17 de fevereiro de 2008

Escolas A: PALMELENSE 3-2 1º Maio da Varzinha


5.ª Jornada – PALMELENSE  X  1ºMAIO VARZINHA

Nesta jornada recebemos em Palmela, o líder da nossa série do Campeonato Distrital Fase Complementar Escolas A, o 1º de Maio da Varzinha.

Neste jogo participaram os seguintes atletas: Alexandre, Rodolfo, Patricio, Renato, Tiago, Miguel, Pedro Neves, Martim, Pedro Pina, Bruno, Daniel e João Petinga.

Já nos tínhamos encontrado com esta equipa do 1º de Maio duas vezes, durante esta época. Como tal, ambos os conjuntos já tinham tido oportunidade de se analisar mutuamente por 100 minutos. No entanto, os primeiros vinte e cinco minutos mostraram duas equipas bastante concentradas, procurando cometer o menor número de erros defensivos. Ofensivamente, durante os primeiros 10/15 minutos, o nosso Palmelense conseguiu manter uma posse de bola de melhor qualidade. Através de inúmeras alterações de flanco no ataque, conseguimos entrar algumas vezes dentro da área adversária com vantagem numérica. Contudo, parecia que faltava sempre um momento de coragem para arriscar o último passe ou até o remate final. Depois desta primeira metade do primeiro tempo, o 1º de Maio conseguiu alcançar um lance bastante perigoso, a partir do qual conseguiu o canto que lhe possibilitou chegar ao primeiro golo do jogo. Era uma situação que poderia ter ocorrido para qualquer um dos lados, tal era o equilíbrio do jogo.

Durante o que restava da primeira parte, a equipa mais perigosa foi sem dúvida alguma, a nossa. A circulação de bola já não era tão agradável, pois as emoções começaram a tomar conta do nosso grupo. A ansiedade provocou um jogo mais directo. No entanto, isso criou acções ofensivas mais objectivas e rápidas…até que alcançámos o golo do empate (Bruno Ferreira).

O segundo tempo teve duas fases distintas. Nos primeiros quinze minutos tivemos bastantes dificuldades em manter uma posse de bola esclarecida. Pelo contrário, o 1º de Maio criou várias situações de golo nesta fase. Foi o nosso guarda-redes o elemento mais importante desta altura, pois manteve o resultado inalterável, principalmente em dois momentos em que esteve cara a cara com o avançado da equipa contrária (Cada um concentrado no seu lugar é tão importante para o grupo!). Após esta fase, e com algumas alterações operadas para esta etapa final, a nossa equipa voltou a ganhar personalidade, dinamismo, capacidade ofensiva e uma excelente robustez defensiva. Por volta dos 20 minutos conseguimos o segundo golo, através de um livre directo muito bem marcado (Renato Ferreira).

O 1º de Maio procurou responder, mas a nossa equipa não se deixou atemorizar e, embora esta última fase do jogo fosse muito equilibrada, foram os nossos Escolas que conseguiram o terceiro golo, no último minuto do jogo numa jogada individual que demonstrou muita entrega e máximo empenho. (O atleta lutou pela bola, apertado por dois adversários, ganhou o espaço com o corpo, fintou o guarda-redes e marcou o golo) (Parabéns Bruno! Pessoal, acreditem sempre!). Mas, para lembrar que o jogo só acaba quando o árbitro apita, foram dados descontos por momentos de paragem do jogo e este ainda teve mais 5 minutos. Suficientes para o 1º de Maio conseguir o segundo golo, num momento de desconcentração do grupo e ainda conseguir alcançar a nossa área com um livre e um canto, anulados imediatamente pela nossa equipa.

Ganhámos 3-2 e subimos ao primeiro lugar! Foi mais uma mostra de grande evolução de todo o grupo! (PARABÉNS pessoal! Merecemos!). Infelizmente temos ainda de pronunciar dois momentos menos agradáveis: os momentos das lesões do Alex (Uma pisadela que deixou mazela no braço, num lance corajoso) e o Renato (uma fissura ao nível do cotovelo que o vai obrigar a andar de gesso….esperemos que por pouco tempo!). AS RÁPIDAS MELHORAS PARA OS DOIS!

Na próxima semana, a Fase Complementar do Distrital de Escolas tem uma paragem. Iremos receber para jogo treino, no nosso campo, o 1º de Maio Sarilhense.

Carlos Duarte

(Treinador Escolas A)

Sem comentários: