Barreiro, 30 de Outubro de 2010
Deslocámo-nos à Academia do F.C. Barreirense, no Barreiro, para realizar o 5.º e último jogo treino antes de se iniciar o campeonato no próximo dia 6 de Novembro.
Neste jogo contámos com a participação de 14 jogadores: André Simões, Daniel Pereira, David Alves, David Sousa, Fábio Almeida, Fábio Fialho, João Salazar, Miguel Fialho, Ruben André, Sérgio Moreira, Tomás Silva, Tomás Teles, Vitorino Santos e Yuri Pires.
Este jogo, disputado sob imensa chuva e vento forte, teve duas partes completamente distintas. Durante a primeira parte assistimos a um jogo bastante equilibrado, muito disputado a meio campo e com poucas situações de perigo para ambas as equipas. Durante este período voltámos a repetir alguns dos erros que nos têm penalizado ao longo dos jogos disputados. Ofensivamente voltámos a ser pouco agressivos e muito lentos a decidir na área adversária, o que não nos permite concretizar as oportunidades que conseguimos criar, por outro lado defensivamente os erros que cometemos traduzem-se em golos sofridos. Até aos 14 minutos o resultado (0 x 0) era um reflexo do equilíbrio com que decorria o jogo, no entanto, num curto espaço de tempo sofremos 2 golos a papel químico em situações em que demorámos tempo demais a tirar a bola da nossa área. Estes erros acabaram por nos penalizar excessivamente, sendo o resultado de 0 x 3 ao intervalo demasiado pesado, não refletindo o equilíbrio que se verificou durante os primeiros 25 minutos.
Na 2.ª parte o jogo foi completamente diferente. Sofremos 2 golos nos primeiros 3 minutos e este facto acabou por condicionar completamente o jogo. Animicamente estes golos afectaram-nos muito, deixámos de funcionar como equipa e passámos a acumular erros. Ofensivamente deixámos de conseguir criar situações de perigo, só voltando a aproximar-nos da área adversária nos últimos minutos do jogo. Perdemos a bola demasiadas vezes no inicio do processo ofensivo, originando que fossemos apanhados em inferioridade numérica. Deste modo, sucederam-se as situações de perigo junto à nossa baliza e o resultado foi ficando cada vez mais desnivelado.
Defrontámos uma boa equipa, constituída por jogadores evoluídos técnica e tacticamente e que fisicamente, na sua grande maioria, eram superiores a nós, no entanto, considero que o resultado (0 x 10) foi demasiado pesado e não reflete a diferença entre as duas equipas. Os jogos contra as boas equipas permitem testar-nos individual e coletivamente e, não pondo em causa a justiça da vitória do Barreirense, apesar do jogo ter posto a nu algumas das nossas lacunas penso que a 1.ª parte é a nossa verdadeira faceta. É essencial que no futuro consigamos reagir melhor às adversidades, não perdendo a confiança nas nossas qualidades, procurando resolver os problemas colectivamente e mantendo-nos fiéis aos nossos princípios de jogo e ao que treinamos.
Fazendo um balanço dos jogos treino realizados, penso que o mesmo terá que ser bastante positivo. Apesar de não termos conseguido em nenhum dos jogos ter todos os jogadores em simultaneo, conseguimos que, à exceção de 2 ou 3 jogadores, o tempo de participação em jogo fosse semelhante para todos. Os principios que se pretendem incutir na equipa e nos jogadores estão a ser assimiliados e o mais importante é que consigamos potenciar o que de bom se fez e corrigir o que correu menos bem, procurando o objectivo final de melhoria e evolução diária, quer individual quer colectiva.
Gostaria de deixar um alerta para os Pais, para que de futuro, especialmente em dias chuvosos como este, os jogadores para além de um agasalho levem também uma muda de roupa e calçado e se possível vão preparados para tomarem um duche quente no fim do jogo.
No próximo sábado, dia 6 de Novembro, iniciaremos o campeonato deslocando-nos a Setúbal, para defrontar o N.R.D. Ídolos da Praça às 10h30.
O Treinador: Estêvão Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário