15 de novembro de 2009

Iniciados A: Desportivo de Portugal - 0 x PALMELENSE F. C. - 1

6.ª jornada: Vale da Amoreira, 15 de Novembro de 2009

Participaram apenas 16 jogadores neste jogo: Afonso, António, Dani, Gustavo, João Madeira, João Morais, João Ramos, João Rodrigues, Luís Gaspar, Martim, Nuno, Rafael Barata, Rodrigo Pereira, Ruben, Tiago Mendes e Tiago Moço. O Cristiano faltou por ter adoecido.
Definiu-se uma estratégia assente na contenção, sem correr riscos demasiados no ataque organizado e procurando defender sempre em superioridade numérica. Para que tal se concretizasse, o sistema de jogo adoptado foi o GR-4-2-3-1. O vento forte que se fez sentir prejudicou a qualidade do futebol praticado. Contudo, foi evidente a supremacia da equipa da casa em todos os aspectos do jogo e em ambas as partes. Dominou bem o meio-campo, especialmente na primeira parte, mas no terço final não conseguiu criar, praticamente, qualquer jogada de golo eminente neste período. A nossa equipa conseguiu chegar poucas vezes à área adversária porque fez más transições ofensivas e efectuou poucos bons passes. Só conseguimos realizar dois remates.
Para a segunda parte, com dois novos jogadores rápidos nos extremos, abdicou-se do avançado e reforçou-se o meio-campo, o que nos permitiu equilibrar um pouco mais os duelos nesta zona do campo; todavia, a nossa menor agressividade e poder físico aliados a alguma inoperância dos nossos atacantes não nos permitiu efectuar tantos ataques quanto o número de bolas ganhas. Ainda assim, próximo do início deste período, na sequência de vários lançamentos laterais conquistados na extrema esquerda e de um pontapé de canto muito bem marcado e melhor concretizado (no que foi o nosso único remate nestes segundos 35 minutos), conseguimos marcar um belo golo de cabeça. A equipa adversária procurou pressionar-nos mais e empurrar-nos para junto da nossa área, que só a espaços foi conseguindo, porque a nossa defesa em linha foi conseguindo mantê-los relativamente afastados. O nosso guarda-redes só efectuou duas defesas a remates perigosos porque os dianteiros adversários estiveram com nula eficácia e péssima pontaria; vários remates passaram pela frente e ao lado da baliza, pelo que conseguimos manter a nossa baliza “a zero” pelo segundo jogo consecutivo. Jogaram os 16 elementos presentes.

Em resumo, a defesa em linha esteve quase impecável e a eficácia na finalização foi muito boa; todavia, a falta de agressividade e de pressão no meio-campo foram notórias e as transições ofensivas foram fracas, pelo que atacámos muito pouco (também por mérito da equipa adversária).

Avaliação colectiva: Rendimento técnico-táctico: 3,5 (1-5); Rendimento físico: 3,9 (1-5); Disciplina e Espírito Desportivo: 8 (1-10); Média da equipa: 15,4; Melhor jogador: João Morais.
No próximo domingo de manhã, dia 22, jogaremos em Quinta do Anjo, às 10h30, com os Pelezinhos.

O Treinador: Eduardo Pereira

2 comentários:

Anónimo disse...

Jogo dificil, contra equipa dificil em terreno e condições meteorologicas dificeis. Tal como contra os Amarelos, o jogo foi resolvido num lance de bola parada. Creio ser importante, começar a dar um pouco de atenção a esse tipo de jogadas e pratica-las nos treinos, para afinarem a pontaria e adquirirem alguma técnica, que actualmente não há.

Anónimo disse...

Como adepto do Palmelense congratulo-me sobretudo pelo resultado mas também pelo assumir de alguma inferioridade desportiva perante o adversário. É bom que os jovens fiquem a saber (e a sentir) que no campo são 11x11 e nem sempre o melhor ganha.Boa sorte á jovem equipa!