Campeonato Distrital de Escolas A – 2008/2009
9ª Jornada – Vitória FC 4 x 3 Palmelense Futebol Clube
Na 9ª jornada da 1ª Fase participaram os seguintes jogadores: Gonçalo Marinheiro, Tiago Fortuna, João Petinga, Carlos Costa, Nelson Nunes, Rafael Rocha, Tiago Jesus, Eduardo Rodrigues, Adriana Baguinho, Georgiy Chernobay, Rodrigo Constantino e Sérgio Pinto. A equipa inicial foi constituída pelos primeiros sete elementos.
Este jogo reflecte em pleno o que foi a nossa equipa ao longo da 1ª fase... irregular. Capaz do melhor e do pior. Na primeira parte, entrámos com uma magnífica atitude, com determinação e a jogar com inteligência. A palavra mais indicada para descrever esta 1ª parte é sem dúvida PERFEITA. A equipa conseguiu retirar todos os espaços ao adversário, levando a crer que não seriam capazes de fazer a transição defesa - ataque. Parecia que estávamos em maior número dentro de campo...mas não. Estávamos a jogar colectivamente e bem, tal como sabemos...mas que nem sempre aplicamos. Aos 50 segundos já estávamos em vantagem. O Vitória chegou à nossa grande área apenas por duas vezes, uma das quais deu golo. Ao intervalo vencíamos por 2 a 1, e apesar da chuva intensa... os sorrisos dos nossos atletas, a sua atitude e vontade, aqueciam o ambiente.
Na segunda parte, não conseguimos manter a mesma concentração e atitude. Deixámos de exercer pressão alta, recuámos e permitimos que trocassem a bola, coisa que com espaço para jogar sabem fazer bem. Completamente o oposto à atitude inicial. Para agravar a situação...foi mais fácil discutir do que reagir. Só a 5 minutos do fim conseguimos voltar a implementar o nosso jogo e ganhar um novo alento...marcámos aos 49 minutos...mas já foi tarde de mais.
O jogo não é só uma parte, mas é uma 1ª parte como esta que nos faz acreditar e que dá sentido ao trabalho realizado. Parabéns equipa! Não passámos à 2ª Fase, mas estou orgulhoso.
Fase Complementar
1ª Jornada – Ginásio Clube Montijo 0 x 3 Palmelense Futebol Clube
Na 1ª jornada da Fase Complementar participaram os seguintes jogadores: Gonçalo Marinheiro, Sérgio Pinto, João Petinga, Tiago Jesus, Nelson Nunes, Rafael Rocha, Georgiy Chernobay, Adriana Baguinho, Bernardo Cruz, Pedro Araújo, Rodrigo Constantino e Tiago Amaral. A equipa inicial foi constituída pelos primeiros sete elementos.
Um terreno com muita areia solta e a utilização de uma bola vazia durante toda a 1ª parte, dificultou-nos um pouco o nosso jogo, diminuindo o seu ritmo e a velocidade que beneficiam as nossas características. No entanto, os jogadores sabiam muito bem o que fazer na transição para o ataque, realizando várias jogadas bonitas, com princípio, meio e "fim". O fim foi o menos positivo, uma vez que a finalização não foi a melhor. Aliás, o primeiro golo só surgiu aos 17 minutos, após inúmeras ocasiões desperdiçadas, que foram deixando a equipa ansiosa no momento de concretizar. Assim, ao intervalo o jogo já poderia estar resolvido, em vez de iniciarmos a 2ª Parte com um escasso 0-1.
Na 2ª parte, com uma bola com a pressão adequada, conseguimos aumentar o ritmo do jogo, criando novamente diversas situações de finalização, através de jogadas rápidas pelos corredores laterais.
O aspecto menos positivo neste jogo foi sem dúvida o processo defensivo. Contra uma equipa com pouca capacidade ofensiva, deveríamos ter exercido uma pressão mais efectiva, recuperando a bola no meio-campo ofensivo. Contudo, não estivemos bem na contenção, nem nas coberturas defensivas, permitindo que o adversário mantivesse a bola “demasiado” tempo na sua posse, perdendo-a em lances de alguma “atrapalhação”.
O resultado acaba por não se adequar à densidade ofensiva da equipa, mas o jogo permite-nos verificar uma evolução positiva em vários aspectos. Esta equipa é capaz de muito mais e melhor, cabe-nos a nós demonstrá-lo!
No próximo dia 17.01.09, recebemos o U.F.C. Moitense.
O Treinador dos Escolas A
Ricardo Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário