24 de maio de 2010

EQUIPA FEMININA

PALMELENSE FC 1 X 0 ALMANSOR FUTEBOL CLUBE











" O ego é dotado de um poder, de uma força criativa, conquista tardia da humanidade, a que chamamos vontade"...



E foi esse poder, essa força e essa vontade que Domingo permitiram que a Adriana O., a Rita F., a Oriana, a Patrícia R., a Patrícia M., a Catarina, a Jéssica, a Adriana B., a Andreia, a Carolina, a Pipa, a Adriana G., a Cláudia, a Diana, a Marta e a Mónica obtivessem mais uma vitória.



Perante um adversário proveniente do Futsal, com experiência competitiva no campeonato sénior na Associação de Futebol de Portalegre, este foi um teste muito importante para perceber até que ponto podemos conjugar a diversidade de idades da nossa equipa para nos confrontarmos com equipas séniores.


Relembro que na nossa equipa inicial, para além da "experiente" Adriana (12 anos), contámos com a estreia da "experiente" Carolina (11 anos), apenas com um treino realizado com a equipa. Irónica "Experiência", porque a par da Oriana (15 anos) e da Patrícia R. (14 anos), são as jogadoras que provêm do futebol de 7 ("Masculino").


O teste não poderia ter sido mais positivo. Com uma primeira parte em que dominámos o jogo, permitindo que o adversário realizasse transições ofensivas apenas por duas ou três vezes.
Na segunda parte, acabámos por não conseguir manter o ritmo, derivado à perda de capacidade física, não só pelo desgaste provocado pelo confronto com jogadoras maturas, mas porque três elementos não se apresentam neste momento na melhor forma física, o que condicionou a capacidade de pressionar um pouco mais alto.


Assim, na primeira parte acabámos por treinar as transições ofensivas, onde necessitamos de consolidar um ou outro processo que temos vindo a trabalhar. E na segunda, o posicionamento defensivo, procurando a concentração, bem como as coberturas defensivas quando perdíamos os confrontos de 1x1.


Só com esta entrega, com este espírito e atitude conseguimos equilibrar uma balança que nos é desfavorável em diversos factores (tempo de prática, idade biológica, falta de experiência competitiva, etc.). Estão de Parabéns.


Próxima etapa... colocarem no treino a intensidade e paixão que demonstram em cada jogo. E porque desde Setembro até agora, nem sempre tem sido fácil...


"O Futuro faz-se agora
E cada erro é uma vitória
Pois a derrota não existe
Não há conquista sem labuta
A vida é uma infinita luta
Onde só perde quem desiste"...


FORÇA EQUIPA.


O Treinador,
Ricardo Lopes

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi um jogo muito giro. Parabéns pelo vosso trabalho e obrigado pelo convite.
Apenas um reparo: O Almansor pertence á Ass. Fut. Évora.
Abraço
Pedro Pereira
(Treinador Almansor FC)

Anónimo disse...

Foi um jogo onde mais uma vez se provou que a nossa equipa tem pernas para andar... Parabéns ás atletas e ao treinador.
É de lamentar, que as atletas da equipa adversária tenham usado um palavreado menos adquado,nem nas equipas masculinas se ouvem tantos palavrões ao mesmo tempo!!!

Joana disse...

Como se costuma dizer "só damos valor ás coisas quando as perdemos" e acho que agora posso dizer isso. Cada vez somos menos, cada vez temos o nosso lugar mais "assegurado" e por vezes isso levanos a não darmos tudo, a não termos de lutar e batalhar muito, mas as coisas não deviam ser assim e todas nós sabemos disso. No inicio tinhamos a maior vontade do mundo e não sabiamos nada, agora que sabemos tudo ao quase tudo damos cada vez menos de nós. Esta semana em que tenho estado parada tem demorado muito a passar, parece que já estou parada á meses e é de fora que dou todo o valor. É o querer jogar e não poder, o ter de ficar de fora nos treinos e nos jogos. Ficar limitada a ver-vos sem poder estar com vocês dentro de campo. Tudo isto me levou a pensar muito. Sei que não tenho sido um grande exemplo, mas nunca percebi o motivo de ter ido abaixo. Não vou alargar mais isto, prometo á equipa que quando voltar vou voltar com toda a força e vontade. Farei tudo para ser eu a pedir ao treinador para sair (como acontecia ao inicio).

Obrigada treinador, obrigada jogadoras, OBRIGADA EQUIPA.

Joana