Benjamins A
Quintajense F.C – 3 x Palmelense F.C. - 1
9.ª Jornada,
Quinta do Anjo, 18 de Dezembro de 2010
Participaram neste jogo os seguintes jogadores: Xavier, Daniel, Afonso, Alexander, Duarte, Bernardo, Ricardo, Alexandre, João Tomas, João B. e Hugo.
Disputámos o nosso nono e último jogo da primeira fase do campeonato distrital de Benjamins A,
Na Quinta do Anjo, onde o Quintajense F.C. só tinha perdido um jogo, adivinhava-se um encontro bastante complicado para o Palmelense F.C..
Tentámos por em campo tudo aquilo que ao longo destes meses vimos aperfeiçoando nos treinos e que com o decorrer dos jogos fomos melhorando
Entrámos bem no jogo, com algumas jogadas de contra ataque, principalmente pelo corredor central onde tínhamos apostado tudo no nosso processo ofensivo, com transições rápidas e tentando explorar alguma falta de concentração do adversário.
Com o final do encontro e com o Quintajense a levar a melhor sobre nós mais não nós resta do que felicitar toda a equipa pelo excelente trabalho realizado até á altura.
Mais e emocionantes jogos nos esperam na segunda fase do campeonato onde tentaremos sempre e mais, mostrar o trabalho realizado por estes fantásticos jogadores.
Como não poderia deixar de ser, ums votos de umas boas festas, que o natal seja hoje e sempre com alegria e paz para todos são os mais sinceros votos que desejo a todos aqueles que fazem parte da família Palmelense.
Avaliação colectiva: Rendimento técnico-táctico: Bom ; Rendimento físico: Bom; Disciplina e Espírito Desportivo: Bom.
O Treinador, Nelson Guerreiro
Depois de duas derrotas pesadas sofridas nos dois últimos jogos, em que defrontámos duas das equipas mais fortes deste campeonato, queríamos neste jogo voltar às vitórias e terminar este ano da melhor maneira. Apesar de irmos defrontar uma equipa que ainda não tinha conseguido vencer nesse campeonato, sabíamos que para conseguir o nosso objectivo teríamos de manter uma boa organização e um correto posicionamento em campo, funcionar como equipa, ser agressivos defensiva e ofensivamente, para além de termos de nos conseguir adaptar ao terreno pelado.
Entrámos muito bem no jogo, muito concentrados, a conseguir recuperar rapidamente a bola quando não a tínhamos em nossa posse e fruto desta boa entrada marcámos o primeiro golo aos 53 segundos (Sérgio). Um excelente golo fruto de uma boa triangulação e boa movimentação coletiva, mas já antes deste golo tínhamos criado uma oportunidade para marcar. Mantivemos a boa atitude e esta primeira parte foi jogada quase exclusivamente no nosso meio campo ofensivo. Conseguimos marcar mais dois golos, aos 5 minutos (Vitorino) e aos 14 minutos (João), mas mais do que isso dispusemos de um grande número de oportunidades para marcar mais golos, tendo pecado apenas na finalização. Durante a primeira parte fizemos 13 remates, sendo 12 deles na direção da baliza, para além de termos conquistado 8 cantos, por outro lado o David apenas tocou na bola em 3 ocasiões.
A 2.ª parte já não foi tão boa. À semelhança do que se passou nos últimos minutos da 1.ª parte não estivemos tão concentrados, começámos a perder o nosso posicionamento, especialmente sem bola, ofensivamente quisemos resolver individualmente em vez de o fazer coletivamente e quando perdíamos a bola fomos muito pouco agressivos e muito lentos a recuar no terreno. Fizémos o 4 x 0 aos 31 minutos (Daniel), um golo cheio de sentido de oportunidade, no entanto sofremos um golo no minuto seguinte e este golo deu alento à equipa adversária. Dispusemos de várias oportunidades para fazer mais golos, fizemos 9 remates, mas apenas 2 na direcção da baliza, mas como o jogo estava muito aberto e demos demasiado espaços a equipa adversária aproximou-se mais vezes da nossa área e os últimos 5 minutos foram algo intranquilos para nós. Sofremos o 2.º golo aos 47 minutos e cometemos uma grande penalidade já nos descontos, que o David acabou por defender (repetindo a defesa da semana anterior).
