11 de abril de 2010

PRÉ-ESCOLAS

TORNEIO NO PLAY-HOUSE DO PINHAL NOVO




Neste Sábado participámos em mais um torneio realizado na Play-house Sport Academia.


Participaram neste evento os seguintes atletas.


- Pedro Amaro, Pedro Contreiras, Gonçalo Lopes, Gonçalo Campos, André Cancela, João Maria, Tomás Picado, João Pedro Silva e Diogo Heleno.




Neste torneio conseguimos resultados positivos, no sentido em que alguns atletas destas idades, vivenciaram pela primeira vez situações novas, dentro e fora de jogo.


Os atletas participantes tiveram sempre um bom comportamento e dentro de campo esforçaram-se bem na maioria dos jogos, com excepção daqueles em que desanimaram só porque sofreram um golo primeiro. Nesta situação devemos é jogar ainda com mais garra para conseguirmos recuperar e marcar também golos.


Neste Torneio obtivemos resultados no marcador positivos e negativos, sendo bom perceber que a derrota faz parte do jogo, bem como a vitória, e devemos aceitar qualquer uma destas situações de forma digna, sem ficar tristes ou zangados quando perdemos nem eufórico ou gozar com os adversários quando ganhamos.


Outra situação de aprendizagem que foi discutida entre todos foi o facto de fazerem juízos de valor das equipas adversárias antes de jogarmos. Mais uma vez, e repito, não devemos fazer isso, independentemente dos adversários serem mais altos, ou mais baixos, nunca devemos menosprezar o valor de qualquer equipa, pois por vezes, no futebol, tal como na vida somos surpreendidos por quem menos esperamos.


Também não devemos entrar em campo com o sentimento de que já perdemos ou já ganhámos, pois só no fim do jogo podemos ter a certeza do resultado final. Para isso é fundamental que demos o nosso melhor durante todo o jogo, mesmo se estivermos a perder por 2 ou 3 golos devemos, nesse caso, perder com dignidade, pois lutámos e demos o nosso melhor, e se fizermos isso, podemos não ter uma vitória no resultado final do jogo, mas temos de certeza uma grande vitória desportiva, pois ao termos esta atitude, revelamos ser grandes atletas.


Outro ponto foi o facto de alguns atletas de outras equipas, utilizaram durante o jogo contra nós uma linguagem muito pouco correcta, utilizando palavrões e fazendo agressões verbais contra os nossos jogadores. Para os nossos jovens esta situação também acaba por ser uma forma de nos disciplinarmos a nós próprios, pois quando vemos outros jogadores ter estas atitudes, sabemos que é errado e não devemos fazer igual, devemos manter-nos sempre serenos e sermos nós próprios, tendo sempre atitudes e postura correcta, dentro e fora de campo. Por vezes é difícil não responder a provocações, mas a melhor resposta que poderemos dar é o desprezo e ignorar, concentrando-nos simplesmente em jogar à bola.


Com estes momentos a cada jogo que passa vemos estas crianças crescer e crescer mais um bocadinho.


Para a semana temos um Encontro da Associação de Futebol de Setúbal, a disputar no campo do Quintajense.




Treinador Daniel

Sem comentários: