7 de abril de 2008

Escolas A: Palmelense 5-2 Alcacerense

9ª Jornada –PALMELENSE X ALCACERENSE

Nesta jornada recebemos o Alcacerense, para a 9ªjornada do Campeonato Distrital de Escolas, Fase Complementar Série D.

Participaram nesta partida os seguintes atletas: Alex, Rodolfo, Francisco, Renato, Miguel, Tiago, Pina, Pedro, Bruno, Martim, João Petinga e Mário. 

Sabíamos que iríamos enfrentar um dos melhores ataques da prova. Sendo nós uma equipa que baseia a sua robustez no rigor defensivo, entrámos no jogo com a ideia que teríamos que manter uma concentração e frieza de nível elevado, para poder ter posse de bola segura e assim, procurar alcançar golos. E durante os primeiros vinte minutos foi um pouco isso que sucedeu.

Com o adversário perfeitamente controlado, as posses de bola eram recuperadas com firmeza e as transições ofensivas eram realizadas com superior objectividade. A eficácia ofensiva era positiva e conseguimos alcançar uma vantagem de 3 golos (1 do Mário e 2 do Pedro) nesse período, sem o nosso guarda-redes ter praticamente tocado na bola. O “pequeno” problema surgiu nos últimos cinco minutos desta parte…em que sofremos dois golos que oscilaram a confiança do grupo. Foram dois momentos de desconcentração que o adversário soube aproveitar com muita eficácia, comprovando a sua produtividade ofensiva durante este campeonato.

À entrada no segundo tempo era importante fazer ver aos atletas que nada do que tinha acontecido naqueles cinco minutos desastrosos poderia alterar a confiança e a solidez emocional do grupo. Tínhamos mostrado que poderíamos tornar este jogo acessível e não poderiam ser aqueles tropeções que nos iriam obstruir a visão da realidade: poderíamos ser realmente melhores! O objectivo a alcançar era conseguir manter na totalidade do segundo tempo, a solidez dos primeiros 20 minutos. E foi o que aconteceu.

Conseguimos voltar a controlar o jogo, manter as incursões adversárias controladas e acreditar que os golos da tranquilidade poderiam surgir. Assim, conseguimos o quarto golo num livre indirecto dentro da área (Tiago) ainda dentro dos primeiros 10 minutos desta etapa. Nesse momento o adversário desequilibrou-se em absoluto na busca de reduzir a desvantagem. Facilitou-nos as situações de finalização em vantagem numérica, tal era a segurança com que recuperávamos a bola e desferíamos ataques rápidos. Foram várias as ocasiões para marcar…mas até isolados, contra apenas o guarda-redes, falhávamos. Conseguimos apenas mais um golo, a 8 minutos do fim através de um remate na entrada da área (Pina).

Foi uma exibição que mostrou a concentração e confiança do grupo, apenas abalada por um momento que terá de servir como lição. (Se queremos ser fortes, temos que mostrar orgulho na nossa dedicação e confiança na nossa qualidade em todos os momentos do jogo! E no dia que as coisas correrem menos bem, levantar a cabeça porque não fizemos outra coisa senão dar o nosso melhor!)

O próximo jogo que se realizará no dia 12 de Abril, para a 10ªjornada do Campeonato Distrital de Escolas Fase Complementar Série D, será em Setúbal, onde defrontaremos os Amarelos. 

 

O treinador Carlos Duarte

Sem comentários: