5 de outubro de 2008

Torneio quadrangular de Pré-Escolas

BARREIRO, 4 DE OUTUBRO DE 2008

O escalão de pré-escolas e minis trabalha há 5 semanas, mas só há duas semanas em duas turmas separadas. Possui neste momento 33 jogadores, dos quais 2 têm idade de Escolas C, 16 idade de Escolas D (pré-escolas) e os restantes 17 de idade de Escolas E e F (minis).

Devido à impossibilidade que houve de realizarmos um encontro em Setembro (previsto para 27 de Setembro), a primeira actividade da época foi logo a de uma competição onde foi necessário limitar a participação a 12 dos nossos jogadores. Tratou-se de uma competição de pré-escolas, realizada na nova Academia de Futebol do Barreiro, onde estiveram presentes equipas do Barreirense, Sporting de Setúbal, Beira mar de Almada e Palmelense.

Dos 12 convocados compareceram 11 jogadores do Palmelense. Destes 11 apenas um não realizava o seu primeiro jogo na variante de Futebol de 5, o Tomás Pinho. Dos restantes, dois são novos no Palmelense, o Nuno e o Diogo Roberto; 4 ainda têm idade de minis, o Gonçalo Borrego, João Carvalho, André Cancela e João Maria. Participaram ainda o Tomás Silva, João Silva, Fábio Fialho e David Sousa.

Realizamos 3 jogos de 30 minutos cada, onde em que cada um, cada jogador actuou no mínimo 10 minutos. Todos actuaram em mais do que uma posição do habitual sistema de losango. Foi a primeira vez que jogaram neste sistema e já foram poucas as situações em que o avançado vem atrapalhar o defesa, o médio direito vem atrapalhar o médio esquerdo ou o defesa se transforma em 2ºavançado.

Todos os adversários apresentaram-se melhor preparados que nós, uns com jogadores mais altos e fortes fisicamente, outros com jogadores mais desenvolvidos tecnicamente que desequilibraram. Também houve equipas que encararam esta primeira competição da época de outra forma, querendo acima de tudo ganhá-la, o que se traduziu em crianças a não actuarem ou actuarem apenas 2, 3 ou 4 minutos num jogo, mesmo com resultados muito favoráveis. São opções.

No 1ºjogo a nossa equipa actuou muito bem, mas não suportou a superioridade do Barreirense perdendo por 5-0 (2-0 ao intervalo). Só conseguimos ter algum ascendente e criar perigo nos últimos 5 minutos de cada parte, quando o adversário começou a rodar a equipa. No 2ºjogo voltamos a ter uma boa actuação, mas não suportamos a superioridade física do Beira Mar que venceu por justamente por 3-0 (3-0 ao intervalo).

No 3ºjogo, com o Sporting, o cansaço e mazelas existentes obrigaram a uma rotatividade de jogadores e posições mais frequente, o que originou mais erros defensivos e um resultado final de 3-6 (1-3 ao intervalo). Dos golos sofridos, 2 foram auto-golos e dois surgiram no mesmo minuto, quando o jogador que entrou para defesa não percebeu a posição que lhe estava destinada, e em dois ataques do adversário ficamos entregues ao nosso guarda-redes. Positivo foi o facto de ter surgido a festa do golo e logo por parte do Nuno (novo no palmelense) e o João Carvalho (dos mais novos em campo).

Classificação final: 1º lugar para o Sporting, 2º Barreirense, 3º Beira Mar Almada e 4ºPalmelense.

Este torneio confirmou a avaliação que tinha feito do nível actual do grupo, deixou-me satisfeito com o desempenho das crianças do Palmelense e o facto de terem aceite bem os resultados ngativos, sem nunca diminuírem a sua entrega e satisfação. Nestas idades as crianças querem acima de tudo jogar (“treinador quando é que eu entro”), seja para guarda-redes ou avançado.

Como treinador, sou viciado nas vitórias, mas não consigo colocar este meu interesse à frente do compromisso que tenho em possibilitar a todas as minhas crianças aprendizagem, evolução e satisfação pela pratica do futebol.

Na época passada, foi possível dar uma competição regular a todos, com rotatividade de posições, aliando estes factores às vitórias. Este ano será mais difícil atingir o 3º objectivo de forma tão regular.

Na próxima semana organizaremos um encontro com a Escola do Poceirão. Altura para poderem actuar todos os 33. Durante o mês de Outubro ainda teremos outro encontro com a Escola do V.Setúbal e Escola do Sporting.

Sem comentários: