22 de março de 2011

FUTEBOL FEMININO

EFF SETÚBAL 4 X 0 PALMELENSE FC

Após a participação nos primeiros nove jogos do Campeonato de Promoção de Futebol Feminino, 2ª Divisão Nacional – Sénior, na 10ª jornada, de encerramento da 1ª fase, deslocámo-nos ao campo dos Pelezinhos para defrontar a equipa da Escola de Futebol Feminino de Setúbal, vencedora da série E.

Na 1ª parte, com boa organização defensiva, espaços bem preenchidos e pressão sobre a portadora da bola, acabámos por sofrer um golo que não se justificava. Na 2ª parte, defensivamente e colectivamente mais fortes do que na 1ª volta, acabámos por sofrer três golos de alguma infelicidade, dois auto-golos, um por falha de comunicação.
Terminámos a 1ª fase em 5º lugar, com duas vitórias e oito derrotas, com um bom desempenho no jogo da Taça de Portugal, onde merecíamos a vitória pelo que fizemos durante a 1ª parte e por chegarmos a sensivelmente 5 minutos do fim a vencer por uma bola a zero, diante de um adversário com a tradição do UD Ponte Frielas.

Com o intuito de não quebrarmos tão significativamente o ritmo que a equipa adquiriu com a participação na 1ª fase, aproveitámos os quatro Domingos sem competição oficial para realizar dois jogos de treino com os Iniciados do Botafogo e um com um misto de Iniciados e Juvenis. Para além destes, realizámos ainda jogos com as nossas equipas internas de Iniciados A e B.

“OS BELENENSES” 2 – 0 PALMELENSE FC

No passado dia 13 de Março, numa semana com apenas dois treinos devido à interrupção do Carnaval, deslocámo-nos à Marinha Grande para realizar a 1ª Jornada do Torneio Complementar, defrontando a equipa “Os Belenenses”. Desde já, um agradecimento especial aos Pais e equipa técnica que, mais uma vez, suportaram o transporte da equipa.

Iniciámos o jogo com algum nervosismo, mas aos poucos fomos conseguindo afastar a pressão adversária, dividindo as despesas do jogo. As adversárias com uma libero rápida e experiente e um médio centro com capacidades técnicas acima da média, procuravam muitas vezes colocar a bola nas costas da nossa defesa. Para quem esteve mais atento que não só ao resultado, foi possível ver grandes diferenças na forma como a equipa abordou estes lances e como os resolveu tendo em conta aquilo que aconteceu por exemplo na 1ª jornada da 1ª fase, com A-dos-Francos.
Pormenor a pormenor, se acreditarmos e continuarmos a trabalhar vamos chegar lá, relembrando que é o 1º ano de competição, faltam-nos apenas 19 anos para atingirmos os 20 anos de existência da equipa “Os Belenenses”, segundo informações da treinadora.

Neste jogo, a equipa titular foi composta por: Adriana G., Rita F., Oriana, Patrícia, Mafalda, Joana, Dádá (Rita Silva), Jéssica, Margarida (Pisco), Mónica (Mariana) e Andreia. Suplentes: Ana Pisco, Catarina, Filipa, Mariana e Rita Silva. Ausências: Ana Baltazar e Daniela Dinis.

Na 1ª parte, o empate ajustava-se, mas acabámos por sofrer um golo numa dessas bolas nas costas, onde a central chega primeiro ao lance protegendo a bola para saída da Guarda-Redes, que encontrando-se fragilizada fisicamente acabou por hesitar, permitindo a equipa que a avançada tocasse na bola e a desviasse para a baliza.

Na 2ª parte, a equipa não conseguiu interpretar o que lhe foi pedido ao intervalo, nem conseguiu corrigir a tendência de colocar bolas longas para as avançadas, que encontravam pela frente uma guarda-redes e uma central muito atentas, rápidas e com excelente capacidade de antecipação. Acabou por ser um dos jogos onde criámos menos oportunidades de golo, com excesso de apatia colectiva, pecámos pela falta de garra e de combatividade, com a sensação de que teria sido possível pontuar.

Sem comentários: