26 de janeiro de 2010

Iniciados A: PALMELENSE F. C. - 2 x Beira-Mar de Almada - 2

13.ª jornada: Palmela, 24 de Janeiro de 2010
Participaram neste jogo os seguintes 18 jogadores: Afonso, Dani, Gustavo, João Madeira, João Ramos, Luís Gaspar, Martim, Nuno, Pedro, Rafael Barata, Ricardo Ferreira, Ricardo Silva, Rodrigo Pereira, Ruben Marcolino, Tiago Martins, Tiago Moço, Valter Martins e Vasco Mendes.
Voltámos à nossa casa e ao nosso relvado para encerrar a primeira volta do campeonato. O segundo lugar na classificação e os bons resultados obtidos pelo Beira-Mar fazia antever um jogo com elevado grau de dificuldade (o que é ótimo para o desenvolvimento individual dos nossos jogadores e para o crescimento da equipa). Jogámos no sistema táctico GR-4-4-2 sem avançado centro procurando assegurar eficazes marcações aos três médios adversários e, desta forma, condicionar e diminuir a alimentação do perigoso trio ofensivo, em especial, do capitão e extremo-direito bastante rápido e perigoso (que veio a ser quase decisivo pois marcou os dois golos da equipa adversária em jogadas individuais). Complementou a nossa estratégia para este jogo, uma defesa em linha bastante “agressiva” e subida que colocou bastantes dificuldades aos adversários que frequentemente foram apanhados em “fora-de-jogo”. No ataque, apesar de jogarmos a favor do vento, poucas vezes chegámos com perigo à área e baliza adversárias; conquistámos três cantos e um livre à entrada da área mas só realizámos três remates até ao intervalo (o resultado era de 0 x 1). O nosso guarda-redes praticamente não fez qualquer defesa apesar da bola rondar mais vezes a nossa baliza.
Na segunda parte entraram três novos jogadores (já havia entrado um outro aos 21 minutos), manteve-se o sistema táctico e solicitou-se um pouco mais de acutilância e qualidade de circulação da bola para se tentar chegar mais vezes à área e baliza adversárias, sem descurar o acerto nas marcações e a correcta realização do equilíbrio defensivo e das compensações e permutas posicionais. A nossa defesa bastante adiantada e mais próxima do sector do meio-campo possibilitou-nos disputar mais o jogo, chegar mais vezes à frente mas também descurar um pouco mais a retaguarda. Devido a isso sofremos o segundo golo aos 44 minutos. Felizmente a equipa não se foi abaixo, continuou a tentar praticar bom futebol vindo a ser premiada com a obtenção de dois golos aos 50 minutos, de penalti, e aos 62 minutos na sequência de uma boa jogada colectiva que isolou um dos nossos atacantes (que já anteriormente havia falhado um golo). Só nos últimos dez minutos é que o Beira-Mar voltou a jogar para ganhar pressionando-nos com o lançamento de várias bolas para a nossa área e para as costas da nossa linha defensiva, mas sem resultados práticos. Neste segundo período estivemos bastante melhor apesar de só termos rematado por duas vezes. Jogaram os 18 elementos presentes.

Em resumo a equipa efectuou uma boa exibição justificando o empate após uma desvantagem de duas bolas. O aspecto mais positivo foi a defesa em linha, novamente muito eficaz na colocação dos adversários em posição irregular. As transições ofensivas e a circulação da bola foram melhores na segunda parte. As marcações no meio-campo também foram boas durante praticamente todo o jogo.

Avaliação colectiva: Rendimento técnico-táctico: 3,5 (1-5); Rendimento físico: 3,8 (1-5); Disciplina e Espírito Desportivo: 7,9 (1-10); Média da equipa: 15,2; Melhor jogador: Rodri.

A segunda volta reinicia-se apenas em 7 de Fevereiro, dia em que receberemos o Fabril do Barreiro na Quinta do Anjo, às 10h30.
Como balanço destas primeiras 13 jornadas e com metade do campeonato cumprido, a nossa equipa situa-se a meio da tabela classificativa (7.º lugar) com 20 pontos, em resultado de seis vitórias, dois empates e cinco derrotas, 20 golos marcados e 19 sofridos. Do plantel constituído por 27 jogadores, já participaram em competição 25 elementos mais um Iniciado B e em quase todos os jogos têm participado 17 ou 18 jogadores. A equipa está bem, motivada, apresenta uma boa média de assiduidade aos treinos e uma qualidade de jogo que tem vindo a melhorar. Destaca-se o facto de não ter perdido qualquer jogo com os três primeiros classificados (uma vitória e dois empates) o que revela uma boa atitude mental e que quando entra em campo é com o objectivo da vitória independentemente da equipa adversária.

O Treinador: Eduardo Pereira

Sem comentários: