29 de abril de 2010

EQUIPA FEMININA

EQUIPA FEMININA 0 X 5 EAS SETÚBAL

No passado Domingo, recebemos a equipa masculina do Sporting das Pontes, sempre disposta a colaborar connosco, permitindo vivência competitiva às nossas meninas. Para este jogo foram convocadas as 15 atletas presentes nos treinos da semana e a Adriana (InfB):

- Adriana G., Rita S., Oriana, Catarina, Patrícia M., Cláudia, Adriana B., Mónica, Andreia, Jéssica, Rita F., Adriana O., Joana Pires, Joana Tavares, Mafalda e Pipa.

Na 1ª parte, com um sistema mais defensivo 4:2:3:1, apostanto na velocidade das 3 jogadoras que apoiavam a avançada, sofremos apenas um golo, numa ingenuidade de uma das centrais, que parou a bola dentro da área quando estava a ser pressionada por um adversário.
A equipa defensivamente esteve sólida, mas percebendo que quando circulavamos a bola o adversário revelava dificuldades, entrámos para a 2ª parte com o nosso sistema habitual 4:1:3:2. Conseguimos ganhar mais espaço, jogar mais vezes e mais tempo no meio campo adversário, ganhar mais bolas no meio campo adversário, mas também concedemos mais espaços defensivamente.
Ao subirmos mais no terreno, à procura de um golo de honra, e com o acumular de fadiga muscular, pelo ritmo mais elevado a que um jogo com equipas masculinas nos obriga (e também pela pouca aplicação em treino) acabámos por sofrer 4 golos, 3 dos quais inaceitáveis para a fase em que nos encontramos.
Relembrando que nem sempre está tudo bem, mas que também nem sempre está tudo mal...
Que tal reflectirmos sobre o nosso empenho e dedicação em treino?
Queremos treinar em ritmo lento e jogar no máximo?
Tivemos 26 jogadoras, com uma média de 23 em treino. Nesto momento, temos uma média de 12 em treino. É motivo para deitarmos tudo a perder?
Certamente que não é fácil treinar Futebol 11 em condições ideais com um número tão restrito. Mas onde andam as minhas guerreiras, que iniciaram a época em Cantanhede, sem acertarem na bola, sem construir uma jogada em conjunto, mas com um empenho, uma força de vontade e um espirito de equipa fantástico?????
Desde Setembro que já passaram muitas jogadoras pela equipa, mais de 30. Mas o grupo actual é um grupo sólido, com jogadoras que não falharam um treino à chuva, ao vento, na relva, no pelado...
São poucas, mas podem fazer a diferença...
Ou então terminarem como maior parte das equipas femininas...
Que a força de vontade e evolução da Pipa, que tantas críticas ouviu inicialmente seja alento e modelo a seguir por todas as jogadoras... e que o Compromisso Colectivo que assumiram seja uma fonte extra de motivação...
Porque desistir diz-se ser para os fracos...
E porque os Lobos (selecção de rugby), que tanto já conquistaram, com tantas adversidades, mas com extrema dedicação, camaradagem, paixão e alegria... dizem... Compromisso...
NUNCA DESISTIR!
O Treinador,
Ricardo Lopes

3 comentários:

Dora Reis disse...

MENINAS!! Quando se pratica um desporto maioritariamente masculino, onde as mentalidades não conseguem acompanhar a evolução dos tempos, é certo que as dificuldadeS são a dobrar e as vontades MAIORES são para que tal projecto falhe.

Mas se gostam verdadeiramente daquilo que fazem e se acreditarem em vocês,têm reunidas as condições para ultrapassarem os obstáculos que vos forem aparecendo, provando que têm GARRA, CORAGEM e DETERMINAÇÃO.

Também eu pensava que não valia a pena investir no futebol feminino, impedido a minha filha de praticar o desporto que ela mais ama. E só agora passados vários anos me rendi ao seu sonho permitindo a sua entrada nas Escolas de Formação do Palmelense.

Neste momento está num escalão etário abaixo da sua idade mas onde muito tem aprendido e crescido, quer a nível desportivo, quer a nível pessoal.

Nem sempre é fácil, e há que aprender a lidar com as dificuldades que lhe vão surgindo, mas admiro a sua determinação, pois na sua tenra idade de 11 anos, já tem carácter suficiente para nunca desistir, empenhando-se sempre a 100%.

Na próxima época será uma incógnita de que forma ela vai continuar no palmelense, mas o mais importante é que possa continuar a praticar futebol, e ser FELIZ.

Por isso, não desistam, não desanimem e continuem a lutar porque vocês CONSEGUEM E MERECEM, pois o FUTEBOL TAMBÉM É PARA MENINAS.

FORÇA!!!!!

Cláudia Silva disse...

Grande discurso treinador !

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que foi dito.
- Ainda me lembro quando num treino iam 22 como no outro ja podiam ir 26 e como no outro já era 19 . Agora , actualmente somos apenas 12 mas 12 boas. 12 jogadoras que com empenho vamos longe :) começamos bem, agora estamos numa fase menos má mas tamos na altura de levantar a cabeça TODAS! e começar a trabalhar como no inicio.
Não podemos desistir nunca!
Música : " a bola vai e vem nos corremos para a ter" agora, como o mister diz e muito bem já nem isso o fazemos, com muita pena minha e de muitas que lá andam.
O mister teve que diminuir a intensidade de treino porque já nao estavamos a conseguir, mas agora é para dar tudo por tudo temos 3 torneios aí a porta é para darmos o nosso melhor.
COMO QUEREMOS SER CAMPEÃS DA COCA COLA SEM EMPENHO? SEM TRABALHO? assim nao vamos lá .
- Apartir de muita falta de vontade de treinar de algumas jogadoras ( até por vezes eu me sinto que nao estou a 100% para treinar e nao dou o melhor ) está a fazer com que algumas jogadoras, subretudo as mais velhas acabem por já nao ter mutivaçao.
BORA EQUIPA! vamos surpreender tudo e todos! vamos voltar a ser o que eramos!
Vamos voltar a gritar com muita garra o nosso grito de guerra, com um sorriso na cara como o fizemos em cantanhede :D SOMOS POUCAS MAS BOAS!
- EU NAO SEI MAS OUVI DIZER!!! QUE O PALMELENSE VAI VENCER!! EU NAO SEI MAS OUVI FALAR!! QUE PALMELA É QUE VAI GANHAR! ESCOLA FORMAÇÃO PALMELENSE PALMELENSE PALMELENSE!

Jéssica Matos, capitã