26 de abril de 2009

"Escolas B"

EFPalmelense 3 - 6 Luso
Neste Sábado recebemos a equipa do Luso do Barreiro e participaram os seguintes jogadores:
Marcelo, Vítor, Alexandre, João, Filipe, Carolina, Paulo, Xavier, Rodrigo, Gonçalo Pereira, Ricardo e Bernardo.
O jogo em si correu bem, apesar de ser notória a dificuldade que a equipa tem em formar um bloco defensivo sólido, acrescentando alguma ineficácia técnica, resultando daí o elevado número de golos que sofremos.
No entanto há outras aprendizagens que os alunos estão a assimilar, ponto fulcral da formação destes jovens. Nota-se que esta modalidade veicula um conjunto de valores e virtudes aos jovens desta idade. Permite ganhar confiança, eleva a auto-estima, ensina-nos que perder não significa fracasso, sofrer contacto do adversário sem responder nem retaliar, respeitar as decisões do árbitro, mesmo quando são injustas, etc.
A acrescentar entende-se claramente que os momentos dos nossos jogos e treinos, assumem-se como um lugar privilegiado para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando aos jovens a sensação de pertença a um grupo...enfim um vasto conjunto de factores que actuam sobre o crescimento saudável destes jovens, em termos futebolísticos e humanos.
À parte do jogo gostaria de deixar uma mensagem para os adultos que acompanham estes jogos de crianças.
Na maioria dos clubes o desporto para crianças e jovens é hoje organizado e orientado tendo como modelo a prática desportiva dos adultos. Quer isto dizer que os vícios próprios do desporto para os adultos, invadem hoje a prática desportiva dos mais jovens. Um olhar mais atento sobre o desporto para jovens permite-nos verificar um quadro profundamente negro, alicerçado em atitudes incorrectas de treinadores, atletas e pais. É comum verem-se pais a dirigirem todo o tipo de impropérios aos árbitros, treinadores que tratam as crianças como se estas fossem profissionais e jovens atletas utilizando um vocabulário de todo reprovável.
Tudo isto não me faz rir, mas deixa-me preocupado e apreensivo relativamente ao futuro do futebol de formação no nosso país.
Felizmente, nesta Escola de Formação a metodologia não é essa e em termos pessoais salvaguardo acima de tudo os interesses dos jovens jogadores, ensinando-os a gostar de Desporto em vez de os ensinar a gostar apenas de ganhar.
Para a semana vamos jogar a Setúbal contra a equipa dos Pelezinhos.
Treinador Daniel

Sem comentários: