19 de maio de 2008

Escolas A: Torneio Futsal Festa do Avante



TORNEIO DE FUTSAL FESTA DO AVANTE

PALMELENSE X PELEZINHOS

Neste Domingo, para dar actividade aos atletas não utilizados no dia anterior, aceitámos o convite para um torneio de Futsal que decorreu no Pavilhão do Comércio e Indústria. Assim, foram convocados os 5 atletas que não tinham jogado no fim-de-semana, ao qual se juntaram mais 5 que iriam repetir a presença do dia anterior, como forma de compor o grupo. Infelizmente, elementos acabaram por não se disponibilizar para participar e faltaram, acabando por reduzir o grupo a 8 atletas: Diogo Lopes, Diogo Patrício, Tiago, João Petinga, Pedro Neves, Pedro Pina, Mário e Daniel.

O quadro competitivo dava-nos a possibilidade de apenas necessitarmos de vencer um jogo para estarmos presentes na Final. Nesse primeiro jogo encontrámos a equipa dos Pelezinhos. Equipa que tínhamos encontrado na 1ª fase, em Novembro, e com a qual tínhamos perdido, possibilitando a sua classificação para a 2ªfase à nossa frente.

Mostrámos uma organização e maturidade, uma adaptação e versatilidade de movimentos ofensivos e defensivos, que quase parecia que os nossos atletas andavam a treinar Futsal desde o início da época. Mantivemos o nosso guarda-redes muito bem protegido, optando por juntar o grupo de 4 atletas na linha do meio campo, reduzindo o espaço para as transições ofensivas do conjunto adversário. Muitas vezes obrigámos o nosso adversário a fazer remates de meio campo, tal era a frustração de não ultrapassar o nosso meio terreno com espaço. Pelo contrário, os nossos ataques eram mais dinâmicos e criámos várias situações de 1 contra o guarda-redes. No entanto, a nossa capacidade de finalização apenas nos possibilitou marcar um golo (Tiago), já no decorrer da segunda parte. No último minuto, o nosso adversário teve uma boa oportunidade de empate, mas a sorte esteve do nosso lado nesse único momento de real desequilíbrio na nossa área. Vencemos o jogo por 1-0 e passámos à Final.

 

PALMELENSE X CHESETÚBAL

O adversário da final era o CheSetubal, equipa que desconhecíamos em termos de competições distritais, mas onde nos saltou de imediato à vista as diferenças físicas em relação aos nossos atletas. Viemos a perceber no final, que era a única equipa do Torneio que detinha jogadores nascidos em 1996 e 1995 (Infantis).

O jogo do CheSetúbal era pouco atraente e pouco fluído. No fundo, todos os momentos defensivos que passámos durante o jogo, foram a tentar contrariar os lances aéreos do adversário. O exagero neste tipo de jogo era tal, que todas as situações de transição do adversário eram através de passes longos e altos. Pontapés de baliza, livres em qualquer local do campo, lançamentos laterais desde o seu reduto defensivo (que no futsal são realizados com o pé), tudo era razão para colocar a bola pelo ar. Desta forma, tivémos dificuldades pois tínhamos desvantagem em altura e em força. Em termos ofensivos conseguíamos facilmente encontrar espaços através de eficazes trocas de bola, mas o modo de jogar do adversário tirava-nos muito tempo de posse de bola. Assim, sofremos 3 golos de lançamentos de linha lateral directos para a área. Apenas concretizámos por duas vezes (2 golos  do Daniel), através de dois lances colectivos estupendos. Nos minutos finais, já com o nosso guarda-redes colocado a meio campo, podíamos ter reduzido a desvantagem ou até empatar, mas não tivémos sucesso.

Assim, perdemos o jogo por 4-2 e terminámos em 2ºLugar do Torneio. Um honroso lugar, tal foi o nosso comportamento no primeiro jogo e a desvantagem em relação ao adversário directo que lutou pelo 1ºlugar.

De retirar a exibição do grupo nesta adaptação ao FutSal. foi em todos os seus momentos, uma apropriação das destrezas necessárias a um jogo diferente, de nota muito elevada. Parabéns a todos os participantes! E, o grupo não me leva a mal se eu der os Parabéns especiais ao Diogo Lopes. De jogador ofensivo no futebol de 7, a guarda-redes no Futsal…com duas exibições fantásticas! (Muitos Parabéns Diogo! Pela coragem e empenho!)

No próximo Sábado iremos receber, no Complexo de Palmela, o Lavradiense, que trará uma mescla de atletas Infantis e Escolas, para mais um jogo treino de preparação à Copa Foot 21.

 

O treinador Carlos Duarte

Sem comentários: