18 de abril de 2010

Escolas B - C.Distrital (17 Abr)

CAMPEONATO DISTRITAL ESCOLAS B
(vs Pinhalnovense)

Deslocação ao campo do Pinhalnovense, onde participaram os seguintes atletas:

Pedro, Diogo, Dudu, Vasco, João R., Goulart, Joana, Daniel, Saraiva, Duarte, Afonso e Neves.

O futebol é assim mesmo! Um jogo de sentimentos de dimensão desmedida... ...onde por vezes, a sensação de alegria pela qualidade demonstrada, é absorvida pelo sentimento de injustiça do resultado final. Foi o que nos aconteceu nesta manhã de Sábado.

Tivémos um jogo, que foi a imagem da nossa prestação neste Campeonato Distrital de Escolas B 09/10: defensivamente robustos com boa colocação colectiva em campo a permitir-nos várias recuperações de bola em zonas centrais e altas; boa circulação de bola pelas alas e desiquilibrios centrais com desmarcações de rotura e passes em profundidade; ... ; ...uma ineficácia de finalização frustrante!!... ...Por estas razões, apesar do nosso 6ºlugar no campeonato, conseguimos ser a terceira melhor defesa do campeonato, a seguir aos dois líderes... ...mas somos apenas o sétimo melhor ataque, em onze equipas!

Neste jogo fomos superiores em vários aspectos. Acabámos o primeiro tempo a perder por um golo (um auto-golo) na melhor oportunidade que o adversário teve de criar verdadeiro perigo ao nosso guarda-redes, numa etapa que foi equilibrada. No segundo tempo assumimos o controlo total do jogo, dominámos por completo, mas continuámos a ser ineficazes, com oportunidades de golo que teimavam a passar a centimetros do poste ou bater numa floresta de pernas adversárias ou desperdiçadas em remates sem potência ou até embater na barra da baliza...! Conseguimos virar o jogo a nosso favor (Saraiva e Goulart), mas num novo desacerto individual oferecemos uma oportunidade ao adversário, que voltou a ser superior na eficácia.

Até ao final o empate manteve-se inalterado, apesar da nossa superioridade se ter mantido até ao último segundo do jogo. Um último momento de jogo que foi adiantado por um arbitro que admitiu optar por infringir as leis de jogo (?!?!?!)...e assim terminou o jogo mais cedo do que deveria.

Resultado Final: Pinhalnovense - Palmelense (2-2)

Já por inúmeras vezes reforcei a obrigação que todos nós temos na formação dos nossos jovens e crianças que praticam este desporto. Não termino este comentário sem deixar uma palavra ao comportamento do árbitro desta partida. Quando ensinamos os nossos atletas a cumprir as regras de jogo (desde o simples não levantar os pés num lançamento lateral, até ao respeito por todos os elementos do jogo), cremos que todos os adultos do jogo seguem o mesmo livro de ensinamentos. Ora o árbitro deste jogo optou por colocar a sua própria opinião acima das leis... ...e complicou o meu trabalho pessoal e dos meus atletas.

...Passei os últimos 7 anos ligado ao futebol de 7, sabendo que nos Escolas posso pedir tempos de desconto, que estes são (segundo as regras) obrigatoriamente compensados pelo árbitro no final de cada parte... ...mas este senhor de hoje afirma que é da opinião que isso não deveria acontecer nos Escolas, e opta por definir ele uma regra, colocando-se acima de lei!?! Hoje fez-nos perder 3 minutos finais de jogo...numa altura que estávamos em clara pressão e vantagem! Afinal quem deve ser o elemento que faz cumprir as regras!?

...Como posso eu explicar aos meus atletas, crianças de 9 anos, que estão habituados a abraçar-se na saudação inicial nestas últimas duas épocas, mostrando assim a união do grupo,
a razão que este senhor teve para os impedir de ter esse comportamento no inicio do jogo de hoje!?!?.. (...esta não encontrei no regulamento oficial!)
...deixou todos os miudos (e até os adultos) da nossa equipa, completamente confusos logo no momento inicial do jogo!?!?!

...Termino questionando-me quem define estes senhores para árbitros de jogos de escalões de formação!?... E se não seria importante realizar uma avaliação anual, não só das suas capacidades técnicas, mas também das suas aptidões para os diversos escalões de competição da AFSetúbal!?

Termino este comentário, da mesma forma que finalizei a minha interacção com o grupo, neste Sábado no balneário: um pedido de desculpa aos atletas e aos "pais", pelo objectivo competitivo não alcançado. Uma responsabilização total pelos erros que cometemos, pelas dificuldades que não conseguimos superar, pela frustração que todos sentimos neste momento por não termos sido capazes de deixar em campo todos os dias a nossa real qualidade!!

Na próxima semana temos a penultima jornada no Campeonato, recebendo o Quintajense às 10:30, em Palmela. Também em casa, realizaremos um jogo da parte da tarde, contra um grupo do Fabril, com início para as 14:30.

Carlos Duarte
(Treinador Escolas B)

Sem comentários: