15 de abril de 2008

Escolas A: Amarelos 2-2 Palmelense



10ª Jornada –AMARELOS X PALMELENSE

A jornada 10 do Campeonato Distrital de Escolas, Fase Complementar Série D, marcou a nossa deslocação a Setúbal para defrontar a equipa dos Amarelos.

Participaram nesta partida os seguintes atletas: Alex, Rodolfo, Diogo, Renato, Miguel, Tiago, Pina, Pedro, Bruno, Martim, João Petinga e Daniel. 

Nesta segunda volta, era o primeiro confronto que nos levaria a casa dos nossos perseguidores mais próximos. Os Amarelos detêm o melhor ataque do campeonato e apenas perderam um jogo….em Palmela, na primeira volta.  Sabíamos as dificuldades que íamos sentir e conhecíamos bem os atributos técnicos de alguns atletas da equipa adversária. Teríamos de ter muita atenção ao elevado número de duelos “um contra um” que iriam ocorrer no jogo, pois esse é o grande trunfo ofensivo do adversário.

Assim, no início da primeira parte mostrámos poder de conquista do meio campo, mantendo as acções do nosso adversário controladas…conseguindo até um golo após uma dessas conquistas da zona central (Tiago). Em vez de nos tranquilizar e desmotivar o adversário, este golo fez reavivar a energia da equipa da casa, levando estes a arriscar mais jogadas individuais e a aumentar a sua atitude ofensiva. Os nossos atletas começaram a perder tranquilidade ao sentir o crescer do adversário e perderam poder de organização defensiva. Começamos a sentir que o perigo chegava através de acções individuais, então começamos a surgir com vários elementos perto do portador da bola. Infelizmente, o número de jogadores nessa situação tornava-se muitas vezes exagerada….e assim, permitimos duas finalizações da equipa dos Amarelos, dentro da nossa pequena área, por jogadores que ficaram sem qualquer marcação.

Após o segundo golo dos Amarelos e um pedido de desconto de tempo para reorganizar a nossa estrutura defensiva, voltámos a reequilibrar o jogo e conseguimos no final da primeira parte o golo do empate (Diogo).

O intervalo serviu para fazer entender ao nosso grupo que o colectivo acabaria sempre por superar o individual. Que apostando no nosso rigor defensivo sem receio dos duelos “um contra um”, realizando uma contenção e cobertura defensiva correctas, enaltecendo a confiança na função de cada um, poderíamos, mais facilmente ganhar a posse de bola e assim criar situações ofensivas de sucesso. O segundo tempo mostrou uma equipa, um conjunto, um colectivo, que só nos poderá abonar motivos de orgulho. Numa segunda-parte de grande personalidade, o controlo das acções ofensivas do adversário foi exemplar, as circulações e trocas de bola foram de um nível muito positivo…e só mesmo por estarmos a defrontar uma equipa de bom nível é que não conseguimos criar situações claras de golo. Tivemos maior posse de bola nesta segunda fase do jogo, duplicámos o número de remates em relação à primeira parte, obrigámos o guarda-redes adversário a mais intervenções, mantivemos o nosso guarda-redes sempre coberto e apenas ameaçado por remates de longa distância…mas não conseguimos finalizar com êxito.

Assim, acabámos por empatar o jogo (2-2) e com humildade cumprimentar o adversário por ter sido bravo, numa muito correcta, bem disputada e saudável competição desportiva de bom nível.

O próximo jogo que se realizará no dia 19 de Abril, ocorrerá em Palmela, onde defrontaremos o Alvaladense, para a 11ªjornada desta competição.

 

Carlos Duarte

(Treinador Escolas A)

Sem comentários: