1.ª jornada do Torneio Complementar de Iniciados – 29/03/2009
Regressou a competição oficial após um interregno de três domingos em que disputámos dois jogos particulares. Neste primeiro de oito jogos do Torneio Complementar estiveram presentes: Afonso, Cristiano, Dani, Diogo Silva, Fábio, João Madeira, João Morais, João Ramos, Luís Gaspar, Martim, Miguel Gonçalves, Nuno, Ricardo Ferreira, Ricardo Silva, Rodrigo Pereira, Tiago Mendes e Tiago Moço. Faltou o Vasco por doença.
Destaque, em primeiro lugar, para o regresso à competição (em jogos oficiais) do João Morais, após recomeço dos treinos há seis semanas; esteve sem jogar desde Maio de 2008 devido a prolongada lesão. A sua persistência, vontade, motivação e o adequado cumprimento das orientações médicas e de fisioterapia levaram a que hoje tenha tido o prémio merecido de voltar a competir. Parabéns João. É o 29.º jogador (e o último) a jogar oficialmente pela nossa equipa. No primeiro ano em que existe equipa de Iniciados B no Palmelense desde o início da época desportiva, é um facto assinalável ter 29 jogadores inscritos, a treinarem e a competirem.
Quanto ao jogo, hoje realizámos, provavelmente, a melhor exibição desta época. Para este Torneio, definimos uma estratégia marcadamente competitiva, isto é, estamos a treinar com todo o grupo há duas semanas o que nos possibilita realizar treinos mais sistemáticos e metódicos com o objectivo de se construir uma equipa-base mais sólida e coesa, que vá ganhando mais e melhores mecanismos de jogo colectivo, o que não se fez até meados de Março, onde a prioridade foi dar mais experiência de diversos lugares aos vários jogadores, em diferentes sistemas tácticos e dar mais oportunidades de participação na competição a alguns jogadores que, à partida, terão menos possibilidades de fazerem parte da equipa-base.
Deste modo, assente no nosso sistema táctico de hoje (GR–4–4–2), na estratégia que o sustentou e na dinâmica e qualidade da sua interpretação pelos jogadores, realizámos um jogo de grande qualidade, a todos os níveis, o que nos possibilitou ter, em grande parte do tempo, o domínio do jogo e, consequentemente, criar muitas mais oportunidades de golo do que a equipa adversária, em diversas jogadas corridas e na sequência de pontapés de canto e de livres. Ao intervalo vencíamos por duas bolas a zero e fizemos 6 remates, nos primeiros 35 minutos, um dos quais ao poste.
Na segunda parte, após ter substituído um jogador ao intervalo, a nossa maior posse de bola, a linha defensiva muito bem posicionada e a avançar no terreno adequadamente (os avançados adversários caíram cerca de oito vezes em fora-de-jogo) e boas transições ofensivas, possibilitaram-nos ter o controlo do jogo, de tal forma que o nosso Guarda-redes praticamente só efectuou uma defesa (e que grande voo) a um remate à entrada da área. Ao invés, nós efectuámos 10 remates, dos quais três aos postes e desperdiçamos, pelo menos, mais duas flagrantes ocasiões antes do terceiro golo já perto do final. Jogaram 15 dos 17 jogadores presentes. Vitória merecida e por uma diferença adequada.
O próximo jogo será com o Grândolafoot, no dia 5 de Abril, às 11 horas, no nosso relvado em Palmela, para a 2.ª jornada.
O Treinador: Eduardo Pereira
1 comentário:
Porque é que o Madeira não jogou? o miudo é uma mais valia para o clube...
Enviar um comentário