14ª Jornada – ERMIDENSE X PALMELENSE
Nesta última jornada do Complementar, deslocámo-nos a Ermidas para defrontar o Ermidense.
Mais uma vez todos os atletas foram convocados a estar presentes neste jogo, para que todo o grupo celebrasse a última jornada de um Campeonato do qual saímos vencedores. Infelizmente, a participação acabou por ser inferior aquela que prevíamos, o que pessoalmente me deixou bastante insatisfeito. Assim, participaram nesta partida os seguintes atletas: Alex, Rodolfo, Patrício, Miguel, Tiago, Renato, Pina, Pedro, Bruno, Martim, Diogo e Daniel.
Durante a semana foi invocada a importância de, apesar de já sermos vencedores do campeonato, mantermos o respeito pelo adversário enfrentando o jogo com o máximo de empenho e manter a responsabilidade de dar uma imagem de organização e atitude que foram a marca do nosso grupo neste Complementar.
Durante os primeiro 5 minutos tivémos dificuldade em nos adaptarmos à superfície de jogo, em anular o jogo directo do adversário e criar situações ofensivas apoiadas. O adversário entrou com uma postura combativa e uma grande vontade de conquistar, assim como aconteceu no jogo da primeira volta. Só que esta atitude, se não for realizada com algum discernimento pode criar desequilíbrios na zona defensiva. Assim, após esse tempo de adaptação, a nossa equipa começou a ganhar a posse de bola mais cedo, a colocar o jogo no chão e através de ataques apoiados rápidos atingiu o último terço de terreno adversário em igualdade ou até vantagem numérica. Nos seguintes 15 minutos alcançamos um parcial de 3-0 (1 do Pedro e 2 do Bruno).
Nos últimos 10 minutos desta primeira parte, através de lances ofensivos de jogo aéreo ou individual o nosso adversário conseguiu marcar dois golos (um de livre directo e outro após vários ressaltos na entrada da nossa área), intercalados por mais um golo nosso (Pina).
Na segunda parte a equipa controlou defensivamente a totalidade das acções ofensivas do adversário, criou inúmeras possibilidades de golo através de circulações e combinações ofensivas muito aprazíveis. No entanto, fomos piores na concretização e apenas conseguimos mais um golo (Patrício).
Terminámos este Campeonato Distrital de Escolas, Fase Complementar Série D no 1ºLugar. Alcançamos 12 vitórias, 2 empates e não perdemos qualquer partida. Tivemos a melhor defesa com 16 golos sofridos e o segundo melhor ataque com 64 golos marcados. Terminámos esta fase da nossa época, após torneios, jogos treino e Complementar terminados, somando 6 meses em que apenas perdemos um jogo, com o Sporting C.Portugal. Mas no meio destes números todos, ganhámos algo muito mais importante (aqui vai o mini-discurso que foi pedido no caminho!).
Criámos um grupo disciplinado, com hábitos correctos e rigorosos. Lutámos por uma coesão e alegria válidas. E conseguimos aprender o que é necessário para ser empenhado e dedicado a um grupo, acima de nós próprios. A sua evolução poderá servir de orgulho ao trabalho realizado na nossa Escola de Formação. E à medida que a época foi avançando tal foi o contágio deste ambiente tão saudável, que o nosso plantel foi aumentando gradualmente, com a presença de cada vez mais familiares nos jogos! Para eles também o nosso agradecimento e Parabéns! Os petiscos estiveram sempre maravilhosos! J (Ainda não acabou a época!)
Carlos Duarte
(Treinador Escolas A)
Sem comentários:
Enviar um comentário