13 de outubro de 2008

1.º TORNEIO INFANTIL - VICTÓRIA SEGUROS

Escolas “B”

No passado Sábado e Domingo participámos neste evento no Estádio do Restelo, em Lisboa, do qual obtivemos uma participação positiva, conseguindo alcançar o 6.º lugar no meio de equipas tão distintas.
Lamentamos as alterações ao Regulamento de última hora, pois causaram atrasos e confusão no horário dos jogos.
À parte do torneio gostaria de deixar uma nota pessoal a técnicos e dirigentes desportivos em geral.
Actualmente, pela participação em diferentes Torneios, preocupa-me o facto de o futebol juvenil correr o sério risco de acumular um conjunto de perdas morais que o descredibilizam socialmente como factor educativo.
Como refere Constantino (1998), os princípios e valores que asseguram o sentido cultural e formativo, têm de estar presentes em todas as dimensões e expressões da prática desportiva e são independentes do rendimento ou sucesso desportivo.
Presentemente algumas pessoas que trabalham com crianças no futebol parecem sobrevalorizar valores mais ligados ao acto de vencer, dando destaque à expressão de Nicholas (1989), “quando ganhar é tudo, fazemos tudo para ganhar”.
Para isso não contem comigo!
O crescimento positivo do futebol juvenil português exige uma mudança de atitude. Se alguém pensa em trabalhar com crianças e ganhar os jogos todos está a pensar em satisfazer objectivos pessoais e a esquecer-se dos objectivos que satisfazem os valores desportivos e os interesses dos atletas, crianças de tenra idade.
Tal como disse recentemente o Vice-presidente da UEFA no encerramento do Euroschools 2008, “O futebol é um desporto colectivo, onde se adquirem valores como o fair-play e o respeito, e onde se aprende a ganhar e a perder".

Agradecemos o convite e foi um prazer participar neste encontro.

O Treinador Daniel

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de aproveitar estas palavras do treinador Daniel, para lhe enviar os sinceros PARABENS!!A forma como encara esta "ARTE" é muito nobre. È nesta filosofia que revejo o meu filho a praticar desporto e a fazer parte das Escolas do Palmelense.
Continuação de um bom trabalho!

Hugo Martins
( Pai Tomas Martins-Escolas C )