7 de dezembro de 2008

Palmelense F. C. B x Pelezinhos (0 – 1)

10.ª jornada do Campeonato Distrital de Iniciados da 2.ª Divisão – 07/12/2008

Iniciámos a segunda volta com a recepção ao líder. Participaram: Afonso, António, Benny, Bruno Carajote, Cristiano, Dani, Diogo Silva, Fábio, João Ramos, Luís Gaspar, Miguel Gonçalves, Miguel Grazina, Pedro, Rafael Queimado, Ricardo Ferreira, Rodrigo Pereira, Tiago Moço e Vasco.


Voltámos a experimentar uma nova estratégia atendendo ao poderio do adversário (oito vitórias em oito jogos, várias goleadas e um nível técnico-táctico claramente superior às restantes equipas), que se traduziu no GR-4-4-2 com os dois avançados “abertos” a procurarem “prender” os defesas laterais e o reforço do meio-campo com quatro jogadores em oposição ao forte trio adversário. Esta estratégia e sistema táctico vieram a revelar-se adequados porque na maior parte do jogo, sobretudo nos primeiros três quartos, a equipa adversária teve dificuldades em ultrapassar a nossa organização defensiva, apesar de ter tido algumas oportunidades de golo não concretizadas, umas vezes por demérito dos seus rematadores e outras por mérito dos nossos defensores, em especial do guarda-redes. No primeiro tempo, apesar de termos sofrido o golo aos 4 minutos, a equipa manteve-se unida. Em termos ofensivos, chegámos poucas vezes com perigo à área e baliza adversárias e apenas rematámos por três vezes. Conseguimos sair do terço defensivo razoavelmente bem e transportar a bola para o segundo terço, só que na maioria das vezes não conseguimos entrar com a bola conduzida no terço ofensivo.

Na segunda parte mantivémos o mesmo sistema táctico, mas com três novos jogadores, que reforçaram o meio-campo. Os Pelezinhos também refrescaram a equipa e procuraram dar mais velocidade ao jogo e empurrar-nos para mais próximo da nossa baliza. Criaram mais oportunidades de golo, conquistaram mais cantos e enviaram por três vezes a bola à barra, para além dos vários remates defendidos pelo nosso guarda-redes. Esta postura mais ofensiva deu-nos também um pouco mais de espaço para contra-atacar e, por isso, conseguimos chegar mais vezes ao terço ofensivo, ganhar alguns cantos e, consequentemente, rematar mais vezes – 7 – o último dos quais já no tempo de compensação que nos daria o empate que seria, de todo, injusto atendendo à superioridade da equipa adversária. De qualquer modo, foi um jogo bem disputado, de grande empenho e luta, atendendo ao estado pesado do relvado mas nem sempre bem jogado, em termos ofensivos, pela nossa equipa. Os centrocampistas não estiveram tão bem nos segundos 35 minutos. Não participaram no jogo três dos 18 jogadores convocados. O próximo jogo e último de 2008 será em Ermidas, no dia 14 de Dezembro.
O Treinador: Eduardo Pereira

Sem comentários: