31 de março de 2011

FUTEBOL FEMININO

PALMELENSE FC 0 x 3 A-DOS-FRANCOS
No passado Domingo, dia 27 de Março, “recebemos” no relvado do Complexo Municipal a equipa de A-DOS-FRANCOS. Para esta difícil tarefa não pudemos contar com a castigada Oriana, nem com as lesionadas Mariana e Andreia, apesar desta última se encontrar equipada no banco de suplentes. Para completar este quadro menos positivo, decorriam 49 segundos de jogo quando a Adriana, guarda-redes, teve que ser substituída por lesão.

Participaram as seguintes jogadoras: Adriana (Joana), Rita Silva, Rita Fernandes, Patrícia, Mafalda, Filipa, Jéssica (Daniela), Dádá (Margarida), Pisco, Mónica e Ana Chora. Suplentes: Andreia, Catarina, Daniela, Joana, Margarida.

Como já referi, no primeiro minuto de jogo fomos forçados a substituir a Adriana, tendo a Pisco assumido o papel de guarda-redes, realizando uma excelente exibição. O bem-estar da Adriana deixou-me mais apreensivo do que o facto da Pisco ter a difícil tarefa de a substituir, uma vez que em treino já tinha recolhido boas indicações de que esta atleta de campo tem todas as condições para ocupar uma posição tão específica como a de guarda-redes.

Ainda assim, a equipa ficou nervosa e ansiosa com esta situação, mas aos poucos fomos reagindo e a Pisco foi demonstrando às colegas que poderiam confiar. Numa primeira parte de maior contenção, a estreante guarda-redes e toda a linha defensiva estiveram num bom plano, não conseguindo evitar um golo antes do intervalo, ao sexto minuto de desconto. Foi sem dúvida um balde de água fria pelo esforço dispendido, mas em simultâneo, no global, a linha média esteve aquém do esperado, sendo pouco pressionante, deixando o adversário ganhar facilmente o meio campo.

Como já vem sendo habitual, a 1ª parte foi condicionada por faltas e lançamentos laterais assinalados ao contrário, bem como com uma agressão consentida sobre a Filipa, que foi pisada propositadamente a 5 metros do árbitro auxiliar, quando o jogo se encontrava 0 a 0. Enfim, sem ter sido mal educado, o expulso ia acabando por ser eu, pela ousadia de me ter dirigido ao Sr. Auxiliar “não viu a agressão à minha jogadora?”. Claro que não, segundo as adversárias um deles “é o primo da Cristiana”. Para além disso, a Federação deve andar a formar os árbitros para treinadores, uma vez que voltaram a fornecer feedbacks às adversárias durante o decorrer do jogo, segundo algumas das nossas jogadoras. Como é que nos podemos admirar que as equipas “pequenas”, ou “novas” acabem por desistir das competições femininas, existindo um núcleo duro?

Na 2ª parte, pretendendo disputar o jogo no meio-campo adversário, voltámos a colocar duas avançadas, utilizando apenas um trinco. A equipa entrou mais confiante, a Pisco teve menos trabalho e as oportunidades foram surgindo em contra-ataques, dois deles em situação de 2 x 1.

1 a 0 poderia ajustar-se pelo pouco que produzimos ofensivamente na 1ª parte, mas na 2ª começámos a justificar o golo do empate. No entanto, a 15 minutos do final, com a velha máxima do Futebol, após algumas situações de finalização desperdiçadas, sofremos o 2 golo na resposta a um ataque nosso. A partir daqui, a equipa quebrou e consentimos mais 1 golo, por falta de discernimento e de lutar até ao apito final.

Mais uma vez os pontos escaparam-nos, mas considerando as diferenças entre as duas equipas no 1º jogo da 1ª fase nas Caldas das Rainhas, fica o registo de uma evolução positiva a nível global. Falta-nos um pouco de sorte, mas sobretudo de confiança naquilo que podemos desenvolver em jogo e que já produzimos em treino.

Dificilmente se joga bem treinando mal. Treinando bem, o tempo será certamente bom conselheiro e os ventos irão soprar de outra maneira.

Esta semana, a Patrícia lesionou-se na aula de Educação Física, mais uma baixa de peso. Esperamos que a sua recuperação decorra pelo melhor, uma vez que é um elemento chave do grupo. Rápidas melhoras, com o reconforto de saber que podemos continuar a contar com o seu apoio moral e em simultâneo de que estaremos cá para a ajudar neste momento mais sensível.

Este fim-de-semana voltamos a fazer uma deslocação de “longa” distância, uma vez que defrontamos o Ouriense. Obrigado à Mãe da Oriana (Luisa Fernandes) que mais uma vez tratou de toda a logística do transporte.

O Treinador,

Ricardo Lopes

Sem comentários: