31 de maio de 2009

Escolas "B"

EFPalmelense 1 - 6 União Santiago do Cacém

Este encontro, o último jogo do campeonato, ficou marcado pela alteração do horário do jogo sem pré aviso aos principais interessados, obrigando os jovens atletas a jogar ao meio dia, hora de um calor insuportável.

Participaram no jogo os seguintes atletas:

Marcelo, Vítor, André, Alexandre, João, Pedro, Xavier, Paulo, Carolina, Filipe, Rodrigo e Gonçalo Pereira.

Foi mais um jogo em que foi possível observar o boa capacidade da equipa em manter a posse de bola e organização colectiva em progredir para lances ofensivos. Ao mesmo tempo é perceptível a ineficácia na transição ataque-defesa em que a equipa sofre golos por insuficiência técnica. Estes erros levam ao desanimo de alguns jogadores, que desequilibram o jogo colectivo, o que leva ao avolumar dum resultado negativo e, também, injusto.

Uma breve nota positiva para o empenho dos jogadores e exprimir a satisfação de treinar esta equipa, com jovens fantásticos e que tanto têm evoluído nos diversos aspectos técnico-tácticos, bem como na evolução extraordinária a nível de atitudes, comportamentos e capacidade de estar atento, bem como no crescimento humano.

Em termos gerais faço um balanço positivo da nossa presença neste campeonato tendo em conta a moral desportiva que me faz andar no futebol juvenil.

Julgo que a prática regular de desporto ajuda a desenvolver bons comportamentos sociais e a evitar atitudes violentas, mas para algumas pessoas que nos acompanham e a maioria dos treinadores que pude observar, apenas se preocupam com o rendimento dos atletas e não valorizam o seu papel enquanto educadores.
Enquanto treinar crianças desta tenra idade não vou limitar-me a trabalhar a vertente de rendimento dos atletas.
Para muitos praticantes nestas idades, devido à forma como os treinos estão organizados, surge o desencanto, por haver uma enorme preocupação com o rendimento de topo, quando a maior parte dos jovens espera obter prazer e autonomia.
É dramático ver famílias a pressionar, para a obtenção de resultados, não só os jovens como os próprios treinadores e árbitros, gerando situações contrárias à ética desportiva.
A todos que gostam de futebol e desporto em geral, entendam que tem de haver uma modificação na forma como se ensinam e se treinam os atletas.
Perante este cenário, só lamento não puder levar todos os jogadores para todos os jogos. Mas para tudo há regras, e temos de aceitá-las e encará-las com normalidade, pois sem elas haveria menos organização.
No próximo mês ainda treinamos no horário habitual.
Pelo treinador,
Daniel Guerra.

27 de maio de 2009

A importância do acompanhamento dos pais.

Muitas têm sido as vezes que aqui (e nos contactos directos com os pais) tenho lançado o desafio ao contributo neste Blog dos "nossos pais", até agora esse contributo tem ficado pelo comentário mais ou menos breve e ligeiro a esta ou aquela mensagem por nós publicada.
Hoje ao receber este comentário que por certo ficaria "escondido" atrás da mensagem que lhe serviu de inspiração, tomei a liberdade de o trazer para a frente, agradecendo ao Pai Joaquim Queimado o seu contributo com a reserva à Academia de Talentos que se impõe.

Obrigado

Pedro Rocha




Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Captações":

Retirado de Academia de Talentos (excelente site)

A importância do acompanhamento dos pais.


Hoje em dia e cada vez mais cedo se detecta o talento, é pois por isso que os clubes através das suas bem organizadas redes de prospecção e recrutamento e do vazio da lei que permite aos atletas até aos 14 anos serem livres de mudar de clube, que surge a ligação dos clubes aos atletas através dos pais.
Nestas idades tão precoces é inevitável que o clube aborde os pais e lhes demonstre interesse no contributo do jovem jogador, esse interesse quando disputado por vários concorrentes leva ao sobrevalorizar da criança e principalmente ao sonho dos pais em que o filho seja uma futura estrela, uma saida para os seus futuros (todos nós conhecemos o caso de Bruno Silva da Bragafut).
Por vezes esta prematura forma de abordar a carreira dos seus educandos leva os pais a terem comportamentos menos correctos, criticando ou sobrevalorizando a conduta dos jovens atletas, fazendo com que um simples lance seja determinante e começam assim a condicionar o crescimento dos jovens e a retirar a alegria de jogar pela obrigação de fazer bem.
É frequente assistirmos a jogos entre os mais novos, onde são os pais de fora que tentam comandar os jogos dos pequenos atletas como se de um jogo de computador se trata-se. Vivem aquelas emoções certamente com a melhor das intenções, mas são aquelas emoções que irão transparecer para o jovem dentro de campo.
Sempre que ele tiver uma acção positiva ou negativa ele irá sempre olhar para os 'juizes' que se encontram do lado de fora para ver se fora uma boa acção ou não.
O acompanhamento dos pais é sem duvida de elevada importancia e nada se consegue sem uma boa parceria entre clubes e pais, é o treino um processo de desenvolvimento do jovem jogador, mas a postura e educação transmitida pelos pais um processo de desenvolvimento da sua personalidade e do seu caracter...

Joaquim Queimado

Captações

Na Escola de Formação Palmelense, as captações são todos os dias!
Se queres experimentar, o teu desporto favorito, só tens de trazer o teu equipamento de treino e dirigires-te ao Campo Cornélio Palma (pelado) ou no Campo Municipal de Palmela (relvado) nos dias de treino do teu escalão.
Aqui todos têm a sua oportunidade!

26 de maio de 2009

ESCOLAS A

Campeonato Distrital de Escolas A – 2008/2009

16ª Jornada – Areias 0 x 4 Palmelense FC

Na 16ª jornada da Fase Complementar participaram os seguintes jogadores: Gonçalo Marinheiro, Carlos Costa, Tiago Jesus, Tiago Fortuna, Nelson Nunes, Georgiy Chernobay, Rafael Rocha, Adriana Baguinho, Rodrigo Constantino e Sérgio Pinto.
Para além dos períodos de intensa chuva que acompanharam o decorrer do jogo, assistimos a uma “chuva de oportunidades de golo”. Fomos para o intervalo com um pensamento comum... “o poste tem íman”. Nada havia a corrigir, a não ser melhor sorte na hora de finalizar. Com um empate a zero ao intervalo, quando o jogo poderia estar mais do que resolvido e por um bom diferencial, entrámos para a 2ª parte com o objectivo de “quebrar o enguiço”, culminando as excelentes jogadas construídas com melhor sorte, ou mais eficácia.
Logo aos 2 min da 2ª parte conseguimos o tão procurado golo, mas nos 15 minutos seguintes, voltámos a construir sem finalizar. Marcámos aos 44, 46, 47 min, colocando um pouco mais de justiça no marcador. Pelo quarto jogo consecutivo, conseguimos manter um excelente nível de organização, atenção e concentração durante os 50 min. Temos muito para trabalhar, para evoluir, mas temos a nossa personalidade, o nosso modelo bem definido e independente dos adversários e dos seus modelos de jogo, temos demonstrado que com o tempo e o treino aprendemos a importância de jogar em equipa e isso torna-nos diferentes de maior parte dos nosso adversários. Estou orgulhoso.

JOGO DE TREINO – PFC 1 x 3 1º Maio Sarilhense

Da parte da tarde, recebemos em nossa casa o 1º Maio Sarilhense para um jogo amigável. Felizmente a chuva não nos visitou.
Neste jogo participaram os seguintes jogadores: Eduardo Rodrigues, João Petinga, José Maria, Tiago Amaral, Georgiy Chernobay, Bernardo Cruz, Pedro Araújo, Adriana Baguinho, Carlos Costa, Gonçalo Marinheiro, Jorge Inácio e Jorge Osório.
Apesar de termos aproveitado este jogo para uma maior rotatividade de jogadores e de posições, este foi sem dúvida um jogo de enorme sucesso. Frente a um adversário que chegou à 3ª fase do Campeonato Distrital de Escolas A, que conta com apenas 12 jogadores no seu plantel, demonstrámos que jogamos sempre para tentar controlar o jogo, não nos limitando a defender (até porque a melhor defesa é saber ter a bola na nossa posse). Conseguimos uma boa circulação da bola, com uma boa ocupação dos espaços, garantindo sempre uma boa amplitude na fase ofensiva. Não ganhámos, mas estamos de Parabéns. Não merecíamos perder, construímos as melhores jogadas, jogámos em equipa, jogámos com alegria e com o único golo obtido (Adriana) sentámos três adversários no banco de suplentes (que irónica pedagogia).

O Fortuna foi o árbitro de serviço. Parabéns pelo espirito iniciativa.

Ainda bem que jogam Futebol e não Rugby, pois no final do jogo... Treinador 1 x 0 Atletas. É bom partilharmos o nosso tempo.

O Treinador dos Escolas A
Ricardo Lopes

Infantis A: Palmelense FC 6-0 Sesimbra

Campeonato Distrital de Infantis A – 2008/2009

Fase Complementar – Série Única

7ª Jornada – Palmelense Futebol Clube X Sesimbra


A última jornada realizou-se em Palmela e opôs a nossa equipa à do Sesimbra.
Participaram os seguintes jogadores: Rafael Camelo, João Pereira, André Glória, Diogo Alves, João Ferreira, Igor Augusto, Duarte Xavier, David Quintino, Daniel Caleira, Vitor Nunes, Martim Reis, Francisco Simões e Gonçalo Marques. Começámos o jogo com tudo definido, somente com objectivos internos (o principal, fazer o pleno em casa e somar só vitórias e o segundo, rotação de jogadores para ganharem mais ritmo de competição e efectuarem o menos erros técnicos), uma vez que o 1º lugar já estava atribuído para o Brejos de Azeitão. A equipa entrou extremamente motivada, com alegria e determinada a conseguir os 3 pontos e garantir o 2º lugar. Como tal, na primeira oportunidade marcámos – 5’ de jogo. A partir daí o jogo tornou-se mais equilibrado mas sem o adversário ter oportunidades flagrantes e com pendor mais ofensivo da nossa parte, o que resultou em mais dois golos de boas jogadas, especialmente o terceiro (parabéns Martim; não te esqueças que foi com o pé esquerdo).
Na 2ª parte, com várias alterações, a equipa manteve-se com a mesma toada de jogo e criámos bastantes situações de finalização ( no total rematámos 32 vezes à baliza). Conseguimos fazer mais três golos e podiam ser mais uns quantos. Saliento aqui o 5º golo, que foi uma obra prima, de fazer levantar qualquer estádio (parabéns Duarte, mas foi fruto de uma jogada colectiva, não te esqueças).
A parte oficial desta época acabou com um brilhante/excelente desempenho por parte da equipa. Estamos todos de parabéns, especialmente os jogadores..
Resultado final: 6-0.

o treinador Paulo Lixa

25 de maio de 2009

Palmelense F. C. B x Alcacerense (4 – 1)

7.ª jornada do Torneio Complementar de Iniciados – 24/05/2009

Participaram os seguintes jogadores: Afonso, Benny, Bruno Santos, Dani, Diogo Araújo, Diogo Silva, Fábio, João Madeira, João Morais, João Ramos, João Rodrigues, Luís Gaspar, Miguel, Nuno, Ricardo Ferreira, Rodrigo Pereira, Tiago Mendes e Tiago Moço.
A principal mensagem transmitida à equipa para este jogo foi a de contenção e ausência de resposta para as possíveis e/ou prováveis provocações verbais e físicas da equipa adversária, bem como para o jogo agressivo que praticavam, atendendo a que defrontávamos o Alcacerense pela terceira vez. Todos os jogadores da equipa estão de parabéns pela atitude e comportamento exemplar evidenciados perante as (poucas) entradas às pernas, algo agressivas, de alguns adversários, e algumas “bocas” que voltaram a praticar na tentativa, infrutífera, de tentarem condicionar a qualidade do nosso jogo com este tipo de atitudes.
Quanto ao futebol propriamente dito, estreou-se neste Complementar o Bruno, que só havia jogado no Distrital. Efectuámos uma alteração táctica relativamente ao último jogo, ao jogarmos em GR-4-3-3, com os três atacantes mais juntos no corredor central, para libertar os corredores laterais para incursões de jogadores vindos de trás. Todavia, esta estratégia só se verificou até à primeira substituição, aos 22 minutos, altura em que se procurou abrir mais o jogo com a colocação de dois extremos. O jogo repartiu-se pelos dois meios-campos com algumas oportunidades para ambos os lados, chegando ao intervalo com um empate a uma bola. O Alcacerense adiantou-se aos 5 minutos com uma “oferta” mas empatámos, merecidamente, 6 minutos depois. Dispusemos, ainda, de mais duas flagrantes oportunidades mas foi o Alcacerense quem desperdiçou um penalti, devido a meritória defesa do nosso Guarda-redes. Realizámos seis remates neste período.
Na segunda parte, com três novos jogadores, mantendo um trio ofensivo com preocupações especiais para utilizar e abusar dos corredores laterais, foi evidente a nossa supremacia em todos os capítulos do jogo, quer porque anulámos melhor as principais individualidades da equipa adversária, quer porque soubemos tirar vantagem dos duelos travados com os defesas laterais. Apesar de só termos rematado por quatro vezes, marcámos três golos dos quais dois resultaram de bonitas jogadas até à linha de fundo, culminadas com cruzamentos rasteiros. Vitória merecida da melhor equipa. Jogaram os 18 jogadores presentes.
Curiosamente, a nossa equipa é, neste momento, quem tem os melhores ataque e defesa, ocupando o 2.º lugar na classificação geral. O próximo jogo, relativo à 8.ª e penúltima jornada, será no dia 31 de Maio, em Brejos de Azeitão.
O Treinador: Eduardo Pereira

Infantis B - Palmelense 8-2 Alcochetense

CAMPEONATO DISTRITAL DE INFANTIS B
(22ª JORNADA – vs ALCOCHETENSE)

Última jornada do Campeonato Distrital de Infantis B, época 2008/2009. Participaram os seguintes jovens:


Rodolfo Queimado, Tiago Guerreiro, Miguel Marques, Martim Mira, Diogo Patricio, Daniel Sousa, Manuel Pelicano, Pedro Neves, Francisco Silva, David Andrade e Bruno Ferreira.

