5 de novembro de 2010

EQUIPA FEMININA: FASE DE PROMOÇÃO NACIONAL

Antes de iniciar a temporada de crónicas para o blog, peço desculpa às jogadoras e a todos os que nos têm acompanhado e apoiado pela falta de notícias sobre a nossa Equipa Feminina...

Para aqueles que já se questionaram sobre o que aconteceu, ou acontece com esta FABULOSA EQUIPA, tranquilizo-os, ou não, pois desde 23 de Agosto que iniciámos a preparação para a participação na Fase de Promoção de Futebol Feminino (2ª Divisão Nacional).

Poderia partilhar convosco inúmeras histórias, mas corria o risco de pensarem que em vez de navegarem num blog “desportivo” estariam a navegar num espaço de anedotas, ou numa página do século passado. Assim, pela seriedade que tem envolvido o trabalho da Equipa e pelo esforço e apoio dispendido por Pais e Familiares… Avancemos…

A fase de preparação da equipa iniciou-se a 23 de Agosto, contando com 6 saídas, a Adriana Oliveira, a Andreia Gonçalves, a Diana, a Inês Canastra, a Joana Tavares e a Patrícia Marinheiro. Foram muitas as entradas mas, actualmente, são 6 as caras novas, Ana Baltazar, Ana Pisco, Dádá (Daniela), Margarida e Mariana.

No decorrer da pré-época realizámos jogos de treino com as nossas equipas de Iniciados (A e B) que foram uma preciosa ajuda para a elevação do ritmo de jogo. Para além disso, realizámos jogos de treino com os Iniciados do Poceirão e com três equipas femininas da nossa serie, Arsenal 72, Escola de Futebol Feminino de Setúbal e Bobadelense.

A Cláudia Silva fez toda a fase de preparação com a equipa, no entanto, com pena minha, acabou por não conseguir conciliar os treinos com a sua vida pessoal. Foi sem dúvida uma baixa importante para a equipa, não só pelas suas atitudes e personalidade, mas também pela boa evolução que vinha a demonstrar e pela falta dos acordes da sua guitarra, apesar de nos apoiar sempre que lhe é possível.

Na véspera do campeonato sofremos mais duas contrariedades. Primeiro a Ana Pisco teve que cumprir dois jogos de suspensão acumulados no Futsal. Segundo, a Adriana Baguinho e a Carolina Rosa, devido à sua idade não puderam ser inscritas. Falha aqui da nossa Associação que deveria ter informado antecipadamente o Sr. Vítor, que foi incansável em todo o processo de inscrição de jogadoras, a quem a Associação sempre disse que estava tudo em ordem. Afinal não era bem assim.

Não poderia deixar de evidenciar a importância da Adriana e da Carolina, apesar da tenra idade. São duas jogadoras provenientes da nossa formação que demonstram uma enorme potencialidade para a prática da modalidade, para além do empenho e paixão pelo jogo, que colocam em cada lance. Uma Equipa não se faz apenas dos 11 elementos que entram dentro das quatro linhas, por isso, estas duas jogadoras têm contribuído bastante para a evolução das colegas, tendo participado em todos os jogos de preparação. Admiro a sua combatividade e perseverança, não tendo dúvidas que futuramente serão pilares da equipa. São FANTÁSTICAS… continuem o bom trabalho.
Voltando ao Campeonato…

1ª Jornada: A-dos-Francos 6 x 0 Palmelense FC
2ª Jornada: Palmelense FC 3 x 1 Bobadelense
3ª Jornada: Arsenal72 1 x 3 Palmelense FC

Na 1ª jornada, deslocámo-nos próximo das Caldas da Rainha. A equipa revelou-se muito ansiosa e nervosa e no início do jogo as pernas pareciam estar “paralizadas”. Ainda assim, conseguimos evitar o 1º golo durante 40 min. No minuto 45, a Árbitra assinalou uma grande penalidade que ninguém compreendeu, e que gerou um sentimento de revolta e de desânimo na Equipa. A falta de experiência, o deixar de acreditar e a superioridade da equipa adversária, com processos ofensivos fortes, levou a que na 2ª parte sofrêssemos mais 4 golos. Cada jogo é um jogo, sendo este resultado demasiado volumoso para a diferença entre as duas equipas. Foi para mim, comparando com os jogos da fase de preparação, o jogo menos conseguido, apesar da qualidade adversária. Assim, cabe-nos a nós trabalhar e demonstrar em casa que temos condições para fazer melhor.

Na 2ª jornada, recebemos a equipa do Bobadelense no sintético do Quintajense FC. À semelhança do jogo de treino, dominámos o jogo do início ao fim, mas com mais consistência a meio campo, que nos permitiu transições rápidas e bem apoiadas, com pouco trabalho para a nossa guarda-redes. Fomos uns justos vencedores e, apesar dos 3 golos, a finalização foi o nosso ponto fraco.

Após a primeira vitória, a motivação para defrontar o Arsenal 72 não poderia ser maior. Na 3ª jornada, deslocámo-nos à Tapada das Mercês, campo pelado, bastante difícil pelas suas características e agravado pelas condições climatéricas. A Equipa cedo demonstrou que tinha o objectivo bem traçado, colocou um ritmo elevado no jogo, não desacelerando até final. Esta foi sem dúvida uma vitória do colectivo. Foi, na minha opinião, o melhor jogo que realizámos desde que se formou a Equipa. É com orgulho que acompanho passo a passo a nossa evolução.

Não poderia deixar de agradecer a Pais e Familiares pela compreensão, pelo apoio e pelas tarefas repartidas, sem este esforço o resto também não seria possível. Sem dúvida que têm um papel preponderante na evolução das nossas atletas.

Concluindo, para uma Equipa estreante, 6 pontos em 3 jogos, num Campeonato Sénior, apresentando uma média de idades de 16 anos, parece-me um balanço bastante positivo. Continuem assim Equipa… Parabéns! Uma parte dos objectivos está cumprida.

“O sonho comanda a vida”… deixem-nos continuar a sonhar.

Na próxima jornada, 7 de Novembro, deslocamo-nos a Frielas. Curiosamente a mesma equipa que vamos defrontar dia 14 de Novembro para a Taça de Portugal.

O Treinador,
Ricardo Lopes

1 comentário:

Dora Reis disse...

Olá a todos!
De facto já estava a ficar preocupada pois não tinha notícias das MENINAS do Palmelense!

Fico muito contente por este grupo fantástico estar a CRESCER e a conseguir cumprir os seus objectivos!

Embora não esteja tão próxima fisicamente como estaria na época passada, tanto eu como a Bia (que na época passada fez parte das Escolas) continuamos a acompanhar esta EQUIPA e desejar-vos grandes sucessos e conquistas, sempre lideradas por um grande MISTER!

Força Meninas!