe

Antes de mais desejamos-te as rápidas melhoras e que possas retomar a tua actividade tão rápido quanto possível.

Infelizmente não te poderemos ajudar muito mais, apenas recomendar que estando tu com dúvidas sobre o tratamento solicites outra opinião a outro médico especialista, que estamos certos o teu médico não se irá importar.

Fica o conselho!

Um abraço e rápidas e boas melhoras!

Pedro Rocha
Coordenador Geral da EFP