Foi com ENORME orgulho que vi esta equipa crescer…e tornar-se capaz de enfrentar qualquer adversário com espírito de conquista sempre elevado!

Foi com ENORME vaidade que vivi este meu último jogo com a equipa! E terminámos de forma entusiasmante, com um ritmo alucinante, com uma eficácia invulgar… …fomos FANTÁSTICOS!

PARABÉNS PESSOAL! FELICIDADES! QUE CONTINUEM A TER UM TRAJECTO RECHEADO DE SUCESSO!

Resultado Final: Palmelense - Alcochetense (8 – 2)

FOI UM ENORME PRAZER SER VOSSO TREINADOR, PROFESSOR, EDUCADOR...AMIGO!

PARABÉNS A TODOS OS QUE ACOMPANHARAM E APOIARAM ESTE GRUPO DURANTE ESTAS DUAS ÉPOCAS!

Carlos Duarte (Treinador Infantis B)

Escolas C - Palmelense 6-1 Brejos Azeitão

CAMPEONATO DISTRITAL DE ESCOLAS C
(20ª JORNADA – vs BREJOS AZEITÃO)

Recebemos no nosso Municipal de Pamela, para esta jornada do Campeonato Distrital de Escolas C, a equipa de Brejos de Azeitão. Tivemos a participação dos seguintes jovens:

Tiago André, Tomás Martins, Daniel Mendes, Francisco Pereira, Duarte Nuno, Tomás Goulart, Vasco Pires, Bernardo Simões, Diogo Marques, João Saraiva, Xavier Bagorro e João Neves.

Sabíamos que esta equipa do Brejos colocava todos os seus elementos atrás da linha da bola, sem qualquer elemento de referência no ataque, o que nos obrigaria a procurar muita largura no nosso jogo ofensivo. Embora tivéssemos mantido uma organização muito cuidada e, por isso recuperarmos a bola em zonas bastante avançadas, tínhamos dificuldade em alcançar a baliza adversária com relativo sucesso.

Ou por existir pouco espaço para o portador da bola, ou por teimarmos em tirar largura à nossa disposição em campo por força da motivação pela zona da baliza, ou apenas pelos remates q fazíamos não chegarem ao alvo pois acabavam sempre por ficar num dos últimos jogadores da defesa adversária.

Assim, a meio do primeiro tempo o Brejos realizou o seu primeiro ataque e conseguiu um golo, mesmo depois de nós termos já acertado por duas vezes no poste em inúmeras tentativas de remate. Mantivemos o nosso estilo de jogo, insistimos em tentar dar largura ao jogo com passes o mais longo possível. Continuamos a ter dificuldade e num remate de fora da área, no meio das inúmeras tentativas destes primeiros 25 minutos, acabamos por ter a sorte da bola ser desviado pelo tal último defesa que permanecia em frente do guarda-redes e conseguimos o golo do empate. Assim terminou a primeira parte.
A segunda parte começou da mesma forma que a primeira. No entanto, o golo do empate tinha dado alguma confiança na finalização e produção de acções ofensivas de êxito. Melhorámos muito na forma como escolhíamos a forma de lançar os nossos ataques e começamos a entender de que forma, realmente, conseguiríamos derrotar o nosso adversário. Com muito colectivo, passes depois de 2 ou 3 toques no máximo e mudanças de flanco de muito bom nível, conseguimos uma segunda parte de qualidade muito superior em termos ofensivos. Continuámos a não ter grandes motivos de preocupação no nosso sector defensivo e coleccionámos ocasiões de golo concretizadas (Dudu, Xavier, Bernardo x2 e Vasco).


Resultado Final: Palmelense - Brejos (6 – 1)

A evolução do nosso grupo é gradual. A primeira volta do campeonato não foi fácil. Foi uma adaptação do grupo ao treinador, aos métodos, à linguagem, ao novo espaço de jogo e rotinas de competição, etc. Mas sem duvida alguma, a evolução do grupo é UMA CERTEZA! Mais uma vez PARABÉNS PESSOAL! EXCELENTE DESEMPENHO!

No próximo fim-de-semana deslocamo-nos a Almada, para a 21ª e penúltima Jornada deste Campeonato Distrital de Escolas C.

Carlos Duarte (Treinador Escolas C)

24 de maio de 2009

Escolas "B"

Alcochetense 6 - 4 EFPalmelense



Na ultima deslocação fora, jogámos em Alcochete com a equipa local. Neste encontro participaram os seguintes atletas:
Vítor, Alexandre, João, Filipe, Pedro, Xavier, Ricardo, Marcelo, Carolina, Diogo Jesus, Ian e Gonçalo Pereira.

Foi um jogo bem disputado, em que a nossa equipa apresentou um modelo de jogo superior, mas não conseguiu alcançar um resultado positivo devido às fragilidades que a equipa apresenta em todo o sector defensivo, bem como o desnível técnico do grupo.

No entanto é com satisfação que vemos a evolução desta equipa onde se evidenciam alguns jogadores que revelam um aperfeiçoamento colossal das capacidades futebolísticas.
Os momentos de aprendizagem têm sido constantes, e neste jogo surgiu pela primeira vez o cartão amarelo. Foi interessante analisar os comentários dos jovens que se debatiam com esta situação nova.

Para a semana disputamos a última jornada do campeonato, recebendo a equipa do União de Santiago.

Treinador Daniel

19 de maio de 2009

ESCOLAS A

Campeonato Distrital de Escolas A – 2008/2009

15ª Jornada – Palmelense FC 4 x 1 Playhouse

Na 15ª jornada da Fase Complementar participaram os seguintes jogadores: Eduardo Rodrigues, Carlos Costa, Tiago Jesus, Sérgio Pinto, Tiago Fortuna, Georgiy Chernobay, Rafael Rocha, Adriana Baguinho, Bernardo Cruz, Rodrigo Constantino e Pedro Araújo.

Na sequência do bom jogo realizado no fim de semana anterior, continuámos muito bem defensivamente, pressionando rapidamente a bola, com boas coberturas defensivas e um bom equilíbrio defensivo, reduzindo os espaços entre sectores, tornando o campo “pequeno” após perca da posse da bola. Através da colocação da última linha defensiva na linha de meio-campo, conseguimos exercer uma pressão constante sobre a bola, o que nos permitiu anular facilmente as tentativas de transição defesa - ataque do adversário.

No aspecto ofensivo, conseguimos transformar o campo “pequeno” em “grande” cada vez que recuperámos a posse de bola, procurando sempre ataques rápidos, com diversas situações de superioridade numérica, resultantes de boas desmarcações de apoio e de ruptura. Soubemos conservar a posse de bola, através de um futebol “apoiado”, com muita mobilidade, com boas coberturas ofensivas e de uma boa circulação da bola, sempre que o adversário conseguiu fechar as linhas de progressão.

Para além dos aspectos já mencionados, temos vindo a evoluir bastante na finalização dos cruzamentos aéreos. A atenção/concentração durante o jogo é outro dos factores que tem vindo a melhorar de jogo para jogo.

Na próxima jornada deslocamo-nos ao campo do Areias de manhã e recebemos o 1º de Maio Sarilhense à tarde (jogo amigável).

O Treinador dos Escolas A

Ricardo Lopes

18 de maio de 2009

Iniciados A: Almoço convívio



Marcando o final do campeonato promovemos um almoço convivio com os pais, atletas, familiares, amigos, técnicos e dirigentes.
A organização deste evento que teve lugar nas instalações do Palmelense coube aos pais que trataram da comida, bebidas, sobremesas e assim proporcionaram um momento de convívio saudável que sugerimos possa ser realizado mais vezes e por todas as equipas.
A todos os que participaram deixamos um bem hajam. Ficam algumas fotos.


Escolas C - CRI 2-4 Palmelense

CAMPEONATO DISTRITAL DE ESCOLAS C
(19ª JORNADA – vs CRI)

Nesta jornada do Campeonato Distrital de Escolas C, deslocámo-nos as Alhos Vedros, para defrontar o CRI. Neste encontro participaram os seguintes jovens:

Tiago André, Diogo Martins, Daniel Mendes, Francisco Vinagre, Duarte Nuno, Tomás Goulart, Vasco Pires, Bernardo Simões, Afonso Teixeira, Miguel Santos, Gonçalo Oliveira e Daniel Neto.

Apesar de sabermos que íamos defrontar o último classificado, com apenas dois pontos, não nos esquecemos que fomos um dos adversários ao qual o CRI tinha vencido um ponto, no empate que tinha acontecido na nossa casa na 1ªvolta.

Nesse jogo o nosso volume ofensivo tinha sido realmente elevado, mas sem grande qualidade. Sabíamos que podíamos fazer melhor neste jogo e talvez por essa confiança, tentámos ter as nossas linhas mais próximas da baliza adversária. No entanto, não fomos capazes de ser coesos nessa “pressão” e no fundo o que criámos foi um espaço enorme entre a linha atacante e o nosso meio campo.

Esse facto aliado à nossa dificuldade técnica no pelado, originou uma primeira parte muito equilibrada, em que a qualidade das acções praticadas era melhor do nosso lado, mas o jogo mais directo do adversário criava melhores resultados. Assim, ao intervalo perdíamos por 2-0.

No início do segundo tempo conseguimos ligar mais as nossas linhas, mas sentimos ainda alguma dificuldade em conseguir a pressão necessária para recuperar a bola em espaço mais avançados do terreno. Ao fim de dez minutos o resultado mantinha-se inalterado. Nos seguintes 15 minutos deu-se a reviravolta…


O nosso adversário não mais se conseguiu aproximar da nossa área com real perigo e nós passámos a ser mais simples na forma como alcançávamos a baliza. Conseguimos um volume ofensivo elevadíssimo nesta etapa e assim, virámos o resultado por completo (Bernardo x2, Daniel Neto, Dudu).

Resultado Final: CRI - Palmelense (2 – 4)

Foi um jogo de nervos, um jogo de tensão…mas no meio de toda ansiedade que o jogo criou, os nossos atletas mostraram uma postura sempre confiante e tranquila, como se soubessem que a qualquer momento iam conseguir dar a volta ao jogo. Aumentaram o ritmo quando sentiram que o tempo passava e os golos não chegavam, mas foram sempre muito tranquilos na forma correcta como abordaram as dificuldades e utilizaram as opções que se esforçam por aperfeiçoar em todos os treinos. PARABÉNS!...

No próximo fim-de-semana recebemos o Brejos de Azeitão, para a 20ªJornada deste Campeonato Distrital de Escolas C.

Carlos Duarte (Treinador Escolas C)

Iniciados A:Palmelense 4- Quinta Conde 0

Esta semana disputamos a 26ª e última jornada do Campeonato. A vitória poderia dar-nos um sétimo lugar na classificação final. Durante a semana quatro dos nossos jogadores mais influentes passaram a treinar com os juvenis, pelo que foram recrutados seis jogadores aos iniciados B para reforçar a equipa. Estando previsto um almoço convívio com os pais e família no final do jogo foram convocados excepcionalmente todos os jogadores.
Participaram os seguintes jogadores: (onze inicial) João Carriço, João Cavalheiro, Daniel Pereira, Eduardo, Miguel Gonçalves, Miguel Rodrigues, Mário Pelicano, Cerdeira, Martim, André e Tiago Oliveira. Ainda na Primeira Parte entrou o Diogo Silva para o lugar do Tiago Oliveira.
Na segunda parte entraram o Miguel Gonçalves (GR), o João Duarte, o Amaral, o Beijinho, o Afonso e o Guilherme, ou seja todos os jogadores suplente participaram neste jogo.
A nossa equipa entrou bem no jogo mostrando vontade em oferecer uma vitória aos nossos adeptos, pais e amigos que nos acompanharam ao longo destes meses.
Aos 7 minutos num lance de insistência do Tiago oliveira fizemos o 1-0. Este golo deu alguma tranquilidade à equipa e permitiu-nos procurar circular a bola tentando entrar pelas alas. Aos 15 minutos num livre directo o André com um potente remate fez o 2-0. Tivemos outras oportunidades para marcar até ao final da 1ª parte.
Ao intervalo foi dito aos jogadores que aproveitassem o jogo para desenvolverem um futebol vistoso, isto é, com mais circulação de bola, ligação entre sectores e solicitação dos nossos rápidos avançados. Refrescamos a equipa e com isso logramos alcançar o 3-0 aos 5 minutos da 2ª parte, num lance de felicidade do André. A equipa da Quinta do Conde teve também uma boa oportunidade, em que ao contrário de outras ocasiões fomos felizes e a bola por sorte não entrou na nossa baliza.
Continuamos a atacar e a desperdiçar lances de golo até que aos 15 minutos da 2ª parte fizemos o 4-0 pelo Miguel Rodrigues.
Foi uma óptima maneira de terminar o campeonato, alcançamos um sétimo lugar, num campeonato em que perdemos com os três primeiros sempre pela margem mínima estando algumas vezes a ganhar. Sofremos duas goleadas por 4-1 e ganhamos duas vezes por 8-0. As nossas outras derrotas foram sempre pela margem mínima (2-1;3-2;1-0), os erros e falta de concentração, para além de outros pormenores foram determinantes. Poderíamos ter feito um melhor campeonato. O facto do plantel ser curto, com a indisponibilidade de alguns jogadores chave por (lesões, acções disciplinares internas ou sanções disciplinares da associação), em momentos chave, também condicionaram uma melhor classificação. No entanto na perspectiva formativa devemos destacar a enorme evolução de grande parte destes jogadores que vinham de uma época e de um percurso com pouca competição.
Destaque individual para o João Cavalheiro, no seu primeiro ano da Escola de Formação foi o único jogador que jogou todos os jogos do princípio ao fim!!

A época não termina aqui. Vamos ter mais três torneios e progressivamente vamos tentar rodar os nossos jogadores nos treinos dos juvenis para que possam preparar já a próxima época.

Resultado final: 4-0.

