12 de maio de 2009

ESCOLAS A

Campeonato Distrital de Escolas A – 2008/2009

14ª Jornada – Quintajense 2 x 2 Palmelense FC

Na 14ª jornada da Fase Complementar participaram os seguintes jogadores: Georgiy Chernobay, Tiago Fortuna, Tiago Jesus, Carlos Costa, Nelson Nunes, Rafael Rocha, Sérgio Pinto, Bernardo Cruz, João Petinga e Tiago Amaral.

Na deslocação à casa da equipa mais regular desta fase complementar, apresentámo-nos com um compromisso colectivo resultante de acontecimentos do jogo anterior... e que bela resposta. Demonstrámos que unidos, os contratempos são apenas pequenos obstáculos que nos fazem desviar a trajectória, mas sem alterar a rota.

Entrámos no jogo com muita determinação e personalidade. Durante toda a primeira parte só existiu uma equipa a controlar o jogo, não por demérito do Quintajense, mas sim porque entrámos concentrados e com perfeita consciência daquilo que teríamos que fazer para discutir o jogo. Conseguimos manter durante os primeiros 25 minutos sempre um jogador a pressionar a bola, tendo sempre um colega na cobertura, subindo a última linha defensiva para o meio campo do adversário. Jogámos literalmente no seu meio campo defensivo e sufocámo-lo quando não tínhamos a posse de bola, “abrindo” muito bem quando a conquistámos, dando amplitude ao jogo e criando diversas ocasiões de finalização. Pena termos sido penalizados por excesso de pedagogia, pois por duas vezes nos cortaram jogadas de superioridade numérica à entrada da grande área do adversário, beneficiando o infractor. Ao contrário dessas decisões, onde a paragem teve como objectivo “ensinar os meninos que existem faltas”, Parabéns aos meus dois jogadores que sofreram as faltas e que se aguentaram, continuando em progressão com a bola, ao invés de se atirarem para o chão como vemos nos jogos da 1ª Liga. Estas atitudes sim devemos valorizar. E é nestas idades que se constróem, mas parece que nem todos partilhamos desta opinião.

Fomos para o intervalo a vencer por duas bolas a zero, com a consciência de uma excelente 1ª parte, mas também com a consciência das dificuldades que iríamos sentir para manter aquele ritmo de jogo. Com o cansaço começaram a surgir as primeiras falhas de organização e após 2 min do início da 2ª parte sofremos o primeiro golo. Recuámos um pouco mais no terreno, cedendo mais espaços entre linhas, mas continuámos com uma excelente atitude, com muito sacrifício e criando algumas situações de finalização, uma delas a rolar sobre a linha de golo. Tentámos continuar a pressionar sempre a bola, com boas coberturas e com boas compensações, mas não conseguimos manter um bom nível de pressão na primeira linha defensiva (atacantes), tendo o Quintajense aproveitado para subir no terreno, jogando os últimos 10 min no nosso meio-campo, não impedindo contudo que terminássemos o jogo com uma clara oportunidade de golo.

Pela diferença que existiu na primeira parte e pela pouca diferença que existiu na segunda, foi uma pena não termos alcançado a vitória no resultado, uma vez que esta foi alcançada em todos os outros parâmetros. Mais uma vez demonstrámos que a equipa não gira à volta de jogadores, que evoluímos bastante e que sempre que nos unimos e nos concentramos um “bocadinho” no jogo fazemos boas exibições. Assim dá gosto ver-vos jogar!

Na próxima jornada recebemos o Playhouse.

O Treinador dos Escolas A

Ricardo Lopes

Sem comentários: