11 de maio de 2011

FUTEBOL FEMININO






Nas duas últimas jornadas da Taça de Promoção Nacional, deslocámo-nos a Frielas e recebemos o Bobadelense. No 1º jogo, numa jornada antecipada de dia 1 para dia 24, não pudemos contar com algumas jogadoras, por coincidir com o período de férias da Páscoa. Apesar de demonstrarmos maior resistência específica de jogo, o peso e força das adversárias aliados às várias alterações que fomos forçados a promover na equipa contribuíram para a derrota por 4 bolas a 1. De destacar, pela positiva, que após termos que substituir por lesão a guarda-redes adaptada (Pisco) e de nos últimos 10 minutos termos jogado com menos uma jogadora, por lesão da Filipa, a atitude final foi ofensiva, com a equipa a não se encolher, jogando em profundidade, terminando o jogo com pressão alta.


Na última jornada, disputada no Complexo Municipal, antecipada de dia 8 para dia 1, recebemos o Bobadelense, numa das nossas melhores exibições colectivas. O resultado final de 3 a 2, não reflecte a supremacia e domínio de todas as fases do jogo que demonstrámos ao longo dos 90 minutos. Inclusive, após tantas oportunidades para ampliarmos o marcador, o Bobadelense acabou por conseguir os 2 golos, nos últimos 15 minutos, o último já nos descontos. Curiosamente os dois resultaram de duas substituições nossas, que pela especificidade desconcentraram a equipa e adeptos do jogo, focando-se no apoio às atletas e colegas.




Com esta vitória, terminámos a Taça de Promoção Nacional com 4 Derrotas, 2 Empates e 1 Vitória. Nos dois empates concedidos merecíamos os três pontos. No entanto, neste ano de estreia, estes 7 jogos foram tijolos importantes para o nosso crescimento. Terminando em 7º lugar da série C, constituída por 8 equipas, é curioso e motivador verificar que num conjunto de 21 equipas das três séries, ocupamos a 14ª posição. Esta ordenação foi realizada com base na média de pontos, vitórias e golos. Da nossa série 4 equipas ficaram nas 10 primeiras, demonstrando um maior equilíbrio entre as equipas da série. A ineficácia relatada em vários balanços anteriores reflecte-se nos 6 golos marcados, apenas com duas equipas com menos golos. Defensivamente, os 15 golos sofridos colocam 7 equipas mais batidas do que a nossa, incluindo a UD Ponte Frielas, que na época passada se encontrava na 1ª divisão.




Neste momento encontramo-nos já a preparar a próxima época, participando dia 14 de Maio num Torneio de Futebol de 7 e dia 4 de Junho no 2º Torneio de Futebol Feminino organizado pelo Palmelense FC.



O futuro parece-me risonho, tudo depende apenas de nós. É hora de reflectirmos sobre esta primeira época e de nos mentalizarmos que só trabalhando um dia mais do que outro conseguiremos continuar com esta evolução notável. É bom que não se esqueça como tudo começou, quantas jogadoras “acertavam” na bola, quantas boladas e dificuldades ultrapassámos no Lisboa Cup, para que não se menospreze o trabalho e esforço dispendido por estas atletas. É claro que há muito mais a aprender, pois esse é um ciclo que nunca se encerra. Obrigado por todos os momentos, por todas as vivências e experiências que contribuem também para a minha evolução e aprendizagem do treino e do jogo.



Para os mais cépticos quanto ao Futebol Feminino no nosso clube e para vizinhos que apregoavam o nosso fim, neste final de época contamos com 26 jogadoras e ao que parece a tendência dos números é ascendente.


Parabéns a todas!



O Treinador,
Ricardo Lopes

1 comentário:

Unknown disse...

O futebol feminino no Palmelense foi uma aposta ganha. A evolução foi grande mas ainda há muito trabalho a fazer. Conseguiu-se uma equipa unida e com um espírito de camaradagem muito grande, factores fundamentais para na próxima época se conseguir melhores resultados. Todos estão de parabéns treinador, jogadoras e familias que sempre estiveram presentes.