Faisal Aboobakar
Treinador Iniciados A

Infantis B - Pinhalnovense 2-1 Palmelense

CAMPEONATO DISTRITAL DE INFANTIS B
(21ª JORNADA – vs PINHALNOVENSE)

Nesta 21ªJornada do Campeonato Distrital de Infantis B, deslocámo-nos ao Pinhalnovo para defrontar a equipa local. Participaram os seguintes jovens:

Alexandre Magalhães, Tiago Guerreiro, Miguel Marques, Rodolfo Queimado, Martim Mira, Diogo Patricio, Daniel Sousa, Manuel Pelicano, Pedro Neves, Diogo Lopes, António Franco e Bruno Ferreira.

Estávamos avisados que seria um jogo que teríamos que entrar muito fortes para conseguir uma postura segura durante todos os 60 minutos. Falámos nisto toda a semana, mas não foi suficiente…e acabámos por entregar o resultado final em apenas 8 minutos. Ao fim desse tempo perdíamos por 2-0. As dificuldades de adaptação ao pelado e a falta de agressividade, foram os elementos que nos tiraram a segurança que era tão importante.

Depois deste início negativo, uma imagem totalmente diferente. Durante os restantes 50 minutos, fomos superiores em todos os aspectos do jogo. Fomos seguros, confiantes, objectivos, em momentos fomos realmente fantásticos, a entrega e dedicação ao jogo foram espectaculares, as acções colectivas eram intercaladas com momentos individuais de grande qualidade, o ritmo de jogo era pautado por nós e era, muitas vezes, elevado…mas acabámos por pecar no de sempre: a eficácia.

No intervalo continuávamos a perder 2-0…mas já tínhamos desperdiçado oportunidades claras de golo. No segundo tempo conseguimos um golo (Tiago), mas apesar dos inúmeros remates e das oportunidades de atletas isolados à frente do guarda-redes, estas revelaram-se insuficientes, pois acabámos por não conseguir mais nenhum tento.

Resultado Final: Pinhalnovense - Palmelense (2 – 1)

Não há muito a assinalar sobre este jogo. Fomos bravos, tivémos uma entrega fantástica, fomos audazes e conjuntamente sólidos, merecíamos sem dúvida mais. Ficou para a história o resultado, e sem dúvida alguma, apesar do resultado negativo...
FICOU O NOSSO ORGULHO NO GRUPO,
PELA IMAGEM FANTÁSTICA QUE DERAM EM CAMPO!

Na próxima semana, para a última jornada deste Campeonato recebemos o Alcochetense.
Carlos Duarte (Treinador Infantis B)

17 de maio de 2009

Infantis A: CD Os Pelézinhos 1-2 Palmelense FC

Campeonato Distrital de Infantis A – 2008/2009

Fase Complementar – Série Única

6ª Jornada – Pelézinhos X Palmelense Futebol Clube

A sexta jornada realizou-se em Setúbal e opôs a nossa equipa à dos Pelézinhos.
Participaram os seguintes jogadores: Rafael Camelo, João Pereira, André Glória, Diogo Caleira, João Ferreira, Igor Augusto, Duarte Xavier, Flávio Ribeiro, Daniel Caleira, Miguel Cândido, Martim Reis, André Amaral e Miguel Leme. Após o jogo do Fim de Semana passado, em que a equipa mostrou muita dignidade e muita atitude, pretendia-se que neste jogo esse aspecto fosse mantido e que não iríamos criar tantas oportunidades mas as que criássemos fossemos mais eficazes na finalização . Assim foi mostrado durante a preparação do jogo (palestra), mas a equipa entrou muito apática e descontraída e levou mais de 10’ para acertar com a forma de jogar do adversário ( jogo muito combativo e pontapé da defesa para o ataque) Depois de entrámos no ritmo do jogo, este foi mais equilibrado e disputado mas sem grandes oportunidades de golo para ambas as equipas, mas poderíamos ter marcado. Na 2ª parte, depois de avisados ao intervalo para a entrada demasiado descontraída, começamos a 2ª parte da mesma forma e logo na primeira jogada do adversário eles marcaram. Não baixámos os braços e continuámos bem organizados e estruturados à procura do empate. Por volta dos 10’ numa jogada de insistência pelo lado direito ganhámos uma grande penalidade o que nos proporcionou o empate (bem marcado Capitão). Passados mais 5’ noutra jogada pelo mesmo lado e novamente com insistência cruzámos e demos a cambalhota do resultado. Daí até ao final do jogo, este desenrolou-se muito disputado com até então mas controlado por nós, sem que o adversário tivesse uma flagrante oportunidade de golo. Da forma como o jogo decorreu, a equipa está de parabéns pela dignidade, atitude, luta e vontade que mostrou em virar o resultado e ganhar o jogo. Temos que continuar a trabalhar para terminar a época com mais uma vitória em casa para culminar uma excelente temporada.
Resultado final: 1-2.
Na última jornada dia 23/5/09, jogamos em casa com a equipa do Sesimbra.

O treinador Paulo Lixa

16 de maio de 2009

Escolas "B"

EFPalmelense 12 - 0 Brejos de Azeitão
Neste Sábado recebemos a equipa dos Brejos de Azeitão e participaram os seguintes jogadores:
Vítor, Marcelo, Alexandre, André, Pedro, Paulo, Diogo Jesus, Gonçalo Reis, Carolina, Rodrigo e Ian. O Daniel faltou.
Num jogo de bravura para estes jogadores a consequência foi positiva pelo entusiasmo de todos, obtendo-se um resultado justo, merecido e procurado à muito tempo por alguns combatentes dentro das quatro linhas do terreno de jogo.
Num momento de vitória foi agradável ver a humildade com que estes jovens souberam ganhar, respeitando os jovens da equipa adversária, e mantendo a atitude doutros jogos independentemente do resultado.
Parabéns a todos.
Para a semana vamos a Alcochete.
Treinador Daniel.

Iniciados A: Alcochetense 1 - Palmelense 4




Na 25ª e penúltima jornada do Campeonato jogamos em Alcochete com o Alcochetense. Mais uma vez, uma vitória neste jogo significaria ultrapassar o adversário directo na classificação.
Participaram os seguintes jogadores: (onze inicial) João Carriço, João Cavalheiro, Tiago Gonçalves, Eduardo, João Pereira, Iuri Guerreiro, Amaral, Mário Pelicano, Martim, André e Tiago Oliveira.
Ainda na 1ª parte entrou o Cerdeira para o Lugar do Martim.
Na segunda parte entraram o Rafael Amaral, o Kevin, o Miguel Gonçalves,
Desta vez não entraram o Paulinho, o Bruno Beijinho, Miguel Rodrigues.
A nossa equipa entrou bem no jogo que foi desde logo marcado pelo equilíbrio. Aos 10 minutos marcamos o nosso golo através de um remate de ressaca feito pelo cavalheiro à entrada da área.
Foi um golo que veio dar alguma tranquilidade e confiança à equipa que foi diga-se em abono da verdade beneficiando de alguma falta de sorte por parte do Alcochetense, que perdeu algumas boas oportunidade para empatar. No período de dois minutos de desconto antes do intervalo, mais uma vez uma falta de concentração na marcação deu ao Alcochetense o empate através de um remate de fora da área por parte do seu melhor jogador.
No intervalo foram rectificadas algumas situações e a equipa entrou na segunda parte determinada a ganhar o jogo. Aos 11 minutos marcamos pelo Iuri Amaral, aos 17 minutos fizemos o 3-1 pelo Tiago Curado num livre directo e aos 22 minutos da segunda parte o 4-1 final através do André.
Foi um dos melhores jogos do campeonato pois defrontámos uma equipa que joga bom futebol o que nos obrigou a voltar a jogar o nosso melhor futebol com boas ligações entre sectores e com a bola no solo.
No domingo jogamos o último jogo do campeonato com o Quinta do Conde, em caso de vitória e da derrota do Seixal poderemos alcançar o 7º lugar na classificação.
Nesta semana quatro atletas nossos passaram a treinar com os Juvenis. Foram eles, o Tiago Curado; o Guerreiro; o Mário Pelicano e o Iuri Amaral. Para eles as melhores felicidades e que possam ajudar os Juvenis atingir o seu objectivo, a subida de divisão. Ficaremos a torcer por eles.

