12 de janeiro de 2008

Liberdade de Expressão

Como todos sabem este Blog, pretende ser um espaço de divulgação e comunicação aberto entre a Escola de Formação, Atletas, Pais e Amigos.

Aqui tentamos dar conta da vida e actividade da Escola, assim como quando necessário é, das nossas dúvidas, criticas e sugestões.

Tentamos que seja o mais aberto e participado possível, mesmo perante as criticas, até quando as consideramos injustas ou até descabidas.

Aliás é também das criticas, boas ou más, que se faz uma boa Escola de Formação, como é nosso objectivo. E por isso todas elas, as criticas, as sugestões, os reparos, e até por vezes os aplausos, são sinceramente bem-vindas!

Sabemos que manter um espaço público de discussão é um risco de exposição constante, mas estamos convictos que é um risco que merece a pena ser corrido.
Enquanto moderadores deste Blog, tentamos apenas que os comentários que nos chegam e publicamos, sejam correctos e no mínimo educados, pelo respeito que todos merecemos (deste e desse lado)!

Quando nos dirigimos a quem quer que seja, temos de dar o exemplo, e acima de tudo respeitar o(s) nosso(s) interlocutor(s), assim como no campo ensinamos os nossos filhos e jogadores a respeitar os adversários.

Reconhecendo (embora seja discutível) que a obrigação de assinar os comentários possa ser algo "castrador" para um espaço que se quer aberto à Liberdade de Expressão, e por isso não o exigimos para a publicação dos comentários que nos chegam.
É em nome dessa Liberdade de Expressão, que recusaremos os comentários que "resvalam" para a menos educação e respeito que todos merecem.

Deixo-vos aqui um pedido - aberto a todos - comentem, critiquem, aplaudam, participem, sempre!
Quando queiram enviem-nos os vosso textos, fotos, que teremos o maior gosto em aqui fazer publicar.

Este espaço é vosso!

pedro rocha
coordenador geral da EFP


4 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde,

Gostaria de aproveitar para fazer uma critica, e gostava que fosse vista como uma critica constructiva e não como um "deita abaixo". O meu filho joga nas escolas B e eu tenho reparado nele um certo decontentamento e falta de motivação no que ás convocatórias diz respeito. Eu sei que existe sempre o objectivo de ganhar, mas nestes escalões penso que é mais importante promover a motivação e espirito de equipa em todos os jogados, independentemente das capacidades técnicas de cada um. Para ter uma ideia mais profunda eu dei-me ao trabalho de fazer uma tabela com os nomes de todos os jogadores e as respectivas convocatórias, com a conclusão que existem jogadores que são sempre convocados (7), outros que são quase sempre(5 e 6) convocados, e depois outros que têm 2 ou só 1 convocatória. Eu penso que mesmo com um grupo de 20 Jogadores mais 2 guarda-redes é perfeitamente possivel gerir as convocatórias da maneira que todos tenham as mesmas oportunidades, mantendo a motivação mais elevada no grupo, e se calhar os resultados até seriam melhores, é só ver os resultados da pré-época onde era dada a oportunidade a todos. Tenho ouvido falar em comentários do genero, "eu só passo a bola a este e aquele...". Por acaso esse comentário até veio de um jogador com convocatória assidua, isto deve dar que pensar.
Não vou assinar com o meu nome, porque não quero que o meu filho seja prejudicado com isto, mas se o Sr. Pedro o desejar, poderemos conversar sobre o assunto.

Escola de Formação Palmelense disse...

Não devemos ter nunca "medo de assinar" quando tratamos os assuntos de frente com a certeza de que nem quando não o fazemos da forma correcta, nunca serão os filhos os prejudicados!

É assim que podemos evoluir, e terei todo o gosto em falar consigo, analisar em conjunto as situações, e discutir as razões e intervenções que nos assistem.

assim que possa contacte-me, já sabem onde eu e todos nós estamos.

obrigado

pedro rocha

Escola de Formação Palmelense disse...

Em primeiro lugar, devo referir que é com imensa tristeza que vejo o seu comentário, não pelo valor do mesmo que não está em causa, mas pela forma
em que foi efectuado, pois acho que antes deveria ter-se informado melhor e procurado demonstrar e esclarecer os seus pontos de vista com o treinador desse escalão (desde o inicio sempre me mostrei disponível para ouvir e conversar com os pais dos meus alunos). Sempre achei e continuo a achar que se um pai tem o seu filho numa escola e não está satisfeito ou tem alguma dúvida sobre o trabalho desenvolvido com o seu educando deve contactar com o professor antes de ir falar com director, é para isso que existe uma linha de comando por
assim dizer, pois certamente as suas dúvidas serão mais facilmente esclarecidas com o professor que tem contacto directo com o seu educando do que
com o director, por outro lado se não está satisfeito com o trabalho realizado pelo professor então sim deve sempre procurar o director, mas nem Jesus Cristo consegui agradar a Gregos e a Troianos e estou certo apesar de ter Jesus no nome que também eu não o conseguirei.
Em relação aos pontos que foca, concretamente à tabela que tem sobre o número de convocatórias, penso que essa deveria ter sido concretizada desde o início da ano pois os números são muito diferentes do que pretende demonstrar
(se quiser posso lhe mostrar). Em relação aos jogos do campeonato talvez não saiba e não tinha nada que saber, mas estas estão sempre condicionadas por vários factores em que lhe posso afirmar que por exemplo devido aos registos na Associação de Futebol de Setúbal nós não começamos o campeonato a poder utilizar todos os alunos pois alguns quando se iniciou o campeonato ainda
não estavam inscritos, assim sendo não podia penalizar os que já estavam inscritos.
Outro ponto em que deveria estar mais atento, que posso já esclarecer é que a equipa é constituída por 21 jogadores de campo e não 20, não é
significativo mas demonstra que por mais atenção que possamos ter, às vezes falta sempre algo.
Concretamente à motivação que fala, todos nós sabemos que a presença nos jogos é uma bela fonte de motivação mas por outro lado também sabemos que a derrota (apesar de não dever ser) é um enorme foco de desestabilização e desmotivação dos alunos, pois ninguém se motiva estando sempre a perder.
Caso não tenha reparado tínhamos terminado o ano civil passado com 4 derrotas consecutivas o que se reflectiu bastante na qualidade dos treinos, pois a cada derrota encontrava os alunos cada vez mais desmotivados, cada vez mais a brincar, cada vez menos concentrados, em suma tudo o que tinham aprendido até então corria o risco de sofrer um grande retrocesso. Compare agora os treinos
de Novembro e Dezembro, com estes de Janeiro e certamente que não pode negar uma qualidade muito superior, uma maior entrega, uma maior vontade de aprender.
Já em relação ao seu medo, por o seu filho ser hipoteticamente "castigado" isso nem se coloca pois quem me conhece e conhece a filosofia da escola de formação isso NUNCA estaria em causa pois contamos com todos e todos são bem vindos.
Desde já espero ter esclarecido algumas das suas dúvidas, mas se tais ainda subsistirem fico a aguardar o seu contacto pessoal.
Saudações desportivas e continuação e de uma excelente época desportiva.

Atentamente Cláudio Jesus (Prof. Escolas "B")

Anónimo disse...

Exmõs Senhores.

Eu tenho seguido os comentários deste Blog, e já agora se me permitem, gostava de deixar tambem o meu. Não sei se as convocatórias têm sido satisfatórias para todos ou não, o meu André por acaso tambem não tem jogado muito, mas entendo que na competição não é fácil gerir as coisas, nesse ponto estou de acordo com o professor Claudio. Já agora, gostava de congratular toda a organização das escolas B e a escola de formação em geral; penso que estão a fazer um bom trabalho, e relativamente aos resultados, é como diz o Paulo Bento, com tranquilidade e muito trabalho os resultados irão aparecer.
Obrigdo por este bocadinho

Gil Teixeira Pinto