Este é um espaço previlegiado para comunicarmos convosco, onde iremos informando das nossas iniciativas e actividades, mas porque o queremos interactivo, deixamo-vos aqui um desafio: Façam deste um vosso espaço, enviem-nos as vossas fotos, os vossos textos e desabafos. O jogo, o treino, o encontro, o cão ou o gato cabem aqui! Aquela história do "frango" do Miguel (desculpa lá tu!) ou o Golaço do Tiago!, Tudo aqui é Bem-Vindo, assim como Tu!
23 de maio de 2011
Benjamins B: PALMELENSE F.C. – 0 x Sonho XXI - 10
Em jogo a contar para a 3.ª jornada do Torneio de Encerramento recebemos em Palmela a equipa do Sonho XXI tendo participado neste jogo os seguintes jogadores: André Simões, Daniel Pereira, David Alves, David Sousa, Fábio Almeida, Fábio Fialho, João Salazar, Miguel Fialho, Nuno Janeiro, Tomás Teles, Vitorino Santos (CAP) e Yuri Pires.
Defrontávamos uma equipa que nos jogos realizados entre nós nesta época nos derrotou sempre com resultados muito desnivelados, no entanto, em todos eles ao intervalo o resultado era equilibrado, pelo que esperávamos que repetindo a excelente atitude e a boa exibição do jogo da jornada anterior conseguissemos manter esse equilibrio durante todo o jogo.
Entrámos muito mal no jogo, sempre muito apáticos e pouco agressivos, permitindo que os adversários trocassem sempre a bola à vontade e aos 6’ de jogo estávamos já a perder 0x3. Apesar dos alertas e das tentaivas de correção quer da atitude quer dos posicionamentos, nada se alterou. Defensivamente continuámos demasido permissivos durante toda a 1.ª parte e ofensivamente fomos demasiado individualistas. Em alguns períodos que não o fomos conseguimos algumas boas jogadas coletivas, criámos situações de finalização, mas não as conseguimos concretizar. Ao intervalo perdíamos por 0x6.
Entrámos para a 2.ª parte com vontade de alterar a imagem que tinhamos deixado durante a 1.ª, mas para isso era necessário ser mais concentrados e mudar acima de tudo a atitude competitiva, mas na prática as coisas mantiveram-se iguais e o jogo manteve-se na mesma toada e o resultado acabou por ficar em 0x10. Resultado muito pesado mas justo e que reflete o que se passou durante o jogo.
Este foi o último jogo da época realizado em nossa casa, uma vez que iremos disputar os dois próximos nos campos das equipas adversárias. No próximo sábado, dia 28 de Maio, deslocamo-nos à Bela Vista, em Setúbal, para defrontar às 9h30 a equipa do N.R.D. Ídolos da Praça, em jogo da 4.ª jornada do Torneio de Encerramento.
O Treinador: Estêvão Gonçalves
18 de maio de 2011
Infantis A: Afonsoeirense - 0 x PALMELENSE F. C. - 10
O Treinador: Eduardo Pereira
16 de maio de 2011
Benjamins B: C.D. Pinhalnovense – 4 x PALMELENSE F.C. – 3
Depois de há uma semana atrás termos participado na Taça Alberto Valente, voltámos ao Pinhal Novo para defrontar novamente o C.D. Pinhalnovense desta feita em jogo a contar para a 2.ª jornada do Torneio de Encerramento tendo participado neste jogo os seguintes jogadores: André Simões, Daniel Pereira, David Alves, David Sousa, Fábio Almeida, Fábio Fialho, João Salazar, Miguel Fialho, Nuno Janeiro (CAP), Tomás Teles, Vitorino Santos e Yuri Pires.
Entrámos bem no jogo, conseguimos ter posse de bola no meio campo adversário mas não conseguimos finalizar e aos 2’ no primeiro remate à nossa baliza sofremos o 1x0. Reagimos bem ao golo sofrido, continuámos a jogar e a criar várias situações de finalização mas apenas aos 18’ conseguimos concretizar uma delas (David Alves). Ao contrário de nós a equipa adversária aproveitava praticamente todas as situações que criava e até ao intervalo fez mais dois golos (21’ e 24’). Chegámos assim ao intervalo a perder por 3x1 apesar de dispormos de ocasiões mais que suficientes para no mínimo não estar a perder.
Na 2.ª parte não entrámos tão bem no jogo, tivemos mais dificuldades em manter a posse de bola, mas voltámos a sofrer com a eficácia adversária e aos 31’ sofremos o 4x1. Depois de sofrermos este golo melhorámos bastante, passámos a controlar o jogo mas apesar de continuarmos a pecar na finalização nunca baixámos os braços. Aos 44’ conseguimos finalmente fazer o 2.º golo (Fábio Almeida) e acreditámos ainda mais que conseguiríamos alterar o resultado. Fizemos o 4x3 aos 49’ (Yuri) mas acabou por ser insuficiente para evitar a derrota.
Mais uma vez chegamos ao final do jogo com a sensação de que merecíamos outro resultado e que a grande diferença entre as duas equipas esteve na finalização e no aproveitamento, ou no nosso caso, no não aproveitamento das situações criadas. Mas apesar de tudo fizemos um excelente jogo, com momentos muito bons e acima de tudo com uma grande atitude. Nunca baixámos os braços, lutámos sempre até ao fim e quando assim é saímos de cabeça bem erguida e os jogadores estão todos de parabéns.
No próximo sábado, dia 21 de Maio, recebemos em Palmela, às 10h30, a equipa do Sonho XXI em jogo da 3.ª jornada do Torneio de Encerramento.
O Treinador: Estêvão Gonçalves
11 de maio de 2011
FUTEBOL FEMININO
Na última jornada, disputada no Complexo Municipal, antecipada de dia 8 para dia 1, recebemos o Bobadelense, numa das nossas melhores exibições colectivas. O resultado final de 3 a 2, não reflecte a supremacia e domínio de todas as fases do jogo que demonstrámos ao longo dos 90 minutos. Inclusive, após tantas oportunidades para ampliarmos o marcador, o Bobadelense acabou por conseguir os 2 golos, nos últimos 15 minutos, o último já nos descontos. Curiosamente os dois resultaram de duas substituições nossas, que pela especificidade desconcentraram a equipa e adeptos do jogo, focando-se no apoio às atletas e colegas.
O Treinador,
Ricardo Lopes
10 de maio de 2011
Infantis A: Taça Alberto Valente
Palmelense F. C. – 0 x Cova da Piedade – 4
Participámos em mais uma edição da Taça Alberto Valente convidados pelos nossos amigos do Pinhalnovense. Participaram os seguintes 11 jogadores: André Teixeira, Diogo, Frederico, Georgiy, Gonçalo, Marcelo, Nelson, Rafael, Rodrigo, Ruben e Tiago.
Realizámos três jogos com a duração total de 30 minutos cada. Em todos adotámos o sistema tático – GR-1-3-2 – com marcações individuais o que, na maioria da competição, dois jogos e meio, deu bons resultados. No primeiro jogo, com o Pinhalnovense, defrontámos a equipa que há um mês atrás nos havia derrotado em Palmela. Desta vez, para além de termos sido ligeiramente superiores em todo o jogo, conseguimos ser eficazes. Defensivamente também estivemos bem pois o nosso guarda-redes só teve de defender alguns cruzamentos. Vitória justa. No segundo encontro, com a equipa do Olímpico do Montijo, começámos mal – sofremos um golo cerca dos 30 segundos de jogo – mas fomos crescendo ao longo do jogo e mostrando a qualidade do nosso futebol, que nos possibilitou a construção de um resultado positivo mercê da obtenção de três golos. Saliento, pela negativa, algumas atitudes menos corretas e alguma falta de desportivismo de alguns jogadores adversários que, com o jogo parado e sem a posse de bola, insistiam em provocar, física e oralmente, os nossos jogadores: porquê? Apesar de ter sido um jogo mais equilibrado e com mais oportunidades de golo para ambas as equipas, merecemos a vitória.
No último jogo, após um período de descanso e relaxação para preparar o jogo que se traduziu numa final (a nós bastava-nos o empate para conquistar o primeiro lugar), foi clara a superioridade do Cova da Piedade em todo o jogo mas, sobretudo, na segunda parte pois foi só neste período que sofremos os quatro golos que possibilitou à equipa adversária a justa vitória no jogo e no torneio. A superior qualidade individual do principal atacante adversário e a nossa (provável) maior fadiga conduziu a este resultado desnivelado. Lamentavelmente só conseguimos demonstrar a qualidade do nosso futebol na primeira parte deste jogo.
Em resumo tivemos uma participação positiva e só claudicámos nos últimos 15 minutos do terceiro jogo. O terceiro lugar final resultou da diferença de golos nos jogos entre as três equipas empatadas. Todos os jogadores estão de parabéns pelo esforço, qualidade de jogo e comportamento social dignificando, mais uma vez, a participação do nosso clube.
A nossa próxima presença num evento desta natureza será no Torneio de Iniciados de Palmela, no dia 4 de Junho, de manhã.
O Treinador: Eduardo Pereira
9 de maio de 2011
Benjamins B: Taça Alberto Valente
Fomos convidados para participar na Taça Alberto Valente, no Pinhal Novo, organizado pelo C.D. Pinhalnovense, juntamente com a equipa anfitriã, o 1.º de Maio Sarilhense e o Cova da Piedade, tendo participado neste torneio os seguintes jogadores: André Simões, Daniel Pereira, David Alves, David Sousa, Fábio Almeida (CAP), Fábio Fialho, João Salazar, Miguel Fialho, Nuno Janeiro, Sérgio Moreira, Vitorino Santos e Yuri Pires.
Terminámos este torneio no 4.º lugar com os seguintes resultados:
Palmelense FC – 2 x CD Pinhalnovense – 4
Palmelense F.C. – 1 x 1.º Maio Sarilhense – 3
Palmelense F.C. – 1 x Cova da Piedade – 3
A nossa participação neste torneio deixa-nos um misto de sensações, por um lado os jogadores estão de parabéns pela excelente atitude durante os 3 jogos, por outro lado a qualidade do nosso jogo, especialmente nos dois primeiros jogos, acabou por não ser traduzida em bons resultados, devido aos erros cometidos. No primeiro jogo, começámos a perder praticamente no único remate que o adversário fez à nossa baliza na 1.º parte, mas acabámos por conseguir empatar ainda antes do intervalo. Na 2.ª parte conseguimos fazer o 2x1 e quando tínhamos o jogo perfeitamente controlado, num erro incrível permitimos o empate. Fomos à procura do golo mas não conseguimos concretizar e acabámos por voltar a falhar e sofrer dois golos a terminar o jogo.
No 2.º jogo demos 2 golos de avanço e só a partir daí começámos a disputar o jogo. Conseguimos reduzir para 2x1, podíamos ter empatado, disputámos o jogo e o resultado até ao fim mas acabamos por sofrer o 3.º golo. No último jogo tivemos a nossa prestação menos conseguida. Jogámos contra a melhor equipa e acusámos muito o cansaço pelo esforço despendido nos jogos anteriores. Nunca conseguimos aplicar os nossos princípios de jogo. Ofensivamente falhámos demasiados passes e jogámos de um modo demasiado individualista e defensivamente raramente tivemos um bom posicionamento e demos demasiado espaço ao adversário.
Como balanço desta participação devemos guardar da nossa prestação, a boa atitude e entrega dos jogadores e alguns bons momentos em que conseguimos aplicar os nossos princípios de jogo e conseguimos equilibrar os jogos, mantendo os resultados sempre em aberto até perto do final dos jogos.
No próximo sábado, dia 14, deslocamo-nos novamente ao Pinhal Novo para defrontar a equipa do C.D. Pinhalnovense às 9h00, em jogo a contar para a 2.ª jornada do Torneio de Encerramento.
O Treinador: Estêvão Gonçalves
Benjamins B: PALMELENSE F.C. – 1 x A.D. Quinta do Conde – 11
Depois de termos disputado o nosso torneio da Páscoa e de termos tido uma semana de interregno, iniciámos o Torneio de Encerramento recebendo em Palmela a equipa da A.D. Quinta do Conde tendo participado neste jogo os seguintes jogadores: André Simões, Daniel Pereira, David Alves, David Sousa (CAP), Fábio Almeida, Fábio Fialho, João Salazar, Miguel Fialho, Nuno Janeiro, Sérgio Moreira, Vitorino Santos e Yuri Pires.
Passado o período da Páscoa, durante o qual vários jogadores estiveram ausentes dos treinos e dos jogos, voltámos a conseguir convocar 12 jogadores para o jogo. A exemplo do que nos aconteceu em muitos jogos durante o campeonato, este jogo teve 2 partes bastante distintas, no entanto os primeiros 5 minutos de cada uma das partes foram muito semelhantes. Entrámos muito mal no jogo e no primeiro ataque e remate à nossa baliza, aos 35 segundos sofremos o 0x1. Aos 2’ novamente num lance muito consentido sofremos o 2.º golo. Demorámos um pouco a conseguir assentar o nosso jogo, mas apesar de continuarmos a cometer alguns erros defensivos, com maus posicionamentos, saídas “à queima” e pouca agressividade nas bolas divididas, que permitiram alguns lances de perigo para a nossa baliza, a partir dos 10’ conseguimos equilibrar o jogo, aumentámos a nossa posse de bola e conseguimos disputar o jogo em todo o campo. Aos 21’ conseguimos marcar o 1x2 (Yuri) e este golo trouxe-nos um grande ânimo e fez-nos acreditar que poderíamos mudar o resultado, no entanto, no último minuto da 1.ª parte perdemos a bola à entrada da nossa área e cometemos uma grande penalidade perfeitamente disparatada, da qual resultou o 1x3.
Entrámos para a 2.º parte confiantes que podíamos continuar a disputar o jogo e evitar a derrota, mas novamente apenas com 35’ de jogo sofremos o 4.º golo e aí começou o descalabro que foi esta 2.º parte. No minuto seguinte apareceu o 5.º golo, em mais uma grande penalidade perfeitamente evitável e aos 3’ surgiu o 6.º golo. Nunca nos conseguimos libertar da pressão feita pela equipa adversária, mas acima de tudo, baixámos os braços, perdemos o discernimento e cometemos demasiados erros que foram sendo penalizados com golos. Nos últimos minutos estávamos literalmente perdidos em campo e desejosos que o jogo terminasse.
Esta foi uma derrota perfeitamente justa mas que nos deixa a sensação, especialmente pelo que fizemos na 1.ª parte, que temos condições para realizar um jogo diferente e com um resultado mais equilibrado.
Este fim de semana para além do inicio do Torneio de Encerramento tínhamos também agendada a participação na Taça Alberto Valente, no Pinhal Novo, no domingo dia 8.
O Treinador: Estêvão Gonçalves
7 de maio de 2011
Infantis A: PALMELENSE F. C. - 14 x Areias - 0
Avaliação colectiva: Rendimento técnico-táctico: 3,8 (1-5); Rendimento físico: 4 (1-5); Disciplina e Espírito Desportivo: 8 (1-10); Média da equipa: 15,8; Melhor jogador: Sérgio.
O próximo e último jogo será no Afonsoeiro, Montijo, no dia 14 de Maio, às 10h30.
O Treinador: Eduardo Pereira
2 de maio de 2011
Iniciados A: Palmelense 1 - 2 Amarelos
26ª Jornada – Palmelense 1 - 2 Amarelos
A última jornada realizou-se em Palmela e opôs a nossa equipa à dos Amarelos.
Participaram os seguintes jogadores: Diogo Lopes (Iniciado B), Gonçalo Marques, Diogo Alves, João Ferreira, Miguel Cândido, André Amaral, Daniel Caleira, Diogo Caleira, Bernardo Silva, Vitor Nunes, Flávio Ribeiro, Pedro Charrão e Renato Ferreira (iniciados B, que devido a lesão não entrou).
Após uma semana de férias, a equipa voltou ao trabalho e numa semana com um jogo de treino com os juvenis e depois de termos ficado em 2º lugar no Torneio do Botafogo (parabéns para toda a equipa e para todos os que participaram) para proporcionar mais motivação, sendo que jogar com o 5º classificado já deveria ser motivação suficiente para mudar esta fase de derrotas e terminarmos este último jogo com um resultado positivo, o que nos dava o 5º lugar. Durante a preparação do jogo (palestra) foram relembrados estes objectivos e outros, no sentido de criar índices de motivação bastante altos bem como a atenção e concentração no início e reinício do jogo. A entrada em jogo foi como se tinha solicitado, com muita mobilidade e dinâmica, motivação/participação e conseguimos uns excelentes 15’ e marcámos primeiro. Caímos um bocado fisicamente e baixámos o nível de produção nos últimos 20’ da 1ª parte e sofremos o empate a 12’ do fim. No intervalo foram frisados os aspectos a melhorar – mais circulação de bola, não falhar o 1º passe de organização, etc e assim iríamos marcar. A 2ª parte começou de uma forma desconcentrada e sofremos o 2º golo logo ao 2’, o que poderia ter sido o descalabro total, mas não foi. Acordámos e produzimos muitas situações de finalização (algumas de 1x0+GR), mas não conseguimos marcar. O tempo ia chegando ao fim e nós continuávamos a lutar com bastante dignidade mas com alguns arrufos para o Sr. Árbitro, o que nos levou a apanhar um amarelo (atenção Diogo Caleira, a parte disciplinar também faz parte do jogo). Nos descontos, praticamente nos últimos segundos, aconteceu o impensável, o jogador Miguel Cândido, depois de ter sido insistentemente avisado, continuou a discutir com o árbitro auxiliar e apanhou cartão vermelho directo, o que poderá ter deitado a perder o Troféu de Disciplina, consoante os pontos negativos a atribuir por essa situação. Num acto completamente irreflectido e frustrado com toda a situação, pois tinha avisado o jogador várias vezes, dei uma palmada no banco de suplentes partindo o acrílico. Assumi a minha responsabilidade pelo acto com o responsável do campo e peço desculpa a toda a instituição do Palmelense Futebol Clube.
Resultado final: 1-2.
Terminámos o Campeonato num honroso 7º lugar, mas o último quarto foi muito insuficiente.
Relembro a equipa, que ainda temos o nosso Torneio de Iniciados – 4/6/11 e que alguns jogadores vão participar nos Jogos do Futuro (Jogos de Selecção de Câmaras) na Academia do S.L. Benfica no último fim de semana de Maio.
O Treinador: Paulo Lixa