Resultado final: 1-4.


Na próxima jornada dia 17/05/09, jogamos em casa no Relvado às 11.00 horas.

Faisal Aboobakar
Treinador Iniciados A

12 de maio de 2009

ESCOLAS A

Campeonato Distrital de Escolas A – 2008/2009

14ª Jornada – Quintajense 2 x 2 Palmelense FC

Na 14ª jornada da Fase Complementar participaram os seguintes jogadores: Georgiy Chernobay, Tiago Fortuna, Tiago Jesus, Carlos Costa, Nelson Nunes, Rafael Rocha, Sérgio Pinto, Bernardo Cruz, João Petinga e Tiago Amaral.

Na deslocação à casa da equipa mais regular desta fase complementar, apresentámo-nos com um compromisso colectivo resultante de acontecimentos do jogo anterior... e que bela resposta. Demonstrámos que unidos, os contratempos são apenas pequenos obstáculos que nos fazem desviar a trajectória, mas sem alterar a rota.

Entrámos no jogo com muita determinação e personalidade. Durante toda a primeira parte só existiu uma equipa a controlar o jogo, não por demérito do Quintajense, mas sim porque entrámos concentrados e com perfeita consciência daquilo que teríamos que fazer para discutir o jogo. Conseguimos manter durante os primeiros 25 minutos sempre um jogador a pressionar a bola, tendo sempre um colega na cobertura, subindo a última linha defensiva para o meio campo do adversário. Jogámos literalmente no seu meio campo defensivo e sufocámo-lo quando não tínhamos a posse de bola, “abrindo” muito bem quando a conquistámos, dando amplitude ao jogo e criando diversas ocasiões de finalização. Pena termos sido penalizados por excesso de pedagogia, pois por duas vezes nos cortaram jogadas de superioridade numérica à entrada da grande área do adversário, beneficiando o infractor. Ao contrário dessas decisões, onde a paragem teve como objectivo “ensinar os meninos que existem faltas”, Parabéns aos meus dois jogadores que sofreram as faltas e que se aguentaram, continuando em progressão com a bola, ao invés de se atirarem para o chão como vemos nos jogos da 1ª Liga. Estas atitudes sim devemos valorizar. E é nestas idades que se constróem, mas parece que nem todos partilhamos desta opinião.

Fomos para o intervalo a vencer por duas bolas a zero, com a consciência de uma excelente 1ª parte, mas também com a consciência das dificuldades que iríamos sentir para manter aquele ritmo de jogo. Com o cansaço começaram a surgir as primeiras falhas de organização e após 2 min do início da 2ª parte sofremos o primeiro golo. Recuámos um pouco mais no terreno, cedendo mais espaços entre linhas, mas continuámos com uma excelente atitude, com muito sacrifício e criando algumas situações de finalização, uma delas a rolar sobre a linha de golo. Tentámos continuar a pressionar sempre a bola, com boas coberturas e com boas compensações, mas não conseguimos manter um bom nível de pressão na primeira linha defensiva (atacantes), tendo o Quintajense aproveitado para subir no terreno, jogando os últimos 10 min no nosso meio-campo, não impedindo contudo que terminássemos o jogo com uma clara oportunidade de golo.

Pela diferença que existiu na primeira parte e pela pouca diferença que existiu na segunda, foi uma pena não termos alcançado a vitória no resultado, uma vez que esta foi alcançada em todos os outros parâmetros. Mais uma vez demonstrámos que a equipa não gira à volta de jogadores, que evoluímos bastante e que sempre que nos unimos e nos concentramos um “bocadinho” no jogo fazemos boas exibições. Assim dá gosto ver-vos jogar!

Na próxima jornada recebemos o Playhouse.

O Treinador dos Escolas A

Ricardo Lopes

11 de maio de 2009

1.º de Maio x Palmelense F. C. B (3 – 1)

6.ª jornada do Torneio Complementar de Iniciados – 10/05/2009
Neste jogo participaram: Cristiano, Diogo Silva, Fábio, João Madeira, João Morais, João Ramos, Luís Gaspar, Martim, Miguel Gonçalves, Nuno, Pedro, Ricardo Ferreira, Ricardo Silva, Rodrigo Pereira, Tiago Mendes, Tiago Moço e Vasco Mendes. O Afonso foi excluído de participar neste jogo, imediatamente antes do seu início, por um motivo interno de natureza disciplinar.
Ainda não foi desta vez (a terceira) que vencemos o 1.º de Maio esta época. À partida, tínhamos todas as condições para o fazer; todavia, nos últimos 30 minutos do jogo não mostrámos argumentos suficientes para o concretizar. Iniciámos o jogo no sistema táctico habitual, numa toada algo cautelosa tentando equilibrar o jogo no meio-campo e efectuar ataques rápidos. De alguma forma o jogo foi equilibrado nos primeiros 15 minutos mas, com o decorrer do tempo, começámos a perder demasiadas vezes a bola no sector intermédio e a não conseguir fazer circular a bola adequadamente entre sectores e, sobretudo, entre a linha média e os atacantes. Daí que tenha efectuado uma alteração táctica ainda na primeira parte, que não resultou eficazmente porque sofremos o primeiro golo logo de seguida, que teve origem numa ineficaz marcação no meio-campo que veio a resultar num remate já dentro da área. Ainda efectuámos cinco remates no primeiro tempo em que dois deles poderiam ter originado golos.
Para a segunda parte, com três novos jogadores, e o reposicionamento de dois jogadores, alterámos o sistema táctico para GR–4–2–3–1, com o objectivo de jogar mais aberto do que havíamos realizado nos primeiros 35 minutos e criar vantagem nos corredores laterais e de conter mais eficazmente os três médios adversários. Começámos bem pois empatámos na marcação de um penalti logo aos três minutos. O problema foi o resto da 2.ª parte. Houve uma clara inadaptação ao pelado, quer quanto ao seu estado (muito irregular), quer quanto à sua reduzida dimensão, que não nos possibilitou ter espaço e tempo para circularmos a bola e efectuarmos boas transições ofensivas; o jogo perdeu qualidade e o adversário conseguiu ter mérito em algumas acções ofensivas, obtendo dois golos. Um bom exemplo da nossa inoperância em termos ofensivos foi o facto de apenas termos rematado uma vez em toda a segunda parte (que, por acaso, foi uma oportunidade de golo com um jogador isolado, que desperdiçámos).
Jogaram os 17 jogadores disponíveis. Vitória justa da equipa que melhor se adaptou ao estado do campo e que não desperdiçou as oportunidades de golo de que dispôs.
A 7.ª jornada disputar-se-á em Palmela com o Alcacerense, no dia 24 de Maio, às 10h30.

O Treinador: Eduardo Pereira

9 de maio de 2009

Infantis A: Palmelense FC 9-0 Estrela Santo André

Campeonato Distrital de Infantis A – 2008/2009

Fase Complementar – Série Única

5ª Jornada – Palmelense Futebol Clube X Estrela de Stº André

A quinta jornada realizou-se em Palmela e opôs a nossa equipa à do Estrela de Stº André.
Participaram os seguintes jogadores: Rafael Camelo, João Pereira, André Glória, Diogo Caleira, Gonçalo Marques, Diogo Alves, Duarte Xavier, Flávio Ribeiro, Daniel Caleira, David Quintino, Martim Reis, André Amaral e Francisco Simões.

No Início da 1ª parte a nossa equipa entrou muito bem no jogo, muito concentrada, com boa atitude e consciente do seu objectivo – procurar mais uma vitória em casa. Até aos 15’ com muita organização, criando muitas situações de golo mas pecando sempre na finalização e não deixando o adversário construir e criar hipóteses de golo. Acabámos por marcar três golos que tranquilizou a equipa, mas a nota dominante até ao final da 1ª parte foi o excesso de confiança e um pouco de descrença, pensando um pouco mais com o coração e menos com a cabeça, uma vez que tínhamos criado tantas oportunidades e não marcámos.

Na 2ª parte, depois de alertados para o aspecto da finalização, uma vez que tínhamos criado tantas oportunidades mas não fizemos golos e apelando à calma, porque com o sentido que o jogo estava acabávamos por marcar mais, mas tínhamos que mudar a descrença e o excesso de confiança. Mesmo depois de alertados e das mudanças, a equipa entrou na 2ª parte tal como na primeira e só aclamou depois de ter marcado mais dois golos. Acabámos por marcar mais quatro golos sem o adversário nos incomodar o jogo todo, praticamente. Como balanço final do jogo, nós rematámos 58 vezes à baliza, o que dá um remate por cada minuto e poucos segundos. Daí a excelente capacidade ofensiva da equipa, a construir e a criar situações de finalização.

Parabéns equipa.
Resultado final: 9-0.
Na próxima jornada dia 16/5/09, jogamos fora de casa com a equipa dos Pelézinhos.

o treinador Paulo Lixa

Infantis B - Palmelense 2-0 Pelezinhos

CAMPEONATO DISTRITAL DE INFANTIS B
(20ª JORNADA – vs PELEZINHOS)

Nesta 20ªJornada do Campeonato Distrital de Infantis B, recebemos a equipa setubalense dos Pelezinhos. Participaram os seguintes jovens:

Alexandre Magalhães, Tiago Guerreiro, Miguel Marques, Francisco Silva, Martim Mira, Diogo Patricio, Daniel Sousa, Manuel Pelicano, Pedro Neves, Diogo Lopes, Bruno Ferreira e António Franco.

Tínhamos perdido com este adversário, na primeira volta, por 3-2. Nessa altura ficámos com a impressão que podíamos ter feito bastante melhor. Mas a 2ªvolta dos Pelezinhos tem demonstrado uma equipa de nível elevado, que é sempre candidato a vencer qualquer adversário, por isso ocupa o 3º posto do Campeonato.


Tal como na partida anterior, mostrámos um ritmo elevado grande parte do tempo de jogo. Concentrados e organizados ao nível defensivo, como sempre foi nossa imagem da época, a procurar recuperar a posse de bola em zonas próximas do meio campo ofensivo, conseguindo anular grande parte dos desequilíbrios que o nosso adversário tentou criar, fomos superiores em inúmeros aspectos do jogo. No primeiro tempo, não alcançamos tão facilmente a baliza adversária, embora tentássemos construir acções colectivas que nos aproximassem desse objectivo. No fundo, o resultado de 0-0 que se apresentava no intervalo, era espelho da luta pela posse de bola que se assumia, maioritariamente, na zona do meio campo, longe das balizas. Cada equipa tinha conseguido, no máximo, 2 situações de golo eminente.

No segundo tempo, continuámos com uma disposição táctica forte, fomos capazes de continuar a construir um jogo ofensivo colectivo e começámos a formar iniciativas que nos davam possibilidades de finalização muito mais clara. O guarda-redes adversário acabou por conseguir algumas defesas de belo efeito, mas ao chegar perto do meio do primeiro tempo conseguimos o primeiro golo (António). Na busca do golo do empate, o nosso adversário foi mais pressionante. As nossas recuperações de bola originaram situações de finalização ainda mais simples que anteriormente, mas voltámos a pecar mais uma vez no capítulo da concretização. No final, mesmo depois de um penalty por nós falhado, conseguimos o golo da tranquilidade (Bruno).


Resultado Final: Palmelense - Pelezinhos (2 – 0)

A duas jornadas do fim apenas uma certeza: Apenas o Barreirense e o Montijo conseguiram vencer-nos em ambas as voltas deste Campeonato. Quando o grupo está unido por um propósito mútuo, com o colectivo acima do individual, não existem pressões ou estímulos negativos que diminuam este colectivo. QUE SEJAM DUAS JORNADAS DE MUITA EXULTAÇÃO PARA TODOS OS QUE DEFENDEM ESTE GRUPO ACIMA DE TUDO! PARABÉNS PESSOAL!

Na próxima semana deslocamo-nos ao campo do Pinhalnovense, para a 21ªJornada do Campeonato Distrital de Infantis B.

Carlos Duarte (Treinador Infantis B)

6ºEncontro de Pré-Escolas da AF Setúbal


Realizou-se em Setúbal, no dia 9 de Maio, o 6ºEncontro de Pré-Escolas da AF Setúbal. Participaram 15 das 18 crianças inscritas, com as baixas por doença da Adriana (equipa B) e Diogo Roberto (A).

Participaram na equipa A: Tomás Pinho, Fábio Almeida, Tomás Silva, Fábio Fialho, João Silva, Nuno Janeiro e João Bernardo; e na equipa B: João Maria, João Carvalho, Tomás Picado, Gonçalo Borrego, Tomás Tobar, José Búzio e Pedro Santos. Ambas as equipas realizaram 5 jogos de 20 minutos cada. Como exemplo da rotatividade de posições existentes entre os jogos, 7 dos 15 jogadores actuaram na posição de guarda-redes.

A equipa A perdeu 4 dos 5 jogos que realizou, mas em todas essas derrotas o equilíbrio foi grande e atitude foi muito positiva na procura da vitória. No primeiro perdemos 1-2 com os Brejos de Azeitão (adversário que já tínhamos ganho por 3-2), num jogo que estivemos a ganhar mas permitimos a recuperação do adversário. No 2ºjogo vencemos 3-1 a equipa do António Pica (tínhamos perdido 2-3 na última vez que os defrontamos). No 3º perdemos 1-2 com o Paio Pires (0-0 na última vez que os defrontamos) em jogo em que o árbitro se esqueceu de cronometrar e o golo da vitória foi muito para lá da hora. No 4ºjogo derrota por 1-4 com o Barreirense (derrotas por 0-5, 0-5 e 1-5 em encontros anteriores) em jogo que, apesar do resultado, foi equilibrado. Por último derrota com o Cova da Piedade por 2-3 (derrota por 1-3 no último encontro), num jogo em que sofremos o 2-0 já na 2ªparte em jogada de contra-ataque (após falha clamorosa do empate), conseguimos chegar ao empate, mas sofremos perto do final o 3-2, quando desguarnecemos a defesa na procura da vitória.

A equipa B tinha a particularidade de ter dois estreantes (José Búzio e Tomás Tobar). Este grupo que ainda são pré-escolas para o ano, já possui 10 inscritos na AFS, o que no trás boas perspectivas de voltarmos a formar duas equipas no próximo ano.

No 1ºjogo perdemos 0-2 com o Montijo, revelando um bom desempenho, no 2º empatamos com o Cova da Piedade B numa excelente exibição do conjunto (este adversário havia ganho à nossa equipa A no último encontro), no 3ºjogo derrotados por 1-3 com a Quinta do Conde, no 4º derrota por 0-8 com o Corroios e no último jogo nova derrota com o CRI por 1-4 (igual resultado ao do último encontro). Apenas no jogo com o Corroios se verificou um desnível significativo, sendo um adversário com bons valores individuais e uma notória diferença física que provou nos nossos jogadores erros individuais que levaram a um resultado desnivelado.

Saímos satisfeitos pelo desempenho das duas equipas, por terem demonstrado alguma evolução na postura competitiva em relação ao encontro anterior.
O 7º e último encontro da AFS realizar-se-á no dia 13 de Junho no Montijo. Antes teremos um encontro de pré-escolas, organizado pela EFP no dia 7 de Junho, onde algumas das nossas crianças se irão iniciar no futebol de 7.
José Paulo Pinho

Iniciados A: Palmelense 1 - Galitos 0




Na 24ª jornada do Campeonato recebemos, o Galitos do Barreiro. Era um jogo muito importante pois uma vitória permitia ultrapassá-los na tabela classificativa.
Participaram os seguintes jogadores: (onze inicial) João Carriço, João Cavalheiro, Tiago Gonçalves, Eduardo, João Pereira, Iuri Guerreiro, Amaral, Mário Pelicano, Miguel Rodrigues, Guilherme e Tiago Oliveira.
Na segunda parte entraram o Miguel Gonçalves (GR), o Rafael Amaral, o Kevin, o Daniel Pereira.
Desta vez não entraram o Cerdeira, o Martim; o Cláudio.
A nossa equipa entrou no jogo algo apática e o jogo foi de baixa qualidade com as duas equipas a praticarem um jogo sem brilho.
Faltou à nossa equipa capacidade de ligação de sectores, pôr a bola no chão, acções que tínhamos conseguido aplicar na 5ª feira no jogo treino com os Pelézinhos.
Ao intervalo foi dito aos jogadores que neste jogo é que era importante aplicarem-se porque estavam em disputa três pontos e uma melhor classificação no campeonato. Efectuamos duas alterações com o objectivo de mudar a dinâmica de jogo. Na segunda parte a equipa melhorou ligeiramente sobretudo porque mostrou outra capacidade de disputa dos lances e outra vontade em ganhar o jogo.
Nesta altura apareceu no jogo o guarda-redes da equipa adversária que fez três grandes defesas adiando o nosso golo.
Nos últimos minutos conseguimos um golo através do Tiago Oliveira que veio a dar justiça ao resultado. Fica a vitória e a vontade de voltar a jogar o Futebol de início de época com a bola no chão a circular de sector para sector procurando lances ofensivos que terminem no golo!!!
Faltam dois jogos, e duas vitórias podem ainda dar-nos uma classificação acima do meio da tabela. Vamos acreditar e lutar por isso.
Força equipa os campeões mostram-se nas alturas de grande dificuldade.

Realce para a equipa da arbitragem que esteve quase sempre muito bem ao longo do jogo.

Resultado final: 1-0.Na próxima jornada dia 10/05/09, jogamos em Alcochete às 10.30.

Faisal Aboobakar
Treinador Iniciados A

4 de maio de 2009

Escolas C - Palmelense 5-1 Pelezinhos

CAMPEONATO DISTRITAL DE ESCOLAS C
(17ª JORNADA – vs PELEZINHOS)

Nesta jornada do Campeonato Distrital de Escolas C, deslocámo-nos à Quinta do Anjo, casa emprestada para este fim de semana, e recebemos a equipa dos Pelezinhos. Neste encontro participaram os seguintes jovens:

Tomás Martins, Tiago André, Diogo Martins, Duarte Pereira, Duarte Nuno, Tomás Goulart, Vasco Pires, Bernardo Simões, Diogo Cancela, Tiago Cavaco e Daniel Neto.
Mais um jogo em que mostrámos a nossa evolução como equipa, grupo e o nosso espírito de conquista crescente. Muito organizados durante toda a partida, conseguimos anular grande parte das acções ofensivas do adversário.
Tínhamos perdido com este adversário na primeira volta por 3-0. Os Pelezinhos, como equipa de pelado, apresentaram um jogo muito directo, com muita facilidade em colocar a bola no ar e saber jogar nos lances aéreos. No fundo, foi essa a única dificuldade que nos criou. É uma característica que desconhecemos na nossa forma de jogar e que criou algumas dificuldades iniciais de adaptação. De resto, a nossa disposição no campo permitiu-nos ter bastante posse de bola, recuperá-la inúmeras vezes na zona do meio campo ofensivo e criar, mais uma vez, vários lances ofensivos de ataque rápido ou de acções colectivas de bom nível.
No primeiro tempo vencíamos por 2-0 (Goulart, Vasco). No segundo tempo sofremos um golo, após termos concretizado mais 3 (Cancela x3). Fomos sempre superiores, concentrados e muito colectivos nas acções, tanto defensivas como colectivas. Foi uma vitória que não deixou qualquer margem de constestação.
Resultado Final: Palmelense - Pelezinhos (5 – 1)

…Não queria deixar de realçar que, pelo segundo fim-de-semana consecutivo, tivemos actividade para todos os atletas. No Sábado realizámos um encontro com o Ginásio do Montijo onde participaram os restantes atletas disponíveis (João Neves, João Rodrigues, Gonçalo Oliveira, Afonso Teixeira, Daniel Mendes, Francisco Vinagre, Miguel Santos e Rafael Teixeira). Vencemos por 4-0 (João Neves x3, Rafael) e mostrámos, tal como no Domingo, sinais de uma evolução bastante positiva.

No próximo fim-de-semana é a jornada que define a nossa folga no campeonato, como tal não iremos ter jogo oficial. Só voltaremos a jogar no dia 09 de Maio, em Alhos Vedros, contra o CRI.

Carlos Duarte (Treinador Escolas C)