24 de abril de 2010

QUADRO DE MÉRITO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO PALMELENSE

A Escola de Formação Palmelense criou em 2007/2008 o Quadro de Mérito dos jogadores em cada escalão. Este quadro é elaborado em dois momentos no ano: nos meses de Março e de Junho e pretende destacar os jogadores de cada escalão que evidenciam ir adquirindo um maior número de competências e que apresentam melhores resultados desportivos e escolares.

Cada jogador é avaliado em quatro domínios nos Infantis e Iniciados valendo cada um 25 % do total da nota final. Dos Minis aos Escolas A e na Equipa Feminina apenas existe a avaliação em três domínios valendo cada um 33,3 % (não são consideradas as notas escolares). Os domínios avaliados são:
1 – Aptidão técnica, através de testes que avaliam diversas habilidades motoras dos atletas para o futebol;
2 – Assiduidade aos treinos, como forma de valorizar os jogadores mais empenhados e participativos;
3 – Atitude nos treinos e competições, perante colegas, treinador, adversários, árbitros, directores e público;
4 – Média das notas escolares (só em Infantis e Iniciados), valorizando o desempenho escolar dos jogadores e aqueles que conseguem não descurar a aplicação e os resultados na escola como factor determinante para o seu futuro.

Das avaliações realizadas pelos treinadores até Março resultou uma classificação por cada escalão tendo sido atribuído, no jantar de aniversário do Clube realizado no dia 17 de Abril de 2010, um troféu ao jogador de cada escalão que lidera esta classificação de mérito.

Destacamos, de seguida, os três primeiros classificados de cada escalão.
Em Junho será feita uma nova avaliação da qual resultará uma classificação final da época desportiva de 2009/2010.

MINIS e PRÉ-ESCOLAS
1.º Diogo Heleno – 61,22
2.º João Carvalho – 60,28
3.º Bruno Logrado – 59,44

ESCOLAS C
1.º Fábio Almeida – 86,4
2.º Fábio Fialho – 85,9
3.º David Sousa – 84,9

ESCOLAS B
1.º Duarte Nuno - 90,9
2.º Martim Andersen - 88,4
3.º Beatriz Martins - 85,2

ESCOLAS A
1.º Pedro Logrado – 87,2
2.º Alexandre Pereira – 86,5
3.º André Martins – 86,4

INFANTIS B
1.º Nelson Nunes – 88,8
2.º Rafael Rocha – 85,4
3.º João Petinga – 80,7

INFANTIS A
1.º Valter Nóbrega – 87,4
2.º Manuel Pelicano – 80,5
3.º Francisco Silva – 80,5

INICIADOS B
1.º Flávio Ribeiro - 90,1
2.º Martim Reis – 89,8
3.º Gonçalo Marques – 87,0

INICIADOS A
1.º Rodrigo Pereira – 86,5
2.º Luis Gaspar – 85,4
3.º Afonso Pereira – 82,2

EQUIPA FEMININA
1.º Cláudia Silva – 82,7
2.º Adriana Gonçalves – 59,3
3.º Catarina Cardoso – 59,0
Nota: Nesta equipa também não estão consideradas as notas escolares, por haver situações díspares que não possibilitam a comparação devido ao largo escalão etário abrangido.

JOGADORES DISTINGUIDOS NAS RESTANTES EQUIPAS DO PALMELENSE F. C.

Nas equipas a seguir indicadas não foram adoptados os mesmos critérios que para as equipas da Escola de Formação e apenas foi escolhido um jogador por equipa.

JUVENIS - Ruben Serafim
JUNIORES - Diogo Gouveia
SENIORES - André Silva
VETERANOS - Manuel Simões

4 comentários:

Orlando Goulart disse...

Acho interessante a colocação deste “post” com a explicação da atribuição do prémio do Quadro de Mérito dos atletas da escola de formação do Palmelense.
Vejo este prémio como mais um incentivo aos atletas, que podem deste modo ver reconhecido o seu esforço e a sua evolução ao longo da época.
No entanto, acho demasiado redutor atribuir prémios de mérito, baseados apenas na simples média aritmética das notas de 3 ou 4 critérios que, por si só, já são difíceis de contabilizar na frieza de um número. Este método de avaliar o mérito individual dos atletas pode dar origens a injustiças difíceis de explicar com médias aritméticas.
Há ainda a particularidade dos “timings” de atribuição das classificações, sendo este um prémio anual, parecem ser mais valorizadas as classificações obtidas na publicação de Março, através da Gala do Palmelense, do que as classificações finais em Junho, com a atribuição do Diploma de Mérito.
Obviamente não há métodos perfeitos, e, como tal só temos de respeitar e aceitar este embora discordando.

Anónimo disse...

Sou pai de uma menina da equipa feminina e mais uma vez as miudas vao jogar com equipamentos emprestados. Não consigo perceber o porquê, quando a D.Sónia nos disse em Outubro que os equipamentos viriam até ao final do ano, já estamos quase no final da época e nada! Possivelmente quando chegarem ou não servem as miudas ou então algumas delas já nem farão parta da equipa, pois cada vez mais são as que querem desistir devido as condições que a Escola de Formação lhes dá. Hoje mais um jogo, onde cada uma terá que levar o seu lanchinho (para variar). Isto é só um pequeno desabafo.

Jerónimo Almeida disse...

A avaliação é feita por quem está mais próximo de cada atleta e avalia cada um dos parâmetros em enunciado. Cada um poderá ter uma percepção diferente e achar que a atribuição em causa pode ser mais ou menos justa. Do que tenho observado acho que há um atleta que é proponderante na movimentação da equipa, diria mesmo que por vezes esse atleta carrega a equipa ás costas. É com surpresa que não o vejo neste quadro.

Anónimo disse...

Bom dia Jerónimo.

Tendo em conta que fala pela minha equipa de Escolas B, posso esclarecer-lhe em relação a todos os elementos que se posicionaram abaixo destes três primeiros classificados.

Esta classificação indica uma nota final média entre: avaliação de atitude, aptidão técnica e assiduidade. Não temos nenhum domínio individual que avalie apenas os desempenhos em jogo.

Estes três alunos conseguiram bons resultados nas vertentes avaliáveis. Provavelmente, esse atleta que fala (e outros), nalgum dos domínios não alcançou uma boa nota, baixando-lhe a média final.

No entanto, terá, como todos os outros, nova oportunidade (nova avaliação no final da época), para alcançar uma melhor classificação.

Mas penso que a sua observação e opinião, já demonstra que o atleta tem um desempenho muito positivo.

É com MUITO ORGULHO que agradeço a sua participação, atenção e apoio à nossa equipa (como a de todos os pais deste grupo fabuloso).
Carlos Duarte
(Treinador Escolas B)