1 de dezembro de 2008

Palmelense F. C. B x Ermidense (1 – 0)

2.ª jornada do Campeonato Distrital de Iniciados da 2.ª Divisão – 30/11/2008

Finalizámos a primeira volta do campeonato vencendo merecidamente o Ermidense, num jogo que contou com a participação do Afonso, António, Benny, Bruno Santos, Dani, Diogo Araújo, Diogo Silva, Fábio, João Ramos, Luís Gaspar, Martim, Miguel Gonçalves, Pedro, Ricardo Ferreira, Rodrigo Pereira, Tiago Moço e Vasco.
Este jogo teve várias particularidades. Na véspera dois jogadores adoeceram o que motivou a convocatória extraordinária de outro jogador. No dia, um dos jogadores apresentou-se com dores num pé e um outro chegou bastante atrasado. Mas também houve aspectos positivos: o Tiago Moço jogou como titular na baliza pela primeira vez e o João Ramos foi o 24.º jogador a estrear-se em jogos oficiais esta época (regressou recentemente aos treinos após prolongada lesão).
Contrariamente aos últimos jogos, para este experimentámos um novo sistema táctico, atendendo à estratégia definida. O adversário estava em último lugar na classificação e só tinha derrotas pelo que a nossa postura foi de maior risco e de maior adiantamento no campo, com o objectivo de ganhar a posse da bola mais cedo e de iniciarmos o ataque mais próximo da baliza adversária; daí o GR–4–4–2 com os quatro médios em losango, deixando os corredores laterais mais livres para a progressão dos defesas. O modo como os jogadores e a equipa interpretaram as orientações foi razoavelmente cumprido; todavia, como tivemos menos espaço do que o habitual e a equipa adversária tinha maior concentração defensiva, as várias situações de algum perigo construídas, pouco inquietaram o guarda-redes contrário, que defendeu três dos nossos seis remates na primeira parte. Defensivamente estivemos bem pois raramente o Ermidense conseguiu chegar com perigo perto da nossa área mas, ainda assim, teve uma oportunidade de golo.
Na segunda etapa, apesar de termos mantido o mesmo sistema táctico, ainda que com alguns intérpretes diferentes, mudámos ligeiramente a estratégia, ou seja, recuámos mais no campo de modo a darmos mais vezes a iniciativa ao adversário e obrigá-lo a subir no terreno; deste modo, conseguimos ganhar mais espaço para progredir nas costas dos defesas e, assim, criar mais oportunidades de remate e de golo. Conquistámos mais cantos, realizámos mais remates, oito, e ganhámos dois livres junto à área, em que no primeiro (frontal à baliza) o guarda-redes fez uma espantosa defesa para canto e no segundo (lateral à área) na sequência de um remate de cabeça novamente defendido, efectuámos a recarga com êxito. Depois deste merecido golo, continuámos a dominar o jogo e tivemos ainda mais três claras oportunidades de golo. O nosso guarda-redes praticamente só jogou com o pé, o que revela a qualidade do nosso jogo defensivo com boas entreajudas e compensações, quer no corredor central quer, especialmente, nos corredores laterais.
Foi o nosso segundo jogo sem sofrer qualquer golo e a nossa terceira vitória no campeonato, todas pela margem mínima. Terminamos a primeira volta com dez pontos em oito jogos o que nos confere o sexto lugar na classificação geral.
Não participaram no jogo dois dos 17 jogadores convocados. O próximo jogo será em Palmela, com os Pelezinhos (líder do campeonato só com vitórias), no dia 7 de Dezembro, para início da segunda volta.

O Treinador: Eduardo Pereira

Sem comentários: