Como forma de manter o ritmo competitivo da nossa equipa de Escolas A, convidámos o Afonsoeirense a realizar um jogo treino no nosso campo, neste sábado 26 de Janeiro.
Neste jogo foram utilizados os seguintes atletas: Alexandre, Rodolfo, Diogo Patrício, Martim, Renato, Tiago, Miguel, David, Pedro Neves, Leandro, João Petinga, Francisco, Pedro Pina, Bruno, Diogo Lopes, Daniel, Mário Ferreira e Miguel Gil.
Foi inicialmente decidido que o jogo iria ser dividido em três partes de vinte minutos cada. Sendo assim, o número elevado de substituições e interrupções provocou também alguma alternância no ritmo do jogo.
Durante a primeira etapa do jogo, os nossos Escolas dominaram o jogo quase por completo. Tiveram uma circulação de bola muito precisa, procuraram quase sempre o conjunto e entraram com muita agressividade nas suas acções defensivas. Em vários momentos deste primeiro período de jogo, a nossa equipa alcançou um nível de êxito dentro das transições ofensivas, do melhor que conseguimos atingir esta época. Chegámos assim, ao primeiro intervalo em que já tinham sido utilizados 11 jogadores, e atingimos uma vantagem de 7 – 0.
Na segunda parte realizaram-se as substituições que permitiram a utilização de todos os jogadores que tinham sido convocados para este jogo. Nesta fase, de certa forma, o ritmo baixou um pouco e o nosso nível de eficácia defensiva foi perdendo consistência. No entanto, conseguimos manter o equilíbrio e manter um bom nível de combatividade na zona central. O número de condições de finalização foram semelhantes para ambas as equipas nesta etapa. O Afonsoeirense conseguiu ganhar algum ascendente, marcando dois golos, aos quais nós conseguimos igualar. Resultado ao fim de 40 minutos era de 9 – 2.
No último período de 20 minutos, voltámos a conseguir manter uma estrutura defensiva forte e aumentar a velocidade das transições defesa-ataque. Infelizmente, o colectivo já não foi tão bem sucedido como nas etapas anteriores e os atletas começaram a apostar mais no individual. Criámos hipóteses de golo, mas as perdas de bola que este tipo de opção alimentou, tornou possível ao adversário realizar contra-ataques em que conseguiam chegar ao último terço de terreno com igualdade, ou até vantagem, numérica. Assim, chegámos ao final do jogo com um resultado final de 12 – 4, a nosso favor.
Acima de tudo foi um jogo importante para observar a atitude, comportamento e responsabilidade competitiva do grupo, pois foi o jogo em que conseguimos ter mais elementos: 18 presenças. (Obrigado pela disponibilidade…e parabéns a todos pela vitória!)
Na próxima semana retomamos a Fase Complementar do Campeonato. Recebemos a equipa de Setúbal, Os Amarelos, líderes do campeonato.
Carlos Duarte
(Treinador Escolas A)
Sem comentários:
Enviar um comentário