Foi uma vitória totalmente justa, com coisas muito boas, mas também com alguns erros que não devemos repetir. Foi uma vitória importante para terminar o ano da melhor maneira e uma vitória que já merecíamos pelo que temos feito.
Chegámos a este jogo depois de uma semana muito complicada, pois devido ao mau tempo não pudémos realizar qualquer treino e cerca de 50% dos jogadores esteve, e alguns ainda estão, constipados. Apesar destes contratempos entrámos muito bem no jogo e durante quase toda a primeira parte, especialmente durante os primeiros 15 minutos, fizemos um excelente jogo, tendo a equipa conseguido interpretar o que tinha sido pedido. Em termos defensivos conseguimos organizarmo-nos bem, quando perdemos a posse de bola recuperámos bem as nossas posições e fomos agressivos na luta pela posse de bola. Ofensivamente fizemos dos nossos melhores jogos, tendo as progressões no terreno sido feitas com constantes trocas de bola como tem sido treinado e pedido e não individualmente como tem sido hábito nos últimos jogos. Tivemos oportunidade de inaugurar o marcador, acabámos por empatar depois (David Alves) justamente e podíamos ter feito mais golos. Nos últimos 10 minutos não conseguimos manter a mesma qualidade de jogo, começámos a dar mais espaços ao adversário, mas principalmente começámos a sair “à queima” ao jogador com bola e facilitámos desta forma o seu trabalho, sendo o resultado ao intervalo (1x3) algo injusto para o que tínhamos feito durante os primeiros 25 minutos.
A segunda parte foi totalmente diferente, infelizmente para nós para pior. Acumulámos erros em termos de posicionamento, sendo a recuperação quando perdemos a posse de bola cada vez mais deficiente. Recuperámos na maioria das vezes a passo, fomos cada vez menos agressivos na luta pela posse de bola, o que originou diversas situações de inferioridade numérica do(s) nosso(s) defesa(s) e de 2 e 3 jogadores aparecerem isolados frente ao David. Este mau posicionamento e a crescente falta de atitude competitiva fez com que ofensivamente deixássemos de funcionar bem, conseguindo apenas criar perigo em lances de contra ataque, os quais não conseguimos concretizar. A maioria dos golos sofridos foi demasiado consentida, sendo a resposta às adversidades muito má. A exemplo da jornada anterior baixámos os braços, deixámos de lutar e isso reflete-se no avolumar do resultado, especialmente nos últimos minutos de jogo.
Temos que continuar a trabalhar para melhorar individual e coletivamente, tendo a consciência que independentemente do resultado ser mais ou menos nivelado devemos sempre manter os nossos princípios de jogo e a nossa organização como equipa, sendo determinante manter os níveis competitivos durante todo o jogo, mas essencialmente nunca perder o prazer em jogar.
Partíamos para este jogo conscientes das dificuldades que nos esperavam pois iríamos defrontar uma equipa que tinha conseguido vencer todos os jogos que realizou. No local deparámo-nos com mais uma dificuldade para além da equipa adversária, uma vez que o relvado se encontrava bastante enlameado e com muitas poças de água. Se as condições eram e são sempre iguais para as duas equipas, não servindo de desculpa para nada, acabam sempre por condicionar mais a equipa constituída por jogadores menos fortes fisicamente, como é o nosso caso, e nós neste jogo nunca nos conseguimos adaptar ao estado do relvado.
Nos vários jogos que realizámos acabámos sempre por ter uma história diferente entre a 1.ª e a 2.ª parte desses jogos, no caso deste jogo temos que separar os primeiros 40 minutos dos últimos 10.

Este resultado (7 x 0) acaba por ser inteiramente justo e por refletir a superioridade da equipa adversária, principalmente na 2.ª parte. Perdemos contra uma equipa que nos foi superior em todos os capítulos do jogo, no entanto a nossa atitude nos últimos 1º minutos acabou por facilitar e agravar essa superioridade. Resta-nos levantar a cabeça e continuar a trabalhar para sermos cada dia melhores, procurando aprender com os nossos erros e sobretudo crescermos nas adversidades, não deixando que elas nos abatam e procurando sempre reagir ao insucesso.
No próximo sábado, dia 4, aproveitamos o facto de folgarmos para o campeonato e realizaremos um jogo treino com o V. Setúbal, às 16h00, em Palmela.