26 de outubro de 2009

EQUIPA FEMININA

UR CADIMA 1 x 1 PFC


Para o terceiro jogo da equipa, finalmente diante de um adversário feminino, a UR CADIMA, optámos por uma gestão diferente do plantel. Após dois jogos onde participaram todas as atletas disponíveis, deslocámo-nos a Cantanhede com 14 atletas convocadas.


A convocatória foi condicionada pela indisponibilidade de 7 jogadoras, 3 por lesão e 4 por motivos pessoais. Para além destas atletas, ficaram fora da convocatória, por opção, mais 5 atletas. A Patrícia Rodrigues, a Andreia (lesionadas) e a Inês Canastra (não convocada) acompanharam-nos nesta viagem, para meu orgulho e certamente para orgulho do grupo.


Assim, participaram neste encontro as seguintes jogadoras: Adriana Oliveira, Oriana, Joana Tavares, Mónica, Catarina, Jéssica, Rita Fernandes, Adriana Gonçalves, Carina, Cláudia, Íris, Mafalda, Patrícia Marinheiro e Rita Silva.




Com concentração marcada para a 7:20 e após uma viagem de três horas, bastante animadas, com o início da composição de uma música com letra da Cláudia Silva...




Com menos rotações para efectuar, com mais tempo para estabilizar a equipa e para as jogadoras ganharem confiança, partimos para uma excelente exibição.


Do ponto de vista da organização defensiva estivemos extraordináriamente bem. Não poderia exigir melhor. Com muita concentração, com um posicionamento táctico muito bem definido, com a equipa a fechar a metade do campo onde se encontrava a bola, com pressão constante sobre a bola, com os sectores muito próximos e com uma vontade enorme de conquistar a posse de bola e um espírito de sacríficio e de grupo simplesmente admirável. Será que estou a exagerar? Será que com tão pouco tempo de prática já tiveram esta prestação defensiva? Sem dúvida.


Ofensivamente, tal como calculava, apesar do ritmo e intensidade do jogo ser diferente de quando defrontamos equipas masculinas, naquele sintético magnifico, conseguimos uma boa circulação da bola, sobretudo para manter a sua posse. A progressão rápida e apoiada é um dos aspectos que temos que trabalhar mais a curto prazo, apesar de já termos procurado criar várias situações de superioridade numérica nos corredores laterais.




Num jogo com três partes de 20 minutos, com as duas equipas mais fortes na organização defensiva, claramente pela dificuldade acrescida das acções com bola, tendo em conta o tempo de prática, acabámos por sofrer um golo na segunda parte, numa jogada que parecia estar perfeitamente controlada, encontrando-nos na posse da bola. No início da terceira parte, restabelecemos a igualdade com um grande golo da Jéssica (capitã).





O empate acabou por ser um resultado justo, pela entrega que as duas equipas demonstraram. Festejámos como se fosse uma vitória, pois o adversário é uma equipa já com tradição na prática do Futebol Feminino, participando na 1ª Divisão Nacional de Futebol de 11, tendo apresentado duas ou três jogadoras que já pertencem à equipa sénior.





Valeu a pena o esforço dispendido na deslocação e as 6 horas totais de viagem, não só pelo desempenho e atitude da equipa, mas sobretudo pela forma como fomos recebidos. Após o jogo, o adversário ofereceu-nos o almoço...




ORIGADO UR CADIMA.




À chegada, após várias horas de ensaio, terminámos o dia com a gravação da música composta, num clima de extrema alegria.



Vocês compensam todas as pedrinhas que nos colocam no caminho...

Convosco vale a pena. Parabens meninas.


O treinador da Equipa Feminina,
Ricardo Lopes

2 comentários:

Sónia disse...

Temos de nos orgulhar desta nossa equipa feminina. Elas são FANTÁSTICAS!!!
Nunca desistem,mesmo "estoiradas" e lesionadas não baixam os braços.
Força equipa!

Beijocas da seccionista,

Sónia.

Anónimo disse...

Foi uma viagem fantática, que fez com ficassemos a conhecer melhor :p