17 de maio de 2010

EQUIPA FEMININA

PALMELENSE FC 1 X 0 ASSEICEIRA






Este Domingo, em contraste com as condições do Sábado passado, recebemos a equipa da Asseiceira no sintético do Quintajense. Com piso seco, regular e com o solinho a iluminar a nossa equipa, conseguimos a melhor exibição colectiva a nível de Fut 11.

  • Estava acordado que o adversário apresentaria duas equipas, uma feminina e outra masculina. No entanto, acabou por apresentar uma equipa mista. Esta situação originou alterações nos objectivos que tinhamos definidos como prioritários para este fim de semana. No entanto, acabou por ser uma experiência bem mais positiva, uma vez que os elementos masculinos colocaram-nos maiores desafios, mas com menos capacidade física que uma equipa constituída inteiramente por rapazes.

  • Com objectivos diferentes, mas com a estratégia bem definida e "estudada", iniciámos o jogo a explorar muito bem os espaços, cumprindo exemplarmente quase todos os princípios de jogo. Com confiança, com atitude, com garra, com combatividade, com inteligência, com muita dinâmica, durante toda a 1ª parte conseguimos aplicar o que temos vindo a trabalhar em treino.

  • A portadora da bola tinha sempre várias colegas a oferecerem linha de passe, e com muita mobilidade, conseguimos desequilibrar uma linha defensiva constituída por elementos masculinos que apresentavam uma estrutura física bastante superior à nossa. O adversário foi obrigado a bascular constantemente, através da variação de corredores, originando espaços para finalizarmos à entrada da grande área. Este foi o nosso ponto fraco durante o jogo. Criámos diversas oportunidades de golo, mas procurámos quase sempre realizar sempre mais um passe, procurando a segurança de remate de menor distância.
  • A Pipa, após uma ou outra hesitação para finalizar com espaço/tempo, acabou por conseguir o único golo do jogo, remantando de primeira após cruzamento rasteiro do corredor esquerdo. A partir daqui, realizámos mais remates e fomos mais rápidos na tomada de decisão, no entanto, não voltámos a ter sucesso.
  • A meio da 2ª parte, começou a instalar-se fadiga muscular, sobretudo nas jogadoras do sector do meio-campo, que tantas transições já haviam realizado. Sem muitas alternativas para refrescar a equipa (entre indisponíveis e duas faltas não justificadas), começámos a perder a capacidade para pressionar o portador da bola, permitindo que o adversário começasse a realizar alguns contra-ataques. Foi um bom teste para a nossa linha defensiva, que resolveu com eficácia e com muita entre-ajuda, uma vez que o adversário aumentou o número de elementos masculinos na sua frente de ataque. Face a este cansaço e às poucas alternativas, alternámos do 4:1:3:2 para o 4:2:3:1 e posteriormente para um 4:4:2 com as linhas bem definidas, para que o adversário não tivesse tanto espaço no meio campo e para que continuássemos com duas jogadoras a pressionar mais à frente, apostanto no contra-ataque, em vez do ataque organizado.
  • Foi um jogo de muita entrega, onde a organização colectiva e a simplicidade das nossas acções nos tornaram superiores ao adversário. Este foi um jogo muito importante para a equipa. Desde já, obrigado ao adversário que nos proporcionou um óptimo treino.
  • Todas as jogadoras estão de Parabéns. Mais uma vez surpreendemos alguns dos adversários, sobretudo os masculinos que não se coibiram de me confidenciar quando os cumprimentei que ..."elas jogam mesmo muito".
  • No próximo Domingo recebemos uma equipa feminina de Montemor-o-Novo, dando sequência à preparação para os torneios que se avizinham, exigindo-se a mesma humildade e cada vez mais trabalho e confiança de todo o grupo.

O Treinador,
Ricardo Lopes








Sem comentários: