27 de março de 2010

Escolas B - JTreino e Torneio_AValente

JOGO TREINO
(vs "Os Belenenses")

Neste Sábado à tarde convidamos o Belenenses, com um grupo de elementos de excelente qualidade nascidos em 2001, para um novo desafio treino para os nossos Escolas B. Participaram os seguintes elementos:

Diogo, Gonçalo, Xavier, Ana, Martim, Daniel Neto, Daniel Mendes, Beatriz, Hugo e Renato.

Num jogo que decidimos dividir em três partes de 20 minutos, optámos por fazer uma gestão do grupo, procurando entender, com uma distribuição táctica individual e colectiva diferente em cada parte, em que etapa evolutiva nos encontramos, tanto ao nível individual como de grupo.

Assim, no primeiro tempo, o parcial de 0-5 a favor do Belenenses indicava um risco táctico e uma distribuição de funções em que poucos elementos tinham sido capazes de ter um desempenho positivo. (Uma lição que terá de ser melhor estudada!)

Nos restantes 40 minutos, o equilíbrio foi mais notório, acabámos por sofrer mais 4 golos, mas alcançámos uma melhor produção ofensiva e defensiva, e encontrámos nas diferenças de qualidade individual o pormenor que trouxe vantagem ao nosso adversário.

Acima de tudo, voltou a ser um jogo em que demonstrámos uma atitude e um comportamento geral muito positivo. Procuramos sempre ultrapassar os nossos próprios limites, fomos corajosos e esforçados nas acções defensivas e acutilantes nas acções ofensivas. Não conseguimos um golo de honra por mera infelicidade e qualidade do guarda-redes adversário. No geral, consegui uma análise e avaliação muito positiva de vários elementos, perante inúmeros momentos que este dificil desafio nos trouxe. De realçar as nossas duas jogadoras, a Ana e a Beatriz, que neste seu primeiro ano de treinos de futebol de 7, conseguiram rapidamente aliar ao seu empenho extraordinário, uma aprendizagem do jogo que me permite colocá-las perante inúmeras funções, que todas são realizadas com uma qualidade assinalável! Exemplos Para Todos os Restantes Colegas!

Resultado Final: Palmelense - Belenenses (0-9)


-----------------------------------------------------------------------


TORNEIO ALBERTO VALENTE
(vs Pinhalnovense, 1ºMaio Sarilhense e EASporting Setúbal)

A novo convite do Pinhalnovense, voltámos a participar no Torneio Alberto Valente, com uma equipa de cada um dos 4 escalões de futebol de 7, da nossa Escola de Formação. Pelo escalão de Escolas B, participaram os seguintes atletas:

Pedro, Duarte, Dudu, Tiago, Vasco, Afonso, Rafael, Joana, Saraiva, Goulart, Cancela e Neves.

Assim como nos anteriores Torneios que participámos durante esta temporada, voltámos a não entrar bem no primeiro jogo. Muito pouco dinâmicos, muito pouco concentrados, com um espírito de luta muito abaixo do nosso nível normal. É um acontecimento que se repete e que ainda não tivémos capacidade para conseguir contornar. Algo que devemos conseguir melhorar tendo em conta o nosso Torneio da Páscoa, que se aproxima.

...Felizmente, fomos capazes de recuperar desse início frágil, ainda durante a primeira parte desse primeiro jogo. Fomos a tempo de solidificar o nosso espírito defensivo e de alcançar uma dinâmica ofensiva que nos permitiu dar uma imagem positiva do nosso grupo. Contra a equipa da casa, depois desse início débil, conseguimos equilibrar o jogo e, após estarmos a perder por 1-0, conseguimos virar o resultado com dois golos de belo efeito (Goulart, Dudu).

No segundo encontro, com o 1ºMaio Sarilhense, apostámos num sistema baseado numa concentração defensiva eficaz e o lançamento constante de ataques rápidos, aproveitando o desiquilibrio numérico do adversário no seu reduto defensivo. Apesar das críticas finais à nossa opção de sistema para este jogo, assumo a minha decisão, como uma forma lúcida de analisar o desafio...e dessa forma, alcançámos um bom desempenho e uma vitória, com dois golos de contra-ataque (Neves x2).

Partimos para o terceiro jogo, com a EAS Setúbal, como se de uma final se tratasse. Na verdade, quem vencesse esse jogo, seria o vencedor o Torneio. O nosso adversário mostrou uma solidez bastante válida e uma criatividade ofensiva que nos trouxe inúmeras dificuldades. Foram justos vencedores da partida, consequentemente do Torneio, e por isso estão de Parabéns!

Nós alcançámos o segundo lugar do Torneio... ...e ainda acumulámos um prémio individual bastante importante no nosso grupo: Melhor Defesa/Guarda-Redes (Pedro).

Resultados Finais:
Pinhalnovense - Palmelense (1-2)
1ºMaio Sarilhense - Palmelense (0-2)
EAS Setúbal - Palmelense (2-0)


--------------------------------------------------------------------------

Nesta etapa que sentimos todo o grupo a ganhar maturidade competitiva, os elementos que continuam a ter dificuldade de focar a sua atenção no treino, na linguagem e informações relevantes ao jogo colectivo, que não tiveram capacidade em colocar o seu sucesso individual como um aspecto importante para o colectivo, que não tiveram aprovação positiva nos aspectos de ordem comportamental e de dedicação ao treino, começam a ter sérias dificuldades em acompanhar as etapas ultrapassadas por outros. Esperemos alcançar um melhor resultado para todos na próxima oportunidade.

No próximo fim de semana, receberemos, com muito prazer, um grupo assinalável de equipas e atletas de vários pontos do país, no nosso Torneio da Páscoa Vila de Palmela. O nosso grupo de Escolas B será dividido em duas equipas, sendo que cada uma irá realizar três jogos na tarde de sexta-feira. Numa primeira fase defrontaremos o Quintajense, Sesimbra (Escolas B "A"), 1ºMaio Sarilhense e Selecção EAS (Escolas B "B").

Carlos Duarte
(Treinador Escolas B)

1 comentário:

Dora Reis disse...

Olá a todos!

Mais uma vez quero aqui dar os meus PARABÉNS a todos os atletas das Escolas B, quer os que participaram no jogo de Treino no Sábado, quer os que participaram no Torneio no PinhalNovense neste Domingo, pelo empenho,
espírito de Luta e vontade de vencer...e principalmente pela entrega. Contudo não nos podemos esquecer que por vezes o principal objectivo não é vencer, mas sim o que se pode aprender com cada experiência, porém..., tal como o pai Pedro já o disse à algum tempo atrás " ganhar não é importante mas sabe sempre bem...".

Permitam-me ainda felicitar o Pedro pelo prémio individual conseguido.

Cabe-nos a nós enquanto pais e educadores desejar o melhor para os nossos filhos e ajudá-los a conseguirem ultrapassar as várias barreiras que lhes vão surgindo, mas principalmente ajudá-los a serem felizes... Hoje tenho a certeza que tomámos a decisão certa em permitir que a Beatriz entrasse para um tipo de desporto, maioritariamente masculino, mas que a cada treino, a cada jogo e convívio com TODOS os colegas/treinador(es)/seccionistas/ pais, podemos confirmar a sua paixão pelo Futebol, empenhando-se verdadeiramente em tudo o que faz, incluindo as suas tarefas do dia a dia, ajudando-a a ser mais responsável, determinada e organizada, contribuindo até para melhorar o desempenho escolar.

FUTURO? Não importa... devemos viver um dia de cada vez, e o que interessa é o presente, o amanhã logo se verá... seja o futebol, ou outro desporto qualquer, o importante é que seja FELIZ.

FELIZ também pela sorte que teve em ser acolhida num grupo espectacular que a recebeu muitíssimo bem, permitindo a sua integração e aprendizagem, pelo que agradeço desde já a TODOS, mas principalmente ao Treinador Carlos por ter aceite a Beatriz neste grupo mesmo não pertencendo ao mesmo escalão etário.

Hoje fez questão de ir apoiar os colegas que participaram no Torneio e ficou muito contente por estes terem ganho o 2º Lugar, mas partiu-me, no entanto o coração, ao vê-la extremamente triste ao dizer que nunca poderia receber uma medalha, nem mesmo no Torneio da Páscoa organizada pelo seu clube...

É muito difícil explicar porque razão é que não pode participar num Torneio organizado pela Escola que as forma, sendo notória a desilusão quer da Beatriz quer da Ana...

Agradeço o empenho do Treinador Carlos, que tenho a certeza tudo ter feito para que estas pudessem participar lado a lado com os colegas, mas devido a regras que não as compreendo e que não sei bem se as aceito, parece que tal não é possível.

Espero que esta situação não contribua para a desmotivação ou para que, de alguma forma se venham a sentir excluídas, mas aconteça o que acontecer, podem contar com a minha presença e a da Beatriz para vos apoiar em mais um grande desafio...

FORÇA ESCOLAS B!!

FORÇA PALMELENSE!!!