24 de janeiro de 2009

Escolas A

Campeonato Distrital de Escolas A – 2008/2009

2ª Jornada – Palmelense Futebol Clube 6 x 1 UFC Moitense

Na 2ª jornada da Fase Complementar participaram os seguintes jogadores: Gonçalo Marinheiro, Sérgio Pinto, João Petinga, Carlos Costa, Nelson Nunes, Rafael Rocha, Rodrigo Constantino, Adriana Baguinho, Bernardo Cruz, Eduardo Rodrigues, Tiago Amaral e Tiago Fortuna. A equipa inicial foi constituída pelos primeiros sete elementos.

A equipa entrou muito bem no jogo. Ao contrário do que aconteceu na jornada anterior, na qual apenas concretizámos o primeiro golo aos 17 minutos, conseguimos finalizar com eficácia logo no sexto minuto de jogo. Este golo tranquilizou a equipa e passados dois minutos obtivemos o segundo golo. Com o jogo controlado, partimos para uma grande exibição. Chegámos ao intervalo a ganhar 3 a 1, com um golo (de grande penalidade) que não merecíamos sofrer, por todo o trabalho realizado.

Apesar do resultado final de 6 a 1, tal como vem sucedendo, as oportunidades de golo desperdiçadas foram muito superiores, fazendo vibrar a assistência em cada transição defesa – ataque. A equipa jogou unida, sem abrir espaços entre os sectores, pressionando com a última linha defensiva na linha de meio-campo, o que nos permitiu recuperar rapidamente a posse da bola. Soubemos gerir muito bem o jogo, alternando o ataques organizados com contra-ataques, criando desequilíbrios na defesa adversária. O facto do adversário procurar sair a jogar sempre com bolas directas para o seu número 10 facilitou-nos bastante a tarefa, apesar de termos arriscado no 1x1, encostando o nosso central a esse jogador.

A evolução da equipa tem sido bastante positiva, sendo com enorme prazer que vejo os meus jogadores a ocuparem equilibradamente os espaços, sem aglomerações sobre a bola, nem no corredor central, com apoio constante ao portador da bola, com desmarcações muito interessantes e com a exploração dos corredores laterais, com a capacidade em adaptar a forma do ataque às características do adversário e aos diversos momentos do jogo, bem como na fase defensiva, retirando espaços ao adversário, realizando muito bem a contenção e as coberturas defensivas. E o aspecto mais positivo disto tudo...fazem-no pensando por si próprios – tomada de decisão.

“Aquele que tenha o Futebol na cabeça seguramente que o pode levar para os pés, mas aquele que tem o Futebol apenas nos pés dificilmente poderá levá-lo até à cabeça.” Horst Wein


No próximo dia 7.02.09, deslocamo-nos a Setúbal para defrontar o 1º Maio.

O Treinador dos Escolas A

Ricardo Lopes

Sem comentários: