19.ª jornada: Setúbal, 27 de Março de 2010
Convocados pelo treinador Ricardo Lopes e orientados pelo treinador Eduardo Pereira, dos Iniciados A, participaram neste jogo os seguintes 12 jogadores: Adriana, Bernardo, Carlos, Georgiy, Gonçalo Cruz, Gonçalo Marinheiro, Jesus, Nelson, Petinga, Rafael, Rodrigo e Ruben.
Esteve uma linda manhã de sol, com temperatura agradável e o pelado apresentou-se em estado razoável. O sistema tático utilizado na primeira parte foi o habitual, ou seja, GR-3-1-2. Nos primeiros 15 minutos dominámos o jogo, que se desenrolou maioritariamente no meio-campo adversário, com algumas boas circulações de bola e algum perigo para a baliza adversária na sequência de vários remates (dois deles na marcação de livres) e de algumas disputas de bola na área na sequência de lançamentos laterais no último quarto do campo. Entretanto, fomos perdendo alguma capacidade física que resultou em menor eficácia nas marcações no meio-campo e deficientes transições defensivas o que possibilitou que os Pelezinhos chegassem mais vezes perto da nossa área. Numa dessas situações a menor agressividade defensiva originou o primeiro golo da partida num remate à entrada da área em que a bola tabelou num jogador nosso, mudou de trajetória e enganou o nosso guarda-redes que a iria deter facilmente. Poucos instantes depois voltámos a dar demasiado espaço e tempo para um adversário realizar um passe para as costas do nosso defesa esquerdo, que possibilitou que um adversário se isolasse e concretizasse. Neste período final da primeira parte, que foi o nosso pior do jogo, ainda permitimos um remate à barra na sequência de um pontapé de canto em que, mais uma vez, voltámos a conceder espaço e tempo demasiado ao adversário. Nestes primeiros trinta minutos participaram 11 jogadores.
Após análise do que sucedeu menos bem, a equipa entrou para a segunda parte determinada em alterar o resultado. Para este efeito foi introduzida uma alteração no sistema tático, para GR-3-2-1, com o objetivo de dar maior consistência ao setor intermediário procurando dar espaço para o avançado jogar em 1x1 e estimulando a subida dos dois laterais. Infelizmente não conseguimos explorar tão bem o posicionamento do avançado distante dos restantes jogadores porque a maioria destes não têm, ainda, naturalmente, capacidade física para realizarem passes longos. De qualquer modo garantimos um melhor equilíbrio no meio-campo e realizámos alguns bons ataques que concluíram em vários remates que poderiam ter originado golos, mas os dois guarda-redes adversários estiveram sempre muito bem. Os riscos corridos nesta segunda parte originaram alguns ataques rápidos e contra-ataques por parte dos Pelezinhos quase sempre bem travados pelos nossos jogadores. Jogaram os 12 elementos presentes.
Em conclusão, num jogo equilibrado com oportunidades de golo para ambas as equipas aceita-se a vitória da que teve maior eficácia na finalização, aspeto em que não estivemos bem, assim como faltou-nos maior agressividade defensiva, em especial sobre o portador da bola. As transições defensivas também devem ser bastante melhoradas.
Amanhã, dia 28 a partir das 15h40, iremos participar no Torneio Alberto Valente, em Pinhal Novo, onde defrontaremos o Pinhalnovense, o Cova da Piedade e o Olímpico do Montijo.
O Treinador: Eduardo Pereira
1 comentário:
"E muito triste que no torneio do dia 28 março do ano 2010, "
Esta citação breve do seu discurso é só para que saiba que este comentário não foi publicado por entender que o mesmo não respeita as mais elementares regras desportivas e até cívicas, assim como do bom-senso.
Se ainda assim quiser expressar a sua opinião faça-o, enviando novo comentário, onde:
Se identifique; Acuse o que tiver que acusar directamente sem se esconder na sombra do anonimato.
Digo-o eu que sou Pedro Rocha, coordenador geral da EFP, e nem sabia (mea-culpa) de tal feito!
Enviar um comentário