15 de outubro de 2007

Escolas A - 1.ª Jornada – PALMELENSE F. C. 3-8 PINHALNOVENSE



CAMPEONATO DISTRITAL DE ESCOLAS – 2007/2008
1ªFASE - SÉRIE E

1.ª Jornada – PALMELENSE F. C. x PINHALNOVENSE

Neste sábado, 13 de Outubro, estreou-se a nossa equipa de Escolas A em competições oficiais defrontando o Pinhalnovense na 1ªJornada da 1ªFase do Campeonato Distrital.. Os participantes foram os seguintes: Alex, Rodolfo, Miguel, Diogo Marques, Diogo Lopes, Tiago (cap), Martim, Pedro, Bruno, P. Pina, J. Petinga e Daniel.
A nossa equipa evidenciou muita ansiedade inicial e nervosismo acumulado durante toda a partida. Exemplo disso foram os primeiros 15 minutos em que não realizamos qualquer remate e as acções ofensivas regravam (insistentemente) por tentativas de lances individuais, situação aproveitada por um Pinhalnovense mais agressivo e objectivo…que alcançou o 5-0 nesse espaço de tempo.


Após esse quinto golo, o Palmelense despertou. Nivelou o jogo, marcou o ritmo do adversário, começou a apoderar-se do meio campo e a utilizar o colectivo nas suas transições ofensivas. Durante o restante 1ºtempo e a totalidade da 2ªparte o jogo tornou-se mais equilibrado, com o nosso Palmelense a mostrar o seu real valor. No entanto, com toda a agitação que aquele inicio criou, os nossos atletas apenas conseguiram um parcial de 3-3 nesses 35 minutos…e assim perderam esta primeira jornada por 8-3.



Uma nota final de análise. No seguimento do desenrolar dos acontecimentos do jogo em causa iremos, durante a semana, analisar em conjunto com os atletas a melhor forma de gerir os níveis de instabilidade emocional, provocados pelos estímulos internos e externos a que estes são expostos durante o jogo. Iremos provocar uma observação conjunta ao nosso comportamento, uma discussão sobre as razões para ocorrerem situações de agressividade excessiva e como agir perante essas situações…incutindo sempre aquelas que são as nossas regras principais, regidas por objectivos pedagógicos próprios num ambiente de total desportivismo e companheirismo para com qualquer adversário. Nunca nenhum responsável da Escola de Formação Palmelense alguma vez incitará qualquer um dos seus jovens à violência!...

Na próxima jornada, dia 20 de Outubro, a nossa equipa de Escolas A desloca-se a Setúbal para defrontar a equipa do Vitória de Setúbal.
Venha apoiar a sua Equipa e o seu Filho!

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar do resultado desnivelado ficou na retina de quem assistiu ao jogo, alguns lances ofensivos bem conseguidos, especialmente na 2ª parte e a postura sempre correcta dos nossos jovens atletas que mesmo quando o resultado se apresentava mais adverso nunca cederam á tentação de everedar por um estilo mais duro ou de discutir com os colegas.
Tudo isso augura boas perspectivas para os próximos jogos.